BRIDGERTON | Cena polêmica envolvendo estupro gera revolta em espectadores da série

Segundo alguns espectadores, uma cena problemática do 6º episódio de "Bridgerton" não deveria ser adaptada do livro para a série.

Alerta de gatilho: esse texto contém a descrição de cenas envolvendo estupro. Caso seja um conteúdo sensível para você, por favor, não leia.

Bridgerton, uma série original da Netflix, chegou no dia 25 ao serviço de streaming, e desde então, tem sido bastante comentada pelas redes. Produzido por Shonda Rhymes, o drama conta com oito episódios, e uma cena específica do episódio 6, “Farfalhar”, tem gerado revolta entre os espectadores de forma geral.

O ocorrido se passa no final do episódio, quando a personagem Daphne Bridgerton decide por fazer sexo com Simon Bassett. No início da cena, fica claro que se trata de um ato consentido e que ambos estavam cientes do que estavam fazendo, mas as coisas ficam mais problemáticas no decorrer dos acontecimentos. Próximo ao fim da cena, o Duque pede que Daphne espere, mas ela continua a a realizar o ato. Após isso, com uma expressão de pavor no rosto, Simon exclama pelo nome da personagem seis vezes e questiona: “O que você fez?”.

A polêmica envolvendo a relação vem desde a publicação do livro no qual a série se inspira, “O Duque e Eu“, de Julia Quinn. No livro, a cena é ainda mais explícita: Simon estava embriagado, Daphne tira proveito disso e o coloca em uma situação em que ele nunca quis estar.

Sabe-se, portanto, que a produção da série tentou “amenizar” o ocorrido fazendo com que Simon estivesse sóbrio e expressasse consentimento no início da cena, mas isso não torna o ato menos problemático. Além disso, a Netflix não alertou os espectadores sobre uma cena de estupro/abuso, deixando um conteúdo extremamente sensível exposto à todos.

Nas redes sociais – especialmente no twitter – a maioria dos espectadores reconhecem que a cena é problemática, mas discutem a tentativa da Netflix em amenizar – ou até mesmo romantizar – uma cena de estupro. Confira algumas reações:

Bridgerton tem uma cena de estupro, mas não é tratada como uma”

Alerta de gatilho: estupro, abuso sexual.
Eu não sei se meus mutuals estão planejando assistir #Bridgerton na Netflix, mas se for o caso, vocês devem saber que no episódio 6 tem uma cena de estupro onde o cara claramente disse não e a garota continuou a fazer sexo com ele.

Alerta de gatilho: abuso sexual, estupro. Spoilers de Bridgerton.
Um lembrete que a protagonista é uma estupradora tanto no livro quanto na série.

Uma das espectadoras chegou a fazer uma thread sobre como a Netflix poderia ter mantido a coerência da trama sem ter retratado uma cena tão explícita e problemática:

Nenhum representante da Netflix ou da Shondaland chegou a comentar sobre o assunto. Até então, a série ainda não foi para sua 2ª temporada, embora rumores sobre as possíveis gravações já tenham surgido no início do ano.

CONFIRA Também:
JOJO MOYES | Autora divulga conto protagonizado por Lou Clark, de “Como Eu Era Antes de Você”

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.

Deixe seu comentário