Defensor público André Vilas Boas diz que os presos vivem em condições sub-humanas
O presídio de Machadinho do Oeste foi interditado nesta quarta-feira (08) por determinação do juiz Alex Balmant, com parecer favorável do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado (DPE)- esta instituição foi reconhecida pelo magistrado como órgão de execução penal. O número do processo que originou a interdição é 0000156-25.2012.8.22.0019.
O coordenador do núcleo da DPE de Machadinho do Oeste, defensor público André Vilas Boas, afirmou que os presos são mantidos em celas superlotadas, sem condições de higiene, salubridade, ventilação e segurança. A unidade prisional conta com 98 presos, sendo 49 condenados em definitivo e 39 provisórios. São 89 apenados do sexo masculino e 09 do sexo feminino.
Para ilustrar o quadro, o defensor citou que na cela 01, por exemplo, são 12 camas para atender 21 apenados em um espaço de apenas 16,32 m2. O defensor explicou que pela Lei de Execução Penal, os presos deveriam contar com de 126 m2. "O número de agentes penitenciários também é insuficiente, colocando em risco a vida dos mesmos", observou.
Desolador
Para o juiz, o panorama da unidade prisional chega a ser desolador e degradante até mesmo para quem milita há anos na execução penal. O levantamento realizado pela comissão, formada pelo Judiciário, DPE e Ministério Público, mostra ainda que as fossas estão saturadas, sem condições de funcionamento; faltam medicamentos e as paredes e pisos estão deteriorados, facilitando, assim, a fuga dos presos.
O laudo do Corpo de Bombeiros atesta que a casa de detenção se encontra em absoluto estado de precariedade, sobretudo as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Ação Civil Pública
Em sua decisão, o juiz diz reconhecer o empenho do Governo em tentar minimizar os problemas do sistema penitenciário em Rondônia, fazendo o possível para a criação de novas vagas. Ele ressalta, porém, que esse empenho não vem surtindo efeito na cadeia pública de Machadinho do Oeste.
Fonte: AI DPE - Por: Emília Araújo
Artigos
Destaques Políticos
Política
Pastor Aluízio Vidal é pré-candidato do PSOL a prefeitura de Porto Velho
Política
Solução para situação energética de Rio Pardo pode estar bem próxima
Política
Moreira Mendes viaja ao Canadá em missão oficial para conhecer experiências em terras indígenas
Política
Senador Ivo Cassol defende castração química para autores de crimes sexuais
Política
PMN inaugura nova sede do diretório municipal em clima de otimismo
Política
Cassol eleito presidente da Comissão de Acompanhamento das Atividades da Eletrobrás
Política
Fórum Nacional do PMDB debaterá eleições municipais 2012 nesta quinta-feira em Brasília
Política
Dalton Di Franco faz palestra sobre drogas em escola na zona Leste
Colunistas
Lúcio Albuquerque
Zé Katraca
Cleuber Rodrigues
Professor Pantera
Sergio Pires
Dia D para o código que os interesses internacionais não querem aceitar
Celso Gomes
A força de trabalho e a conscientização dos agentes de transformação da sociedade
Editorias
Colunistas
Notícia na Hora
Editor Chefe