CNH Social 2022: Quais os estados possuem esse programa? Como se inscrever?
Você sabia que com a CNH social 2022 é possível fazer sua carteira de habilitação sem custo algum? Não? Aqui explicamos como funciona esse programa, seus requisitos e benefícios!
A CNH Social é uma iniciativa do Serviço Social de Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Ela tem como objetivo conceder a primeira habilitação para jovens de baixa renda, procurando aumentar a empregabilidade dos mesmos e qualificá-los para o mercado de trabalho com atuação no setor de transporte.

Quais estados disponibilizam a CNH Social?
Antes de mais nada, apesar de ser uma iniciativa e programa muito importante, não são todos os estados que estão disponibilizando a CNH Social. O DETRAN quer que seja implementado em todos os estados do Brasil, mas ainda não é possível.
Apenas algumas regiões adotaram o projeto. Segue a lista:
- Paraíba;
- Pará;
- Pernambuco;
- Roraima;
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Ceará;
- Rio Grande do Sul;
- Rio Grande do Norte;
- Distrito Federal;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Goiás;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Ceará.
É importante ressaltar que o número de vagas para participar do programa pode variar entre os munícipios.
Inscrição para o CNH Social
Para os interessados, há dois meios de se inscrever no programa! São eles: acessando o site do Detran do seu estado e entrando na página do CNH Social ou pelo site do SEST/SENAT.
Ambos os modos são utilizados pelos interessados do programa e não existe um meio “mais fácil”.
Requisitos para conseguir o CNH Social
Tenho direito ao benefício? Sobretudo, vale ressaltar que cada estado tem suas regras e requisitos, portanto pode haver variações entre eles!
Portanto, os requisitos principais para participar são:
- Receber renda mensal familiar per capita de até 02 salários mínimos;
- Ser maior de 18 anos;
- Ser alfabetizado, saber ler e escrever;
- Estar sem carteira de trabalho a pelo menos 1 ano;
- Ser beneficiário de algum programa social, tais como o bolsa família;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ser estudante da rede pública de ensino com um bom desempenho.
Documentação exigida
Primeiramente, todos os benefícios do Governo possuem uma série de documentos necessários para a inscrição, afinal são eles que comprovam que você está mesmo apto a participar do programa.
Vale ressaltar que a lista de documentos exigidos para a CNH Social que estamos colocando a seguir são obrigatórios. Segue:
- Número de inscrição social;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome completo do candidato;
- Comprovantes de renda de todos os familiares;
- Endereço completo;
- Nome da mãe.
Quais as vantagens de ter uma CNH?
Sem dúvida a função mais óbvia de se ter é: conduzir veículos. Dirigir lhe traz independência, além de outras vantagens como poder ser utilizado como documento de identificação. Similar ao RG, pode ser utilizada com a finalidade de comprovar sua idade, fazer viagens e registrar veículos.
Não apenas isso, a Carteira Nacional de Habilitação pode abrir portas no mercado de trabalho, uma vez que algumas empresas colocam como pré-requisito a mesma para conduzir veículos.
Então temos como vantagens a independência e até maior facilidade em evitar atrasos. Quantas vezes você já perdeu ônibus ou teve que chegar atrasado por causa que o transporte público deu problema? Calcule seu tempo e faça a sua própria rota!
Depender de transporte público tem várias desvantagens: no calor quente você pode ficar perto de cheiros desagradáveis e até mesmo ficar com o cheiro impregnado em si mesmo. Em dias de chuva, sem dúvida todos que dependem do sistema já ficaram encharcados esperando o meio de transporte!
E aí, ficou com vontade de participar do CNH Social 2022? Essa pode ser a sua oportunidade de conseguir sua habilitação!
Confira se você se encaixa nos requisitos e se atente aos sites, não apenas o do Detran da sua cidade, como também o do SEST/SENAT. Fique de olho ainda no site para atualizações sobre esse programa durante o ano.
Deixe seu comentário