Como se Alistar no Exército 2022? Todas as Informações

O alistamento militar é algo que muitas pessoas querem executar anualmente, enquanto outras, querem poder se livrar o quanto antes dessa obrigação para os homens brasileiros.

Independente de qual seja a sua vontade, é preciso realizar o procedimento. Veja abaixo um tutorial completo de como executar essa ação, quais são os documentos necessários e muito mais.

Como se alistar no exército 2022?

Veja abaixo como é o procedimento usado para conseguir se alistar rapidamente no exército, quais são os documentos necessários e quais as instruções:

  1. Acesse o site oficial do alistamento militar, que é: https://alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique na opção “Quero me alistar”, conforme imagem demonstrativa abaixo;
    Como se alistar no exército 2022?
  3. Você verá quatro opções, das quais devem selecionadas por aqueles que se enquadram nas mesmas, do contrário, basta clicar em “Não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue meu alistamento”;
    Como se alistar no exército 2022?
  4. Na próxima página que irá abrir, é preciso preencher com o CPF do indivíduo e então, clicar em “Continuar”, preenchendo os demais dados requisitados.
    Como se alistar no exército 2022?

Pronto, agora só é preciso seguir os demais dados que serão ali requisitados, sendo assim, será possível ficar em dia com o processo de alistamento requisitado pelo Governo Federal.

Outras opções do alistamento militar

Outras opções do alistamento militar

Você deve ter notado durante o seu alistamento que existem algumas outras opções existentes durante o processo online. Isso acontece para as pessoas que estão dentro de condições específicas.

Veja quais são elas e fique informada se alguma delas pode ser condizente com o seu atual momento:

Arrimo

Essa categoria é destinada para aqueles que são os únicos responsáveis pelo sustento da família. Sendo assim, para comprovar a situação, é preciso ir até uma junta de serviço militar portanto os seguintes documentos:

  • Cópia de certidões de óbito,
  • Nascimento ou casamento,
  • Ou outros documentos julgados úteis para a comprovação de sua condição de arrimo.

Nome Social

Para aqueles que querem se alistar usando o nome social, é preciso ir até uma junta militar, levando os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou prova equivalente;
  • Comprovante de residência;
  • Documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento público com identificação;
  • Requerimento para uso de nome social.

Exterior

Já para aqueles que não residem no Brasil, é preciso ir até uma repartição consular com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou prova equivalente;
  • Comprovante de residência;
  • Documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento público com identificação.

É possível pesquisar qual é a repartição consular mais perto de você clicando aqui.

Problema de saúde

Por fim, aqueles que possuem algum tipo de problema de saúde que os impeça de se alistarem, é preciso ir até uma junta militar levando os seguintes documentos:

  • Requerimento do qual esteja solicitando isenção do serviço militar – Clique aqui para acessá-lo;
  • Atestado médico, de preferência que tenha sido emitido em posto de saúde público, do qual possua o diagnóstico da incapacidade, escrito por extenso e o respectivo CID, assim como assinatura do médico sobre o carimbo que contenha o seu nome e CRM – Clique aqui ara acessar o modelo.
  • O cidadão que, tenha incapacidade decorrente de doença, do qual estiver impossibilitado de comparecer até a junta de serviço militar, pode ser representado rapidamente pelo seu tutor ou curador, do qual seja legalmente instituído, levando todos os documentos comprobatórios.
  • Por fim, é preciso que realize o alistamento de maneira online e assim, retire uma cópia para que possa apresentar na JSM.

Essas são algumas das opções específicas das pessoas que precisam se alistar, porém, não sabem em qual delas se encaixam corretamente. Ao ter acesso completo as informações, fica muito mais fácil de realizar o processo.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre como funciona o processo de alistamento militar, quais são as possíveis atualizações referente ao procedimento.

Além disso, aqui você tem acesso a demais informações sobre outras matrículas ou inscrições específicas.

Deixe seu comentário