“Os produtores rurais, que tanto têm sofrido com invasões de suas propriedades, seus mercados desfavoráveis, com oscilação do câmbio e com uma política pública federal que não incentiva investimentos no setor, merecem esse reconhecimento do povo do Paraná”, afirma o deputado Pedro Lupion (DEM), que apresentou um projeto de lei propondo a instituição da Medalha de Mérito Agropecuário Excelência da Produção.
Segundo Lupion, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, essa medalha será concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destaquem na produção agropecuária, no uso de tecnologia moderna, respeito ao meio-ambiente, na defesa da propriedade e no respeito à sua função social. De acordo com o projeto, cada parlamentar da Assembléia Legislativa indicará uma pessoa ou entidade a ser homenageada.
Comissões– O parlamentar lembra que a economia do Paraná é voltada, principalmente, para a produção agropecuária, e esse é um dos fatores que têm contribuído para o sucesso econômico do país, tanto no que se refere à exportação de grãos, como de carnes bovina, de aves e suínos, representando parcela considerável do PIB (Produto Interno Bruto) nacional: “Esse projeto é uma justa homenagem aos produtores que tanto têm feito pelo nosso estado e pelo Brasil. E o reconhecimento pela Assembleia Legislativa é uma espécie de incentivo àqueles que contribuem imensamente para a economia paranaense e brasileira, ao produzirem alimentos com respeito ao meio ambiente; o que só é possível em razão da tecnologia empregada na produção e do apoio do cooperativismo", enfatiza Lupion.
Pela proposição, que foi lida em Plenário na sessão da última segunda-feira (13) e seguiu para análise das comissões permanentes, a medalha deverá ser entregue aos homenageados em sessão solene a ser realizada, preferencialmente, no dia 28 de julho de cada ano, data em que se comemora o Dia Nacional do Agricultor (instituído pelo Decreto nº 48.630, de 27 de julho de 1960).
Fonte: Nádia Fontana
Artigos
Destaques Políticos
Política
O Congresso demonstrou firmeza contra o trabalho escravo, comemora João Arruda
Política
Política
Cultura - Educação e Tecnologia
Cesar Filho presta homenagem a Nivaldo Krüger durante lançamento de livro na Alep
Política
Editorias
Colunistas
Notícia na Hora
Editor Chefe