As ações na malha viária já agendadas pela Prefeitura de Apucarana vão exigir investimentos de cerca de R$ 9 milhões, entre recursos próprios e oriundos de convênios. O plano de trabalho anunciado nesta quarta-feira (22/02) é composto por obras de recape, asfalto novo e pavimento com paralelepípedos, além da operação tapa-buracos e aplicação da lama asfáltica. Todas as obras têm recursos assegurados. A maioria já está sendo licitada, algumas já começaram e outros projetos dependem somente de trâmites burocráticos.
Algumas das frentes de asfalto novo e recape tiveram início já durante estes dias de Carnaval, como por exemplo a do Conjunto Sanches dos Santos, onde a empreiteira já deu início à instalação das galerias pluviais, meio-fio e em breve concluirá o asfalto novo. Também já foi realizado o nivelamento asfáltico na Rua Ponta Grossa e recape na Padre Severino Cerutti.
Ao longodo ano, a operação tapa-buracos e a aplicação de lama asfáltica serão concentradas dentro do Programa de Governo Integrado Operação Viva Apucarana: prefeitura nos bairros, que percorre a cidade em regiões. Além disso, equipes serão destacadas para ações pontuais na malha viária, em locais definidos pela equipe técnica.
De acordo com o cronograma de pavimentações programadas para 2012, o asfalto novo chegará ainda aos jardins Aviação, Colonial e Aeroporto (trechos que somam mais de 3 quilômetros de extensão); ligação da Vila Regina à Colônia de Novos Produtores (trechos que somam mais de 2 quilômetros de extensão); Rua Rio Jacaré, no N.H. João Paulo (trecho com cerca de 500 metros de extensão); Rua Rio Formoso, ligando o Jardim Gramados ao N. H. João Paulo (trecho de cerca de 120 metros de extensão e drenagem no Córrego Jurema com galerias de 2 metros de diâmetro); Rua Renê Camargo de Azambuja, (trecho de cerca de 200 metros de extensão que passará em frente à creche que está sendo construída no Jardim das Flores); ligação entre o Jardim Ponta Grossa e o Jardim Apucarana (trecho de cerca de 120 metros na passagem de nível do trem).
Já o recape atenderá a trechos de ruas nos jardins Flamingos, Independência, Cidade Alta, Itália, Pinheiros e Milani, além da Estrada do Rio Bom (trecho de 17 quilômetros); Rua João Antonio Braga Cortes (trecho de 620 metros, compreendido entre as ruas Talita Bresolin e João Luiz Orlando); Rua Clotário Portugal (trecho de 1.200 metros, compreendido entre as ruas Miguel Simião e São Paulo); via no entorno do Lago Jaboti (trecho de cerca de 1.200 metros de extensão, que vai da Rua Urânio até a barragem- 2ª etapa); Avenidas André Hernandes e Erwin Schindler, no Distrito de Pirapó (trechos que somam cerca de 2.500 metros de extensão); ruas do Jardim Interlagos (trechos que somam mais de 5 quilômetros de extensão).
As benfeitorias em paralelepípedo programadas para 2012 são: Vila Nossa Senhora Aparecida (trechos que somam cerca de 400 metros de extensão); Loteamento Marina, no Distrito de Vila Reis (trechos que somam mais de 200 metros de extensão); Rua Caetano Lopes Pineda (Área que soma 600 metros quadrados); trechos das ruas Luis Monatanari e José Antônio Dante, no Distrito de Pirapó) (cerca de 300 metros de extensão).
(((((((((((((dados em quadro))))))))))))
ASFALTO NOVO (drenagem, meio-fio, base e capa asfáltica em CBUQ)
- Jardins Aviação, Colonial e Aeroporto (trechos que somam mais de 3 quilômetros de extensão).
- Ligação da Vila Regina à Colônia de Novos Produtores (trechos que somam mais de 2 quilômetros de extensão).
- Rua Rio Jacaré, no N.H. João Paulo (trecho com cerca de 500 metros de extensão).
- Rua Rio Formoso, ligando o Jardim Gramados ao N. H. João Paulo (trecho de cerca de 120 metros de extensão e drenagem no Córrego Jurema com galerias de 2 metros de diâmetro)
- Rua Renê Camargo de Azambuja, (trecho de cerca de 200 metros de extensão que passará em frente à creche que está sendo construída no Jardim das Flores )
- Ligação entre o Jardim Ponta Grossa e o Jardim Apucarana (trecho de cerca de 120 metros na passagem de nível do trem).
RECAPE(Tratamento Superficial Triplo)
- Trechos de ruas nos jardins Flamingos, Independência, Cidade Alta, Itália, Pinheiros e Milani.
- Estrada do Rio Bom (trecho de 17 quilômetros).
RECAPE(CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente)
- Nivelamento da Rua Ponta Grossa (trecho de 2.600 metros, compreendido entre as ruas Guarapuava, Padre Severino Ceruti e Avenida Minas Gerais).
- Rua João Antonio Braga Cortes (trecho de 620 metros, compreendido entre as ruas Talita Bresolin e João Luiz Orlando).
- Rua Clotário Portugal (trecho de 1.200 metros, compreendido entre as ruas Miguel Simião e São Paulo).
- Via no entorno do Lago Jaboti (trecho de cerca de 1.200 metros de extensão, que vai da Rua Urânio até a barragem).
- Avenidas André Hernandes e Erwin Schindler, no Distrito de Pirapó (trechos que somam cerca de 2.500 metros de extensão).
- Ruas do Jardim Interlagos (trechos que somam mais de 5 quilômetros de extensão).
PARALELEPÍPEDO (drenagem e pavimento com pedras irregulares)
- Vila Nossa Senhora Aparecida (trechos que somam cerca de 400 metros de extensão).
- Loteamento Marina, no Distrito de Vila Reis (trechos que somam mais de 200 metros de extensão).
- Rua Caetano Lopes Pineda (Área que soma 600 metros quadrados).
- Trechos das ruas Luis Monatanari e José Antônio Dante, no Distrito de Pirapó) (cerca de 300 metros de extensão).
RECUPERAÇÃO EMERGENCIAL
A operação tapa-buracos e a aplicação de lama asfáltica serão concentradas dentro do Programa Viva Apucarana, que percorre os bairros da cidade. Além disso, equipes serão destacadas para ações pontuais na malha viária, em locais definidos por técnicos da Prefeitura.
Fonte: Assessoria - Foto: Profeta
Artigos
Destaques Políticos
Política
O Congresso demonstrou firmeza contra o trabalho escravo, comemora João Arruda
Política
Política
Cultura - Educação e Tecnologia
Cesar Filho presta homenagem a Nivaldo Krüger durante lançamento de livro na Alep
Política
Editorias
Colunistas
Notícia na Hora
Editor Chefe