A tão aguardada Conferência municipal de Transparência e Controle Social (Consocial), foi iniciada nesta quinta-feira, 02, no teatro Banzeiros. Com o auditório de 220 lugares lotado, foi necessário que os mais de 300 participantes fossem acomodados em cadeiras dentro do auditório, um sinal de que a sociedade está disposta a debater sobre a melhoria dos mecanismos de controle da gestão pública.
O prefeito Roberto Sobrinho abriu a conferência dizendo que este é um marco no município e ressaltou que a prefeitura nessa visão de transparência tem o ‘Portal da Transparência’ no site da prefeitura www.portovelho.ro.gov.br, que cumpre todos os requisitos necessários para gerar clareza das ações da administração municipal. “A prefeitura tem uma visão muito clara do conceito de democracia participativa. A democracia requer que os setores da sociedade tenham um controle na apresentação e apreciação do que tem sido feito. A sociedade deve monitorar no dia a dia a real aplicação dos recursos. Nós apresentamos ainda na eleição de 2004 um plano de ação muito simples com as atribuições básicas do poder municipal. E desde início até agora 2012 temos monitorado as ações que fazemos para trabalhar a melhoria da qualidade de vida da comunidade portovelhense”, afirma.
Ele conta que em sua administração foram criados conselhos em todas as áreas, mulheres, infância e adolescência, educação, entre outros. “A sociedade deve exigir conselhos realmente participativos. Esta ferramenta ‘prestar contas’ da nossa administração é o que diferencia a nossa relação com a sociedade. É preciso saber que quando ocorrem desvios, o recurso que deveria ser usado para o interesse da população é desviado para fins particulares e deixa de atender a educação a saúde, por exemplo, e por mais que existam os controles de diversos órgãos, são ações como esta (de controle e transparência) que vão garantir a diminuição significativa de uso de enriquecimento pessoal. Parabéns a toda a Comissão Organizadora que está nos proporcionando um espaço para debates importantes”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Prefeito Roberto Sobrinho; a Controladora Geral do Município, Cricélia Fróes Simões; os representantes do Conselho de Educação, Yêda Melo; do Conselho municipal de Cidades, Vinícius Meireles de Lima; da Confederação Nacional de Moradores, Washington Campos Vieira; da Central de Movimentos Populares, Eliel Cunha; da Comissão de Luta por políticas públicas dos Pescadores do Bairro Triângulo, Valdeque Mamedio; do Centro Nacional de Africaneidade, Marlene Monteiro; da Central Única dos Movimentos Populares, Luiz Máximo; da Associação dos moradores do Triângulo, Carlene Regis Vieira, entre outras autoridades municipais, estaduais e nacionais.
Estefani Monteiro, 38, representante da sociedade civil, falou da expectativa do evento. “Eu espero que haja a reorganização social e que a sociedade civil venha participar junto conosco, democraticamente, dentro do conceito da transparência social e engajar o papel do cidadão. Esquecemos de pensar e questionar o que realmente desejamos para o nosso município e país”, conta.
Fonte: Assessoria
Artigos
Destaques Políticos
Política
Pastor Aluízio Vidal é pré-candidato do PSOL a prefeitura de Porto Velho
Política
Solução para situação energética de Rio Pardo pode estar bem próxima
Política
Moreira Mendes viaja ao Canadá em missão oficial para conhecer experiências em terras indígenas
Política
Senador Ivo Cassol defende castração química para autores de crimes sexuais
Política
PMN inaugura nova sede do diretório municipal em clima de otimismo
Política
Cassol eleito presidente da Comissão de Acompanhamento das Atividades da Eletrobrás
Política
Fórum Nacional do PMDB debaterá eleições municipais 2012 nesta quinta-feira em Brasília
Política
Dalton Di Franco faz palestra sobre drogas em escola na zona Leste
Colunistas
Lúcio Albuquerque
Zé Katraca
Cleuber Rodrigues
Professor Pantera
Sergio Pires
Dia D para o código que os interesses internacionais não querem aceitar
Celso Gomes
A força de trabalho e a conscientização dos agentes de transformação da sociedade
Editorias
Colunistas
Notícia na Hora
Editor Chefe