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É necessário integrar! - Por: Ana Regina Caminha Braga

29/01/2018 - [10h:33m] - Artigos      Diminuir Aumentar

Para que a pessoa com deficiência aprenda, ela precisa ser integrada ao meio e ao convívio social. E a escola tem um papel fundamental nessa integração,
já que o professor entra com a função de reabilitador. É papel do docente integrador elaborar atividades que atendam e incluam o aluno com deficiência
dentro de suas habilidades e limitações.  

No entanto, para isto acontecer passamos por um movimento no qual a criança com deficiência, muitas vezes, foi inserida numa escola, instituição ou lugares
para adquirir novas aprendizagens longe de casa, do convívio da família, dos colegas e da sociedade.
Por esta razão, é importante refletir se nos dias atuais colocar a criança ou um adulto longe de sua realidade vai de fato contribuir para a sua aprendizagem,
porque considera-se que o ser humano precisa vivenciar conflitos e com as pessoas com deficiência não é diferente. Elas precisam aprender a lidar com as
diversas situações da vida.  

No âmbito educacional quando a integração escolar é abordada de maneira a considerar o aluno como um sujeito que independente das suas limitações e deficiências.
Uma questão relevante de se considerar é que inserir na sala de aula um aluno com necessidades especiais sem oportunizar estratégias que possam contribuir
para o seu aprendizado pode comprometer as aquisições futuras ou estagnar o processo. Portanto, a integração pela integração sem colocar a frente desta
atitude uma objetividade acaba não atingindo o ponto crucial da integração escolar. 

Os alunos com necessidades especiais precisam ter as mesmas condições de aprender dos demais alunos. O primordial é que a criança/aluno com deficiência
tenha a oportunidade de participar e aprender na escola e no meio social de maneira significativa, para que as experiências sejam vividas e divididas com
os seus parceiros de aprendizagem, ou seja, amigos, colegas e professores. Independente da condição e comprometimento que o aluno tenha, é o professor
que precisa acompanhar suas atividades e direcionar os passos dados ou que é adequado orientá-lo.  

*Ana Regina Caminha Braga (
anaregina_braga@hotmail.com)
é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.

Fonte: Assessoria

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