Golpes com mensagens de texto oferecendo casas, carros e outros bens como prêmios de sorteios têm sido cada vez mais frequentes. Em Curitiba, a Delegacia de Estelionatos registrou mais de 500 casos em 2011.
Segundo a polícia, todos os dias aparecem denúncias como a da corretora de imóveis Mari Veiga Moura, que recebeu uma mensagem dizendo que ela havia ganhado uma casa em um sorteio. Ela não caiu no golpe. “Imagine, quem não quer ganhar uma casa? Mas o povo também tem que ser um pouquinho mais esperto. De graça não tem. Se vem de graça, é malandragem”, diz.
Os golpistas falam de várias regiões do país, muitas vezes, até de presídios. Para receber os supostos prêmios, geralmente é preciso ligar para um número de celular que aparece na mensagem e revelar dados pessoais. Porém, a polícia alerta que esse tipo de procedimento não deve ser feito por quem receber tais mensagens. “De forma alguma forneça, por telefone ou por mensagem, CPF, RG, dados de identificação pessoal, endereço”, explica o delegadoJosé Vitor Pinhão.
Além disso, conforme o delegado, “é preciso verificar junto às empresas se realmente existem concursos, nesse sentido promovidas realmente pela empresa”. Segundo ele, é preciso evitar ligar para o número que vem nas mensagens, pois os estelionatários podem induzir as pessoas ao erro, bem como evitar pagar as eventuais “taxas de serviço” que os estelionatários podem cobrar para entregar os falsos prêmios.
Fonte: G1
Artigos
Destaques Políticos
Política
O Congresso demonstrou firmeza contra o trabalho escravo, comemora João Arruda
Política
Política
Cultura - Educação e Tecnologia
Cesar Filho presta homenagem a Nivaldo Krüger durante lançamento de livro na Alep
Política
Editorias
Colunistas
Notícia na Hora
Editor Chefe