Noticianahora.com.br

Detran-AM notificou mais de 4 mil pessoas dirigindo sem CNH até outubro deste ano

07/11/2011 - [11h:40m] - Polícia e Segurança      Diminuir Aumentar

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) notificou entre  janeiro e outubro deste ano aproximadamente 4.800 veículos dirigidos por pessoas não habilitadas, ou seja, as que não possuem ou não portavam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O número é considerado razoável pela direção do órgão.

Segundo a diretora do Detran no Amazonas, Mônica Melo, o número é considerado razoável devido ao grau da infração, sendo considerado a 2ª maior infração, perdendo apenas para o crime de trânsito, o que poderia ser considerado maior.

A direção do Detran não sabe dizer quantas pessoas dirigem sem habilitação pela cidade, segundo Mônica o número é difícil de ser precisado pois muitos dirigem em ambientes fechados como nos condomínios residenciais. “Estas pessoas, normalmente jovens e incentivados pelos parentes, são os que mais nos preocupam, pois acabam aprendendo trejeitos e manias erradas que são difíceis de serem retiradas até mesmo na auto-escola”, disse Mônica.

Melo afirma que a importância de ter a CNH vai além da fiscalização e isenção da multa: “Muitas vezes um acidente acontece porque as pessoas não entendem as placas. O carro acaba se tornando uma arma na mão de pessoas despreparadas”, afirma.

O Detran alerta que antes de qualquer atitude o cidadão deve precisa pensar na segurança própria e na dos outros. “Os pais muitas vezes não pensam em como pode ser perigoso ensinar os seus filhos a ligar e acelerar o carro sem a devida habilitação”, explica Mônica.

Multa

As pessoas que dirigem sem a CNH correm o risco de receber punições como o pagamento de multa de R$ 574 e apreensão do veículo.

Segundo a diretora do Detran há duas opções de multa para quem é pego dirigindo carro de terceiros sem habilitação. Para quem entrega o veículo e está presente no carro quando a infração é cometida, e quando há permissão do uso do veículo, ou seja, quando há uma facilitação para a pessoa usar o carro. Para ambas a infração dobra e o valor da multa pode chegar até R$1.148.

Fonte: A Crítica

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Colunistas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.