A simplicidade de canções folclóricas exaltando o amor e suas contradições deram início a quarta noite de espetáculos do Amazônia Encena na Rua. Arquibancadas lotadas apaludiram os encontros e desencontros amorosos de "O que é o Amor" apresentado pelo grupo Os Tawera, vindos de Palmas (TO). O boneco gigante 'Amarelo' é o símbolo de um povo e representação da cultura tocatinense. Os tambores artesanais da Aldeia TabokaGrande deram o tom musical do espetáculo.
"O dragão de Macaparana" esquentou, literalmente, a noite desta quinta-feira. Para contar as peripécias dos artistas mambembes Valdinho e Burluvio, a Cia Fiasco (RO) utilizou técnicas como pirofagia e a disputa de repente. Os meses de preparação do elenco para esta apresentação foram compensados com a platéia aplaudinho de pé a encenação.
A conscientização ambiental foi o tema escolhido pela Cooperativa de Artistas Teatrais "Oigalê" de Porto Alegre - RS. "A máquina do tempo" abordou de maneira bem humorada a importância da água para a manunteção da vida no planeta Terra, através de canções a história é um alerta, principalmente às crianças, para a preservação do meio ambiente.
II Festival de dança
Paralelo ao teatro é realizado o II Festival de dança. Sempre com duas atrações por noite. Nesta quinta apresentaram-se os bailarinos da extinta escola de dança municipal que escolheram a dança contemporânea. A sensualidade da dança oriental foi apresentada por Anderson Moreira na Dança do Ventre.
Ciclo de Debates
Além dos espetáculos teatrais e de dança também são debatidos temas relacionados as duas linguagens. Hoje será encerrado o ciclo de debates a partir das 15h com o " Encontro da Rede Teatro da Floresta/RBTR", mediado por Suani Corrêa, de Belém (PA). Os debates estão sendo transmitidos ao vivo. Para ter obter o link de acesso é só seguir O Imaginário no twitter (@oimaginario). Esta foi uma forma de alcançar as pessoas que querem participar mas não podem comparecer ao local.
Programação do IV Festival Amazônia Encena na Rua para hoje, dia 22/07:
Das 8 às 12h: Oficinas de Teatro de Rua, Bonecos Gigantes e Dança Indiana
Das 15 às 17h: Roda 3 - Encontro da Rede Teatro da Floresta. Mediação: Suani Corrêa (PA)
Espetáculos
19h: Palita no trapézio
Cia. MiraMundo Produções culturais – São Luiz (MA)
A palhaça Palita Presepada está sem trabalho e sem ter onde dormir, a vaga de trapezista no circo é sua única chance. Desesperada para entrar no circo do grande trapezista Jack Jones, Palita desafia o trapézio, que do alto de sua superioridade a ignora, sereno...
20h: Arigó
Grupo Metaeufóricos – Guajará-Mirim (RO)
Arigó, um trabalhador nordestino, tem a alma presa ao morrer por uma entidade indígena que domina o mundo dos mortos, o gigante Towira Towira. Depois de muitos anos de sofrimento, Nossa Senhora do Seringueiro roga pela alma dele e o gigante aceita ouvir a história do Arigó e assim decidir por sua libertação ou aprisionamento.
21h: As Mulheres de Molière
Cia. Visse e Versa de Ação Cênica – Rio Branco (AC)
Espetáculo inspirado em três obras do renomado dramaturgo francês do século XVII, Jean Baptiste Poquelin, o Molière. Regada a músicas e danças da época, a peça é um trabalho repleto de cores e fantasias que faz com que o público mergulhe na cultura francesa mesclada à cultura popular do Brasil.
II Festival de Dança
A partir das 19h
Tecnomelody - Parceiros do Ritmo Quente
Dança de Salão - Núcleo de Dança Nós Dançando