Noticianahora.com.br

Vexame sacramentado: Seleção masculina de basquete está fora do Pan de 2019

30/08/2017 - [22h:09m] - Esportes      Diminuir Aumentar

Agora não é mais preciso fazer contas mirabolantes ou criar expectativas distantes da realidade. A seleção brasileira masculina de basquete está fora dos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, algo inédito em sua história. A perda da vaga foi o resultado final de uma situação financeira crítica da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que enfrentou uma suspensão da Federação Internacional (Fiba), e da campanha ruim no Grupo A da Copa América, disputado em Medellín, na Colômbia.

 
Rathan-Mayes protege a bola diante da marcação de Jhon Cox  (Foto: EFE)Rathan-Mayes protege a bola diante da marcação de Jhon Cox  (Foto: EFE)

Rathan-Mayes protege a bola diante da marcação de Jhon Cox (Foto: EFE)

A tragédia para o basquete brasileiro foi sacramentada com os resultados Grupo B e C da Copa América, disputados em Baía Blanca e Montevidéu, respectivamente, nesta terça-feira. Os sete primeiros colocados da competição se classificam para o Pan, onde se juntarão ao Peru, sede dos Jogos de 2019. Há uma semana, a medalha de ouro conquistada em 1987, com um triunfo histórico sobre os Estados Unidos, completou 30 anos.

A vitória do Canadá por 75 a 66 sobre a Venezuela não só classificou Ilhas Virgens no Grupo A para a fase final da competição, que será disputada em Córdoba, na Argentina, como acabou com as chances do Brasil de jogar o Pan de 2019. Canadenses e venezuelanos também correm risco de não conseguir vaga para a competição em Lima.

A Argentina já estava classificada por ser a sede da fase final e ainda fechou sua participação com o primeiro lugar do Grupo B nesta terça-feira, em Baía Blanca, ao vencer por 104 a 58 Ilhas Virgens, também garantida na próxima etapa como dona da melhor campanha, sem contar os argentinos. Em Córdoba, sábado, a Argentina enfrenta na semifinal o México, campeão do Grupo A, disputado em Medellín.

No Grupo C, Estados Unidos e República Dominicana definem a última vaga para Córdoba nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), com os americanos podendo perder por até sete pontos. Os dominicanos precisam vencer por 10. Os uruguaios terão que torcer por uma derrota dos EUA entre oito e nove pontos e depois bater o Panamá, às 20h30 (de Brasília) para se classificar. Quem passar, enfrentará Ilhas Virgens na semifinal, sábado, em Córdoba.

Na sua campanha na Copa América, o Brasil venceu a Colômbia, em sua estreia, ainda assim por apenas dois pontos. Depois, perdeu para México e Porto Rico e ainda precisou conviver com uma crise envolvendo Bruno Caboclo, que se recusou a entrar em quadra no segundo quarto contra os mexicanos e foi afastado.

O Brasil já havia feito uma péssima campanha na Copa América feminina. Na competição, a seleção ficou na quarta colocação, perdendo a disputa do terceiro lugar para Porto Rico, e não conseguiu uma das três vagas na Copa do Mundo de 2018, que será na Espanha. Pelo menos, classificou-se para os Jogos Pan-Americanos de 2019, que teve o mesmo critério de distribuição do masculino.

Resultados desta terça-feira

 

  • Grupo B - Baía Blanca
  • Canadá 75 x 66 Venezuela
  • Argentina 104 x 58 Ilhas Virgens
  • Grupo C - Montevidéu
  • EUA 74 x 66 Uruguai
  • República Dominicana 86 x 64 Panamá

 

Fonte: Globo.com

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Jotta Junior prefeito Hildon Chaves

Eventos

  • Abertura da Olímpiada Rio 2016

  • Linha de cosméticos a base de óleos essenciais foi lançada na noite de ontem (1º) em Salvador

  • Ensaio Fotográfico de Renata Borba

  • Reunião do PSC em Porto Velho

  • 1º Encontro Arjore de Comunicação


Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.