BBC | Estúdio implementa meta de diversidade em todas novas produções

A partir de 2021, 20% do elenco e da equipe das novas produções BBC deverão ser de grupos considerados minoritários.

A BBC Studios tem feito um trabalho exemplar em aumentar a diversidade em suas produções. Dessa vez, para garantir que suas produções apresentem quesitos representativos, a emissora definiu que todo novo programa, filme ou série devem atender à uma meta de 20% de diversidade.

Isso significa que um quinto do elenco e equipe de produção de todos os novos programas devem ter origem BAME, sigla para Black, Asian and Minority Ethic (Pretos, Asiáticos ou Minorias Étnicas). Também serão inclusas pessoas que tenham vivenciado alguma experiência de deficiência ou vivam em situação de baixa renda. Os talentos LGBTQIA+ serão inclusos no grupo, mas apenas nos cargos de produção, já que essa meta já foi atingida no que diz respeito aos atores e atrizes do conteúdo produzido.

Além disso, os estúdios se propuserem a garantir que pelo menos uma função sênior das equipes de produção sejam de pessoas de origem BAME. Também será implementado um novo programa de estágio para novos funcionários desse grupo, além de um programa de mentoria com duração de um ano para os cargos de assistente de produção, editores de roteiro ou funcionários seniores. O Documento “Plano de Diversidade e Inclusão“, à ser publicado no próximo ano, estabelecerá estratégias para que os locais de trabalho sejam ainda mais inclusivos.

Diversidade em seus elencos e produções está entre os principais objetivos da BBC para 2021.

O diretor de conteúdo do canal, Ralph Lee, disse em matéria sobre o assunto: “Como a maior produtora de conteúdo do Reino Unido, minha ambição sempre foi que a BBC Studios Production liderasse o caminho para nivelar o campo de jogo para qualquer pessoa que queira entrar e prosperar na nossa indústria. Essas iniciativas não são, de forma alguma, uma fórmula mágica e também estamos trabalhando muito na cultura e na educação para tornar nossas equipes mais inclusivas“.

Além da implementação dos programas de diversidade, a emissora se propôs à criar um curta sobre todos os papéis das equipes por trás das câmeras, com o intuito de inspirar crianças e adolescentes à investirem em suas carreiras artísticas.

Todos os dados sobre a diversidade e a representatividade dentro dos Estúdios serão publicados nos relatórios anuais da emissora, garantindo que todas as equipes e frentes de trabalho atinjam os objetivos propostos.

 

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.

Deixe seu comentário