Noticianahora.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Mundo era mais feliz e tinha mais beleza quando os poetas e filósofos dominavam a vida!.

13/08/2011 - [14h:06m] - Geral      Diminuir Aumentar

Cansado de tanto escrever de bandidos no poder, uma noite dessas em que curtia a nossa roça, na verdade trata-se de uma dúzia de vasos de plantas que o meu neto de apenas 4 anos insiste em dizer “nossa roça”, eu, ouvindo algumas de suas frases filosóficas (do Vini), sim, um menino com a inocência divina, dando soluções claras para coisas tidas como complexas, pensei, vou escrever um artigo qualquer dias desses com o título: “O Mundo era mais feliz e tinha mais beleza quando os poetas e filósofos dominavam a vida e contestava o poder!”.
 
Aí, comecei a reler alguns livros clássicos da literatura mundial e cheguei a algumas conclusões admiráveis, nas quais resolvi colocar parte neste artigo.
 
Como os filósofos tinham liberdade de criticar os governantes. A arte era um instrumento valioso para ridicularizar os corruptos e até humilhar os hipócritas nos seios dos governos.  O povo ia aos milhares as praças públicas para ver os filósofos e poetas ridicularizar os corruptos e governantes fracos de caráter. Quando as soberanias das suas “cidades estados” corriam riscos de serem levadas a total descréditos, lá vinham os poetas e os filósofos, para assumirem as rédeas dos pensamentos patrióticos e como  um novo “senado”, totalmente soberano, faziam com que o povo abrisse os olhos das deslealdades cívicas e escolhessem um novo soberano.
 Todos os filósofos e poetas tinham uma fé inquebrantável no futuro de sua nação e sempre deixaram claro, jamais enganaram o povo, nem nos discursos e muito menos, nas suas entrelinhas, falavam abertamente que não existiam governantes éticos. Afirmaram que no máximo, existia governante e homem com moral mais elevada por alguns momentos de lucidez. Sim meu caro leitor dos meus artigos, os poetas e filósofos tinham visões claras que todo governante tende um dia a caminhar para o submundo das vaidades do poder, pela usura do dinheiro fácil e abriria mão de suas virtudes de homem simples e trabalhador.
 
No mundo dos filósofos e poetas, o governante poderia ter no máximo dois tipos de caráter (pensamento); O primeiro “caráter”, que na verdade trata-se de um grupo de pessoas formadas por um “líder” (com populismos em grau de fascista) para construir projetos em cima das mazelas humanas, que acabam atendendo aos seus próprios interesses e o enriquecimento corrupto dos seus membros.  O segundo “caráter” (pensamento), que na verdade trata-se de uma pessoa disfarçada de “moral”, mas no fundo, almeja o poder e subjugar as demais pessoas aos seus pensamentos e vontades de soberano.
 
Era por essas e outras razões, que o povo nunca acreditava em seus governantes e corriam para as praças públicas para ouvir os poetas e os filósofos de como os seus soberanos realmente enganavam a todos. Iam aos coretos, para saber o que estava fazendo o soberano, com os impostos tirados a força de seus lares, dos seus pequenos comércios, além de parte de suas produções agrícolas familiares.  Na época dos poetas e dos filósofos tiravam do povo só 10% em impostos. Hoje são 27,5% sem qualquer medo ou vergonha na cara.  Com toda essa epidemia de corrupção, ainda falam em "justiça social".
 
Por falar em poesia social... “Sempre vou a Catedral de Brasília e há muitos anos vejo uma senhora idosa vivendo da caridade alheia... que tal o tal programa de erradicação da miséria e pobreza iniciar com esse público de brasileiros, que já passam de dois milhões pelas ruas, viadutos e albergues. Brasil sem miséria verdadeiramente buscando os irmãos desprovidos da sorte e das oportunidades, diga-se de passagem, roubadas pelos políticos corruptos”.  
 
Olha que naquela época não havia direita e ou esquerda. Eram a casta superior que reinava e o povão que obedecia às ordens e imposições de seus soberanos. “hoje, quando a turma da esquerda toma posse do dinheiro “erário”, converte-se em monstros da direita, construído essa coisa nojenta que chamam de governo popular”.
 
Os filósofos e os poetas afirmaram em suas escritas, com todas as suas convicções, que a ética e a moral só existiam nas consciências dos governantes, quando as suas ações eram colocadas a prova, nos debates calorosos das praças públicas. (imprensa livre).
 
Naquela época, o povo não tinha memória curta, pois os filósofos e poetas cuidavam de todas as semanas, relembrarem o povo, dos erros e mentiras dos seus governantes. Lá tinham as suas vantagens, pois usavam apenas um “palhaço” na corte, para tentar agradar ao soberano.
 
Agora, somos todos palhaços de uma minoria de governantes sem almas, sem espírito e sem qualquer ética e senso de moral e cívica. Duvidam?? É só irem aos hospitais públicos, aos presídios  e aos cemitérios. São milhões de brasileiros sem médicos, jovens entre 17 e 25 anos presos frutos da violência e das drogas e ou enterrados nos cemitérios, frutos dessas mazelas públicas.
 
Bem que os jornais, as escolas, as redes de televisão, as universidades, os professores, os jornalistas, os padres e os pastores das igrejas, poderiam assumir as funções sociais dos poetas e dos filósofos, para quem sabe, um dia o mundo volte a ser mais feliz e a nossa vida volte a ter mais beleza, com menos violência, menos corrupção e mais qualidade na educação e na saúde pública.
 
Quem sabe, com a volta dos filósofos e dos poetas, o povo possa voltar às ruas e as praças públicas. Quem sabe com a arte, com os poetas e com os filósofos, quem sabe o medo da violência e das drogas seja expulso dos seios das famílias e todos possam dar um bom dia às pessoas desconhecidas e o espírito cristão e humano reine novamente nas comunidades do Brasil.
 
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira”. (Che Guevara)
  
ciprianoserra@yahoo.com.br
ou
www.dfurgente.com
www.opoder.com
www.serranoticias.com.br

Fonte: JOÃO SERRA CIPRIANO

Imprimir Página

Enviar comentário

Comentários Facebook

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Eventos

  • Desfile das Escolas de Samba de Porto Velho

  • Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

    Get Adobe Flash player

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Este site não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros citados aqui. A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Notícia na Hora. Os direitos de veiculação de artigos aqui publicados pertencem aos seus respectivos autores e nossos colaboradores.
A divulgação é permitida desde que citados os créditos.