Inscrição Brasil Sorridente 2022: Como Funciona?

Anualmente, alguns serviços de benefícios brasileiros são liberados para os cidadãos, sendo que alguns deles são os mais conhecidos como Casa Verde e Amarela, Leilão Caixa, Bolsa Família e tantos outros.

Um dos mais procurados por parte dos brasileiros é sem dúvidas o Brasil Sorridente. Veja abaixo como ele funciona, quais são suas principais vantagens, quem pode utilizá-lo e como obter acesso do mesmo.

Brasil Sorridente 2022: Como funciona?

Brasil Sorridente 2022: Como funciona?

Disponível diretamente dentro do SUS – Sistema Único de Saúde -, ele é um dos programas que tem como principal intenção disponibilizar saúde de qualidade de maneira gratuita para todos os brasileiros.

Um dos serviços oferecidos é a saúde e higiene bucal, onde todo esse tratamento odontológico não possui nenhum tipo de cobrança, bastando ir até o posto de saúde mais próximo disponível em sua cidade.

Ter um atendimento de qualidade para a região da boca e dos dentes não é uma questão apenas de estética, mas sim de saúde e também na qualidade de vida dos indivíduos, melhorando a auto estima e a forma como se relacionam consigo mesmos.

Esse programa foi criado com essa intenção de tornar os procedimentos que costumam ser extremamente caros, bem mais acessíveis, sendo assim, muitos dos atendentes geralmente são estudantes universitários de odontologia.

Assim, além de estarem aprendendo na prática como executar as ações planejadas, também dão atendimento de qualidade para a população, inteiramente gratuito e com responsabilidade.

No total, já foram mais de 100 milhões de brasileiros que são beneficiados por esse tratamento do SUS, onde são mais de 1030 Centros de Especialidades Odontológicas – CEO -, sem falar nos 8 mil consultórios e 185 unidades no modelo móvel, das quais estão disponíveis em terras brasileiras.

Quem pode usar o programa?

Qualquer brasileiro tem a possibilidade de usar o programa Brasil Sorridente, porque ele é oferecido pelo SUS, alcançando assim pessoas de todos os locas de nosso país e em todos os estados.

Caso você queira começar o quanto antes a usar esse benefício, só é preciso ir até o postinho mais próximo de você, nas conhecidas UBS e assim, levar seu documento de identificação e o seu cartão SUS.

Lá, você deve realizar o agendamento no dia que for melhor, e assim, esperar pela consulta com o dentista disponível, fazendo todos os tratamentos que estão disponíveis dentro do sistema.

Quais são os programas disponíveis dentro do sistema?

Brasil Sorridente 2022: Como funciona?

Esses são alguns dos procedimentos que podem ser usados pelo programa Brasil Sorridente, fique ligado!

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognática;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias;
  • Entre outros.

Dados sobre o programa

De acordo com informações divulgadas pela OMS, o programa Brasil Sorridente é lembrado no mundo inteiro como um dos de maior impacto em todo o mundo.

Isso porque, durante muitos anos, nosso país era visto como um dos que mais negligenciavam a saúde bucal, com grandes índices da população perdendo grande parte dos dentes, tudo isso pela falta de acessibilidade e pelos valores caros atrelados a esses tratamentos.

A maioria desses procedimentos são realizados pelas unidades móveis, onde vão até as pessoas que vivem mais afastadas, como é o caso da comunidade indígena.

Um dos processos que foram criados pelo programa é o da fluoretação, onde há a dição de flúor dentro da água de consumo dos indivíduos, da qual tem como principal intenção, reduzir a incidência de cáries na população.

Mesmo que o programa – em teoria -, prometa atender a todas as pessoas, ainda existe uma grande falta de ambientação e estrutura para atender a grande demanda dos brasileiros, dessa forma, sempre há uma grande fila de espera.

É importante entender que para as famílias de baixa renda, há a priorização do atendimento.

Depois de realizar o primeiro atendimento, o profissional de saúde irá verificar quais são as suas necessidades e assim, encaminhará para o profissional e para os demais procedimentos que devem ser executados.

Deixe seu comentário