ETEC 2021 – Vestibulinho, como funciona, cursos e matrícula

As escolas técnicas, também conhecidas como ETECs, oferecem oportunidades para alunos cursarem o ensino técnico e médio gratuitos e de qualidade.

Essas escolas são financiadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e administradas pelo Centro Paula Souza (CPS).

Existem ao todo 223 ETECs espalhadas em todo o estado de São Paulo, abrangendo 165 municípios. Para conseguir frequentar essas escolas, os alunos devem prestar um vestibulinho e atingir pontuação suficiente para frequentar os cursos oferecidos.

A seguir, conheça tudo o que você precisa saber sobre o vestibulinho, como funciona, cursos e a matrícula de ETEC em 2021.

Como funciona o ETEC?

Como funciona o ETEC?

Atualmente, as escolas técnicas administradas pelo CPS residem apenas no estado de São Paulo e possuem excelência em educação.

 

Elas oferecem Cursos Técnicos e acesso ao Ensino Médio em diferentes modalidades:

✅ Cursos Técnicos,

✅ Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio,

✅ Novotec Integrado,

✅ Articulação de Formação Profissional Média e Superior (AMS),

✅ Ensino Médio,

✅ Especialização Técnica.

A disponibilidade dessas modalidades de ensino pode variar de acordo com a ETEC de cada região.

Cada escola também possui uma quantidade de cursos técnicos que podem também variar e até mesmo é possível realizá-los em outros espaços físicos já definidos, como uma extensão da ETEC para aplicar outros cursos.

Entenda melhor o que cada modalidade representa:

Cursos Técnicos

Existem 102 cursos técnicos oferecidos pelas ETECs, a lista está disponível aqui.

Esses cursos possuem duração média de 1200 horas, divididas em três semestres e necessitam da realização do vestibulinho para a entrada do estudante.

Além disso, atualmente também estão sendo oferecidos cursos técnicos a distância.

Eles possuem duas modalidades, onde uma necessita de processo seletivo e a outra não.

 

Curso Técnico Integrado ao Médio

Curso Técnico Integrado ao Médio

Nesse caso, existem duas modalidades existentes, ETIM e EJA.

O ETIM permite que o aluno faça o Ensino Médio na escola e em outro período do dia realize de modo presencial o Curso Técnico de sua escolha, recebendo o seu diploma de técnico, ou seja, o aluno ficará na escola durante dois períodos, geralmente o Ensino Médio é feito durante a manhã e à tarde o aluno realiza as tarefas do Ensino Técnico.

Já o EJA é destinado para jovens e adultos que procuram educação básica em nível médio aliada a educação profissional e também funciona da mesma maneira que o ETIM.

Novotec Integrado

Nesse caso, também existem duas opções.

O Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional dura três anos e as aulas são de meio período (manhã ou tarde). Nesse caso, o aluno terá aulas que irão mesclar as disciplinas da base nacional comum ao Ensino Médio e componentes do ensino profissionalizante. Ou seja, o aluno tem matérias do Ensino Médio e Ensino Técnico, durante apenas um período.

A lista de cursos está disponível aqui.

Também, ainda existe o Ensino Médio com Qualificação Profissional que funciona de maneira semelhante, mas não garante o diploma do ensino técnico, mas sim ajuda nas capacidades e qualificações profissionais dos alunos.

 

Ensino Médio

vestibulinho etec 2021

Existem ainda quatro categorias para se cursar apenas o ensino médio em ETEC, que são: Ensino Médio Regular, Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias e Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

Nenhuma dessas modalidades garante o diploma de ensino técnico.

Especialização Técnica de Nível Médio

Essa modalidade pode ser feita apenas por quem tiver concluído o Ensino Médio e já ter cursado integralmente o Ensino Técnico no mesmo eixo tecnológico do curso de especialização.

Existem 17 cursos disponíveis nessa modalidade.

Quem pode fazer a prova do ETEC?

Você pode consultar quais são os pré-requisitos para entrar em qualquer uma dessas modalidades aqui.

Geralmente, a prova para Ensino Médio é destinada a alunos do 9° ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio.

Os Cursos Técnicos podem ser realizados por todos, inclusive adultos e pessoas já formadas.

Como fazer a prova?

vestibulinho etec

 

Para poder realizar a prova, o candidato deverá realizar a inscrição no site oficial.

Em seguida, deverá ser feito o pagamento da inscrição, no valor de R$30,00 (pode ocorrer alterações), através do boleto bancário fornecido no momento da inscrição eletrônica.

Para saber o local onde o candidato irá realizar a sua prova, basta comparecer à Etec/Extensão de Etec em que pretende estudar ou acessar o site do vestibulinho.

A prova terá duração de quatro horas e o portão da escola em que a prova será realizada será aberto às 12h30min e fechado às 13h30min. Após esse horário, nenhum estudante poderá mais entrar para fazer a prova.

É importante chegar com antecedência para que o aluno ache sua sala na escola e não tenha imprevistos.

As provas são realizadas duas vezes no ano: em junho e dezembro. Porém, nem todas as modalidades são abrangidas nas provas realizadas em junho. Assim como costuma ser com a maioria das matrículas 2021.

vestibulinho-etec

Para conferir quais são as provas oferecidas em junho na ETEC que deseja adentrar, basta ligar ou ir até a mesma.

O vestibulinho é composto por 50 questões de matemática, português, ciências humanas e ciências naturais, que abrangem assuntos cobrados de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

No dia da prova, o candidato poderá levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta ou azul,
  • Lápis preto,
  • Borracha,
  • Régua,
  • Original impresso de um documentos de identidade, que pode ser o seu RG ou CNH.

Existem cotas na ETEC?

Existem cotas na ETEC?

Não existem vagas reservadas para certos alunos nas ETECs, porém as instituições utilizam o Sistema de Pontuação Acrescida, que garante um acréscimo na nota de:

  1. Três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente,
  2. Dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade,
  3. Treze por cento (13%) para o candidato que atender cumulativamente os itens I e II – “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Como funciona a nota da ETEC?

Para entender como funciona a nota final, lembre-se de que cada questão possui o valor de ponto.

nota etec 2021

Candidatos que utilizarem o Sistema de Pontuação Acrescida terão sua Nota Final calculada pela seguinte fórmula:

NF = N (1 + A + P), em que:

  • NF = nota final,
  • N = total de pontos da prova,
  • A (valor 3%) = para o candidato que se declarar afrodescendente,
  • P (valor 10%) = para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Não passei na prova. E agora?

Caso você não tenha passado nas provas para Ensino Médio e Ensino Técnico, existem as vagas remanescentes, que são aquelas que ainda não foram ocupadas pelos alunos após o início das aulas.

Nesse caso, o aluno poderá começar a estudar na ETEC no segundo ano do Ensino Médio ou iniciar o Curso Técnico direto no 2º módulo (os cursos técnicos possuem três módulos anuais).

Documentos para matrícula

Para consultar sobre a classificação, convocação e documentos para a matrícula, você pode acessar o Manual do Candidato neste link e começar a leitura a partir da página 49.

Outras dúvidas frequentes também podem ser tiradas no site oficial do vestibulinho.

Deixe seu comentário