Noticianahora.com.br

Fórum vai discutir problemas e soluções para o trânsito de Manaus

08/11/2011 - [14h:29m] - Política      Diminuir Aumentar

A Prefeitura de Manaus realiza o I Fórum Municipal de Trânsito nos dias 10 e 11 deste mês, no Quality Hotel Manaus para discutir, com especialistas pessoas ligadas ao tema, programas, projetos e idéias que possam transformar o trânsito na capital, manter a tendência de queda de vítimas fatais registrada nos últimos quatro meses e influenciar para mudanças no comportamento de condutores. Walter Cruz, presidente do Manaustrans, enfatizou que somente com o envolvimento de todos o trânsito será mais humano, solidário, gentil e menos estressante.

Este é o primeiro fórum sobre trânsito promovido pela Prefeitura de Manaus. “Os investimentos constantes em infra-estrutura, pessoal qualificado, equipamentos modernos e eventos que democratizem a discussão só vêm demonstrar o quanto o prefeito Amazonino Mendes está determinado em transformar o trânsito da nossa cidade”, disse Cruz. Para este seminário, a Prefeitura convidou – as presenças já estão confirmadas – de grandes especialistas brasileiros no tema, como o diretor Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, ETUFOR e presidente do Fórum de Secretários Municipais e Autoridades de Transporte e Trânsito, José Ademar Gondim Vasconcellos. Também estará no Fórum o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense; o mestre em Direito, Julyver Modesto de Araújo, Oficial da PM de São Paulo e coordenador dos cursos de Pós-Graduação do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (Ceat); José Pinheiro dos Santos, Superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria Estadual das Cidades do Governo de Goiás, além de especialistas amazonenses, como o coronel Walter Cruz e Miguel Capobiango Neto, Coordenador da Unidade Gestora do Projeto da Copa.
 
Walter Cruz destaca que a iniciativa faz parte da Política de Humanização do Trânsito lançada há um ano pelo prefeito Amazonino Mendes. “Por tudo isso estamos conseguindo vitórias importantes no setor, mesmo com a explosão da Frota de veículo”. Disse.
 
Para participar do evento é necessário fazer inscrição, que pode ser pela internet (forum.transito@pmm.am.gov.br) sem qualquer custo.
 
Serviço I
 
10 de novembro de 2011, Quinta-feira
 
09h às 10h – Credenciamento.
 
10h às 12h - Solenidade de Abertura
 
12h às 14h – Almoço.
 
14h às 15h30 – Mesa Redonda 1
 
Tema: “Gestão do trânsito: desafios e perspectivas”.
 
Coordenador: Mário Pierre Filho – Doutor em Planejamento Estratégico.
 
Debatedor: TCPM Walter Rodrigues da Cruz Júnior – Diretor Presidente do MANAUSTRANS.
 
Debatedor: José Ademar Gondim Vasconcellos – Diretor Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, ETUFOR, Presidente do Fórum de Secretários Municipais e Autoridades de Transporte e Trânsito
 
15h30 às 16h– Intervalo.
 
16h às 17h30 – Mesa Redonda 2
 
Tema: “Trânsito Seguro: fiscalização e engenharia”.
 
Coordenador: Alcy de Oliveira da Silva - Diretor de Engenharia e Educação para o Trânsito do MANAUSTRANS.
 
Debatedor: Julyver Modesto de Araújo - Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coodenador dos cursos de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados e Treinamento – CEAT, especialista e mestre em Direito.
 
Debatedor: Antenor José de Pinheiro Santos, Coordenador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Regional Centro-Oeste, Superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria Estadual das Cidades do Governo de Goiás.
 
11 de novembro de 2011, Sexta-feira
 
08h30 às 10h – Mesa Redonda 3
 
Tema: “Educação de Trânsito: cidadania em construção”
 
Coordenador: Euzeni de Araújo Trajano - Gerente de Educação para o Trânsito do MANAUSTRANS, Mestre em Educação.
 
Debatedor: André Ferreira – Professor da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda, Especialista em Transporte e Mobilidade Urbana, Orientador Educacional de Trânsito.
 
Debatedor: Eduardo Lucas de Rezende – Diretor Presidente da Transbetim Empresa de Transporte e Trânsito.
 
10h às 10h30 – Intervalo.
 
10h30 às 12h – Mesa Redonda 4
 
Tema: “Copa de 2014 e os impactos na mobilidade urbana”.
 
Coordenador: José Ademar Gondim Vasconcellos – Diretor Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, ETUFOR, Presidente do Fórum de Secretários Municipais e Autoridades de Transporte e Trânsito.
 
Debatedor: Ailton Brasiliense Pires, Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP.
 
Debatedor: Miguel Capobiango Neto - Coordenador da Unidade Gestora do Projeto da Copa.
 
12h às 14h – Almoço.
 
14h às 15h - Da palavra à ação – como vamos caminhar?
 
Atividade de Grupo: Discussão das ações nas áreas de Engenharia, Fiscalização e Educação para o Trânsito, a serem desenvolvidas na “Década Mundial de ação para segurança no trânsito”, a serem registradas numa carta de intenção.
 
15h às 16h30 – Plenária – apresentação dos resultados dos trabalhos dos Grupos Temáticos.
 
16h30 às 17h30 – Solenidade de Encerramento.
 
17h30 – Coquetel.
 
Serviço II
 
Assunto: I Fórum Municipal de Trânsito
 
Data:  10 e 11 de novembro
 
Horário: Manhã e a Tarde
 
Local: Quality Hotel Manaus ( avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1090 – Adrianópolis
 
Contatos:             92 8855-1125       Thalita Neves
 
e-mail: forum.transito@pmm.am.gov.br

Fonte: Assessoria

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Colunistas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.