Noticianahora.com.br

Festival Corredor Pano reúne 10 etnias do Acre e Amazonas

21/07/2011 - [19h:15m] - Cultura - Educação e Tecnologia      Diminuir Aumentar

O Festival Cultural Corredor Pano, que começou no dia 15 deste mês e terminou no dia 20, reuniu mais de 200 pessoas, entre elas indígenas de mais de dez etnias do Acre e Amazonas, jornalistas, pesquisadores, produtores de cinema e representantes do governo. A celebração aconteceu na aldeia Kuntamanã, no Tio Tejo, em Marechal Thaumaturgo.

Durante os cinco dias de festa, os presentes puderam reviver tradições que marcam o centenário de descobrimento do povo Kuntanawa pelos “não-índios”.

Rituais, danças, pescaria e pinturas corporais foram as principais atividades realizadas durante o evento, que teve como objetivo proporcionar às etnias presentes um intercâmbio cultural desses povos que têm o Pano como tronco linguístico.

Haru Xynã Kuntanawa, organizador do evento, que está em sua segunda edição, participou de todas as atividades e afirmou que a festa vai se tornar maior a cada ano e aproximar os povos cada vez mais, fortalecendo um ideal de preservação ambiental e a cultura de seu povo.

“O objetivo deste festival é muito mais do que uma simples festa, é o fortalecimento da espiritualidade através de reflexões com medicina sagrada, recuperando nossas origens e promovendo contato positivo e próspero entre todos os povos indígenas e não-indígenas”, reforçou Kuntanawa.

Na aldeia Kuntamanã, local considerado sagrado, também houve uma reunião entre diversas secretarias do governo, o assessor para os povos indígenas Zezinho Kaxinawá e todos os representantes das etnias presentes, para discutir as políticas voltadas aos povos da floresta e as melhorias já feitas em suas terras pelo governo do Estado.

gur_3093.jpg

Durante os cinco dias de festa, os presentes puderam reviver tradições que marcam o centenário de descobrimento do povo Kuntanawa (Foto: Diego Gurgel)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento, que teve o apoio do governo do Estado na organização, teve no último dia uma cerimônia feita pelos índios como despedida da delegação do governo presente à  aldeia, com muita dança e música.

Fonte: Agência de Noticias do Acre

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Colunistas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.