Noticianahora.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

André Marques

ANDRÉ MARQUES
andremarquesadv@hotmail.com

 

O que comemorar no dia mundial da água?

05/04/2012 - [08h:48m] - Artigos      Diminuir Aumentar

 

 
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, e a cada ano aproveitamos o momento para comemorar e debater questões no que tange aos recursos hídricos. Sabido que a água é diretamente ligada à vida, não só por representar a maior parteda composição de nosso corpo - o ser humano um possui 90% de seu corpo ao nascer e 70% quando adulto, mas também por ser a fonte da produção de alimento, de energia, de transporte e de saúde.
 
Em nosso país temos o privilégio de concentrarmos aproximadamente 12% da água doce disponível em nosso planeta. Desbravadores dos séculos passados buscavam na existência da água e raiz de fixação de suas bases e de onde surgiam os primeiros povoados e os atuais buscam a presença da água em diversos planetas como sendo um sinal de vida e esperança única de habitação para a sobrevivência futura de nossa espécie.
 
Nesta data, infelizmente não tem muito em que comemorar, diante da escassez desse recurso tão precioso que abastece a vida no planeta. Diversos estudos, entre eles realizados pela FAO, órgão da ONU apresenta que a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso. Além de ser estimado que 60%da população mundial vai sofrer com a falta de água nos próximos 20 anos.
 
Diante dessas informações que são divulgadas pelos meios de comunicação, o que podemos ver em cada esquina são pessoas com total desperdício. Exemplos são pessoas lavando calçadas e veículos, crianças brincando com a água, piscinas, banhos demorados, entre outros abusos. E o que comemorar diante dessa situação? O que fazer diante desses fatos? Comemorar não é tão bom nos dias atuais. Mas é momento de preservar o meio ambiente economizando água, dinheiro e usando inteligência.
 
É preciso conscientizar na preservação do meio ambiente como um todo deve começar de fato pelos jovens, pois eles são a futura geração e podem mudar o futuro da água de nosso planeta, pois se não o fizerem, eles mesmos serão os que mais vão sofrer com os problemas da escassez. Para refletir: Nossos filhos terão água potável para beber e matar a sede de seus filhos? A resposta dessa indagação só depende de nós mesmos. Basta o uso racional e sustentável da água, pois apesar de não parecer esse bem é finito. Mas a conscientização não deve permanecer somente nos domicílios, deve estar presente em todos os ramos da economia, pois todas as atividades econômicas dependem direta ou indiretamente da água.
 
Sem mais delongas, refazer os hábitos que levam o desperdício é uma obrigação de todos nós. Preservar não só nesta semana, mas todos os dias, nada mais do que uma prática é uma ação obrigatória para própria continuidade da existência da espécie humana. Pense nisso!!! Mude agora mesmo seu ritmo de vida!
 
 
André Marques é advogado, consultor, escritor e doutorando em Direito. andremarquesadv@hotmail.com / @andremarquesadv

Fonte: André Marques

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

1º Encontro Arjore

Eventos

  • Noitada Carioca

  • Porto Velho (RO) - ASDEVRON E SENAI entregam diploma para 1ª turma de informática a deficientes visuais

  • Fecomércio/RO -Fórum da Amazônia Legal

  • Homenagem da Comunica aos jornalistas de Rondônia

  • Enchente no RJ


Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.