Alistamento Militar Feminino 2022 – Como Funciona?

Um dos procedimentos que devem ser feitos anualmente por todos os homens é o alistamento militar, sendo obrigatório para aqueles que possuem 18 anos ou estão completando essa idade no ano condizente.

Mas, como é esse processo para as mulheres? Veja aqui como efetuar sua inscrição, quais são os documentos necessários, quem pode se matricular e muito mais. Fique ligada!

Alistamento militar feminino 2022: como funciona?

O processo para se inscrever rapidamente no alistamento militar feminino, é o mesmo usado para os homens. Por isso, veja abaixo como realizar o seu e repita em casa:

  1. Acesse o site oficial de alistamento militar, que é: https://alistamento.eb.mil.br/;
  2. Você deve clicar na opção “Quero me alistar”, conforme imagem demonstrativa abaixo;
    Alistamento militar feminino 2022: como funciona?
  3. Na próxima página, é preciso escolher a opção “Alistamento militar – Não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue meu alistamento”;
    Alistamento militar feminino 2022: como funciona?
  4. Na próxima página, você deve preencher a lacuna em branco com o seu CPF, sendo assim, deverá realizar a inserção de demais dados nas próximas questões que serão requisitadas.
    Alistamento militar feminino 2022: como funciona?

Depois disso, você deverá seguir as demais indicações que vão aparecer no site, sendo assim, facilmente realizado e replicado em sua casa.

Quais os documentos necessários para me alistar?

Quais os documentos necessários para me alistar?

Agora que você já sabe qual é o tutorial necessário para conseguir realizar o procedimento, veja abaixo quais são os documentos para conseguir se alistar:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG.
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
  • Registro de Emancipação (no caso dos índios);
  • Duas fotos 3×4 (sem data e recente);
  • Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.).

Por isso, é indicado que você tenha todos esses dados em suas mãos quando for realizar o procedimento, assim, fica muito mais fácil do que você imagina realizar o mesmo.

Além de tudo isso, é possível evitar quaisquer problemas pela falta de preenchimento de alguma informação importante ou até mesmo essencial para essa conclusão.

Quais as funções as mulheres podem executar dentro do exército?

As mulheres possuem a chance de ocuparem diversos cargos em várias organizações militares, seja de maneira nacional ou internacional.

Os maiores registros estão nos quartéis-generais, organizações militares de saúde, estabelecimentos de ensino e órgãos de assessoria do exército.

Muitas delas desempenham demais cargos dentro das mesmas condições dos oficiais do sexo masculino, sendo assim, concorrendo a vários postos e promoções na mesma proporção.

É importante destacar que todas elas possuem a mesma instrução militar que é ministrada para os homens.

As vagas para concursos internos que são abertos são igualitárias, sendo assim, podem concorrer para a EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército -, e por fim, para a EsSA – Escola de Sargentos das Armas.

Quais são os concursos do exército?

EsSEX

Conhecido como Escola de Saúde do Exército, ele prepara homens e mulheres para aturarem dentro da área de saúde, sendo assim, os cursos de formação possuem tempo de duração de 37 semanas.

Podem se inscrever para essa categoria: médicas, farmacêuticas e dentistas com idade máxima de 36 anos.

EsFCEx

A Escola de Formação Complementar do Exército está localizada na cidade de Salvador, da qual admite mulheres que querem ser militares de carreira.

As oportunidades abrangem as áreas de administração, direito, estatística, veterinária, informática, enfermagem e por fim, magistério.

IME

Conhecido como Instituto Militar de Engenharia, localizado no Rio de Janeiro, ele é uma opção interessante para quem quer estudar engenharia e trabalhar no exército brasileiro.

Há a possibilidade de escolher entre 10 especialidades, onde cada curso possui o tempo de duração de 5 anos. É importante lembrar que a interessada deve ter entre 16 até 22 anos.

EsSLog

A Escola de Sargentos de Logística – EsSLog -, também está localizada no Rio de Janeiro, sendo que o principal objetivo é de formar sargentos, independente do sexo, para atuação em diferentes áreas.

As mulheres são aceitas em especialidades como: intendência, topografia, material bélico, manutenção de comunicações, aviações e em música.

Se você é mulher e está interessada em se tornar uma parte do exército brasileiro, é importante encontrar qual das opções é a que mais condiz com sua realidade.

De qualquer maneira, continue acompanhando nosso site para receber mais informações e demais atualizações, mantendo-se sempre informada.

Deixe seu comentário