Alistamento Militar Online 2022 – Como fazer
Anualmente, é preciso que os jovens que possuem 18 anos ou mais, realizem o processo de inscrição dentro do alistamento militar, do qual é obrigatório e deve ser feito para estar dentro de todas as legalidades brasileiras.
Porém, é bem comum que se tenham demais dúvidas sobre como esse processo funciona, quais são os documentos ali executados e muito mais. Continue acompanhando esse texto para ficar por dentro dessa e de demais questões.
Alistamento militar 2022: como se inscrever?
Veja abaixo o passo a passo de como se inscrever pro alistamento militar de maneira online:
- Acesse o site oficial do alistamento militar, que é: https://alistamento.eb.mil.br/;
- Você deve selecionar a opção “Quero me alistar”, conforme imagem demonstrativa abaixo;
- Na próxima página, você deve escolher entre as opções existentes, que são: arrimo, nome social, exterior, problema de saúde e por fim “Alistamento militar – não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue meu alistamento”;
- Caso você escolha a última opção, deverá preencher a próxima página com seu CPF e depois continuar com a inserção de seus dados pessoais.
Documentos para alistamento militar 2022
Para que você possa finalizar o seu alistamento militar 2022, é preciso portar alguns documentos em específico, que são:
- Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG.
- Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
- Registro de Emancipação (no caso dos índios);
- Duas fotos 3×4 (sem data e recente);
- Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.).
Agora, você já estará automaticamente cadastrado no processo para obter o seu alistamento militar. Mas, ficou com dúvida sobre o que se tratam as demais opções apresentadas acima?
Veja abaixo!
Demais opções de alistamento militar
Cada uma das opções iniciais apresentadas pelo alistamento militar querem dizer que:
- Arrimo: é o indivíduo que é o único responsável pelo sustento de sua família. Sendo assim, é preciso obter o requerimento de dispensa militar, acompanhado da certidão de óbito, de nascimento ou de casamento, além de outros documentos que façam a comprovação dessa situação;
- Nome social: nesse caso, é preciso ter a certidão de nascimento ou prova que seja equivalente, o comprovante de residência, um documento oficial com foto – pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, o passaporte, a carteira profissional ou qualquer outro documento de cunho público para identificação -, por fim, o requerimento para uso de nome social;
- Moro no exterior: nesse caso, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou uma prova de mesmo cunho, o comprovante de residência, um documento oficial com foto, comparecendo até uma repartição consular do local onde mora, clique aqui para verificar qual a mais próxima de você.
- Problema de saúde: é preciso ir até uma junta de serviço militar portando os seguintes documentos: requerimento pedindo pela isenção do serviço militar, atestado médico que contenha o diagnóstico da incapacidade com o CID, assim como a assinatura do médico e o CRM do mesmo. Aqueles que não podem comparecer até o local por demais motivos, podem ser representados pelo tutor ou curador, com todos os documentos comprobatórios.
O que acontece se não fizer o alistamento militar?

Para aqueles que deixarem passar a data de alistamento ou por qualquer outro motivo não tenham feito o procedimento, há algumas leis aplicadas que podem gerar grandes transtornos para a vida do cidadão.
Uma das que é considerada bem pior é a incapacidade de conseguir emitir a carteira de trabalho, dessa maneira, não há a possibilidade de se ter vínculo empregatício, além de demais itens que precisam desse documento em específico.
Ademais, é vedada essa emissão de passaporte e a participação em concursos públicos, vestibulares ou demais ingressos em instituições públicas.
Por isso, se você perder o prazo de alistamento, é indicado que vá o quanto antes na Junta Militar mais próxima de você, faça o pagamento de multa por atraso e assim, execute o alistamento o quanto antes.
Os problemas causados são bem maiores do que o imaginável, portanto, tenha cuidado e não deixe com que essas datas sejam perdidas ou esquecidas por entre a obrigação do jovem brasileiro.
Deixe seu comentário