Noticianahora.com.br

Rota do Café resgata a história cultural do norte do PR em destinos variados

10/01/2012 - [10h:56m] - Cidades e Turismo      Diminuir Aumentar

Com aroma e sabor de café, a rota turística do norte do Paraná preserva a história e a cultura da região que se desenvolveu alavancada pela produção cafeeira. São 35 atrativos que formam a Rota do Café e o turista pode montar seu próprio roteiro.

O turista tem a opção de vivenciar os hábitos e costumes das famílias que viveram nos cafezais, de degustar uma gastronomia especializada em café, de se hospedar em cenários de beleza incomum e de visitar os 'bastidores' das fazendas produtoras.

 

Em Londrina, a segunda maior cidade do estado, são 13 atrativos onde o turista sente, experimenta e conhece a cultura do café. As cafeterias são um ótimo ponto de partida.

No Café O Armazém, o visitante pode degustar cafés especiais produzidos em propriedades da região e até mesmo um dos cafés mais caros do mundo, o Café do Jacu. Além disso, a cafeteria serve cafés a partir de diferentes tipos de extração. A bebiba feita no sifão é uma das especialidades da casa.

Em um ambiente aconchegante, a proprietária Cristina Rodrigues Maulaz recebe os clientes como amigos que visitam a casa dela. “Quando vim do Rio Grande do Sul para cá [Londrina] fiquei encantada com o cafezal. Aqui, comecei a tomar café (...) e hoje sou uma pessoa que ama o que faz. Café é calor humano”, afirma.

Natureza e tranquilidade
Para o turista que pretende ficar mais tempo em um lugar intimista e aprazível, a Pousada Rural Marabú é um ótimo destino. Em Rolândia, 21 km de Londrina, a família  Saegesser, imigrante da Suíça, acolhe os visitantes em chalés rústicos e com refeições vegetarianas.

Fachada da Pousada Marabú  (Foto: Ariane Ducati/ G1 PR)Pousada Rural Marabú fica a 21 km de Londrina
(Foto: Ariane Ducati/ G1 PR)

“Aqui é um lugar pra descansar, curtir a natureza, colher fruta do pé, para as crianças correrem, aproveitar as trilhas na mata nativa e até mesmo aprender a fazer pão e geleias, colocando a mão na massa”, diz Adrian Saegesser, sócio proprietário da pousada.

A sede da Marabú foi construída pelo avó de Adrian no início do século XX, quando chegou ao Brasil e se estabeleceu na região norte trabalhando na produção de café. “Decidi transformar a casa em uma pousada para que a história não se perca”, explica.

A pousada também recebe grupo de turistas e famílias para passarem o dia no local. O almoço vegetariano e o café da tarde tipicamente do campo são a 'prata da casa'.

Museus
Um outro lugar em que a história não foi perdida, pelo contrário, está bem mantida, é o Museu da Sociedade Rural do Paraná. Em funcionamento há pouco mais de um ano, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina, a moderna estrutura do museu reúne acervo que representa a trajetória  socioeconômica do município e da região.

Fonte: G1

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Colunistas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.