Inscrição CDHU 2021: Como funciona, Como fazer, Requisitos

A CDHU é a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, muito conhecida por ser uma empresa criada pelo Governo Federal e vinculada à Secretaria da Habitação, que tem como finalidade proporcionar moradia popular.

A CDHU foi criada em 1949 e trabalha com os programas habitacionais do estado paulista. Seu foco é ajudar as famílias que vivem com determinadas faixas de renda.

Veja como fazer sua Inscrição CDHU 2021, entenda mais sobre a entidade e os requisitos necessários!

Sobre CDHU

Sobre CDHU

 

A CDHU atende a população por meio da produção de moradias e também pela intervenção no desenvolvimento urbano nas cidades, sempre seguindo as diretrizes propostas pela Secretaria da Habitação.

A entidade é reconhecida como uma das maiores companhias habitacionais existentes atualmente, pois foi capaz de construir e comercializar quase 540 mil novas unidades habitacionais – número que pode garantir moradia para mais de 2 milhões de pessoas.

No entanto, a CDHU tem seu trabalho muito além da parte de construção de moradias, pois faz também parte da promoção de ações de desenvolvimento urbano, assim como atua na regularização fundiária de vários empreendimentos e recuperação ambiental de muitos espaços.

Como funciona Inscrição CDHU 2021?

Como funciona Inscrição CDHU 2021?

 

A CDHU faz a construção de moradias – residências (casas térreas e apartamentos – padronizadas de modo a disponibilizá-las para a população do estado de São Paulo. Com o mesmo intuito do já conhecido programa Minha Casa Minha Vida.

Com preços acessíveis, para participar do programa é preciso fazer a Inscrição CDHU 2021. A partir da inscrição, você precisa aguardar um sorteio, onde serão selecionados os beneficiários deste projeto habitacional.

O sorteio é aberto aos participantes de forma a assegurar a transparência do processo, sem que se favoreça alguém.

Vale lembrar que a CDHU não deixa os cadastros salvos, por isso não existe a possibilidade de se inscrever a qualquer hora e aguardar um sorteio. As inscrições são abertas somente quando um empreendimento já está em fase final de implantação. 

O interessado precisa ficar de olho no site oficial da CDHU para saber quais os empreendimentos estão com inscrições abertas e seguir as indicações na página.

Como é feito o pagamento?

Em casos de sorteio e contemplação, você pode quitar o imóvel de maneira integral (à vista, caso tenha dinheiro suficiente para isso) ou parcelar por meio de financiamento.

O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser também utilizado para abatimento total ou parcial. Por isso uma das importâncias de contribuir ao ser trabalhador via CLT.

O parcelamento, caso seja sua opção, pode ser feito em até 25 anos de financiamento. A CDHU estabelece um limite de comprometimento de renda – de 15% a 30% – com a intenção de reduzir o risco de inadimplência.

Como fazer Inscrição CDHU 2021?

Como fazer Inscrição CDHU 2021?

 

No seu interesse de adquirir uma moradia através do programa da CDHU, é necessário aguardar a abertura das inscrições 2021 para o empreendimento na cidade em que reside ou mesmo na cidade em que o chefe da família trabalha.

A Inscrição CDHU 2021 é fundamental para que a família participe do sorteio público.

Tanto no site da CDHU, quanto em meios de comunicação tradicionais, você pode obter informações sobre local, data e condições para participar dos sorteios.

Você também pode conferir as informações em Postos de Atendimento, em Escritórios Regionais ou pelo telefone Alô CDHU (0800 000 2348).

A venda do imóvel, durante o financiamento, pode ser formalizada apenas após a aprovação da CDHU.

Você, como comprador, antes de efetuar a negociação com o mutuário, precisa se dirigir à CDHU, já que existem algumas regras complementares que devem ser cumpridas a fim de regularizar a transação. 

Lembre-se que a CDHU não é uma imobiliária – não há contato entre as partes interessadas na compra e venda de um determinado imóvel.

Confira no site da CDHU quais são os municípios que estão com inscrições abertas.

Inscrição CDHU presencial

Trata-se das inscrições feitas em núcleos e postos de atendimento da CDHU.

Para verificar qual a unidade mais próxima de sua residência, confira o site oficial da organização.

Basta comparecer à unidade, indicar em qual empreendimento deseja comprar o imóvel, apresentar os documentos solicitados e realizar a inscrição para o sorteio.

Inscrição CDHU online

A inscrição online é a opção mais prática e pode ser realizada por meio do site oficial.

Em ambos os casos, é só selecionar o empreendimento que tiver inscrições abertas, efetuá-la preenchendo o formulário de cadastro com informações pessoais e registrar seu interesse em participar do sorteio.

Um detalhe importante a ser apontado é que a inscrição CDHU online não é liberada para todos os empreendimentos e tal informação pode ser verificada no edital de abertura de inscrição de cada um deles.

Quem pode participar da Inscrição CDHU 2021?

Quem pode participar da Inscrição CDHU 2021?

 

O foco do programa da CDHU é ajudar famílias de baixa renda, principalmente aquelas que se encaixam entre 1 a 10 salários mínimos.

Além disso, é possível que também façam a sua Inscrição CDHU 2021:

  • Famílias afetivas,
  • Famílias que se casaram no civil ou no religioso, mesmo com ou sem filhos,
  • Famílias monoparentais (onde a família é composta apenas pela mãe ou pelo pai e seus filhos),
  • Famílias anaparentais (onde parentes residem na mesma residência),
  • Casais com união homoafetiva, com ou sem filhos,
  • Casais que possuem união estável, com filhos ou não,
  • Pessoas que moram sozinhas, mas com pelo menos 30 anos e sem filhos.

Caso você faça parte de algum dos grupos citados, faça sua Inscrição CDHU 2021 para ter a chance de ter uma moradia de qualidade.

Ainda, é importante cumprir um requisito de tempo de permanência no município em que tentará uma residência: no mínimo 5 anos (60 meses) morando na cidade. 

É ainda avaliado se o candidato não possui outro tipo de financiamento aberto ou mesmo imóveis em seu nome.

Documentos necessários

A lista de documentos para inscrição na CDHU é pequena, abrangendo documentação básica, somente.

Entretanto, atente-se a um detalhe: será preciso apresentar documentos de todos os integrantes da família que residirão no novo lar. São solicitados:

  • RG (no caso de menores de idade, a certidão de nascimento é suficiente),
  • CPF,
  • Carteira de trabalho,
  • Comprovante de renda (holerite e extrato bancário),
  • Comprovante de residência atualizado.

Posteriormente, caso seja contemplado no sorteio o inscrito terá de apresentar os documentos supracitados e outros eventualmente solicitados pela CDHU para elaboração do contrato.

Principais benefícios

  • Compra de moradias populares por preços mais baixos em comparação aos que são tradicionalmente praticados pelo mercado imobiliário, facilitando a realização do sonho da casa própria,
  • Possibilidade de uso do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para abatimento total ou parcial do valor a ser pago pelo imóvel,
  • Financiamento com parcelamento de até 25 anos,
  • Baixo comprometimento da renda mensal familiar ou individual, entre 15% a 30%, para reduzir o risco de inadimplência.

Regras do sorteio do CDHU

Depois de realizar a inscrição, o cidadão vai ser informado sobre o local e a data do sorteio.

O solicitante deverá participar de todo o processo de sorteio, caso contrário, poderá ser desclassificado.

No dia do sorteio, o solicitante vai receber duas vias de senha do CDHU. Uma das vias ficará com ele, e a outra, escrito a palavra URNA deve ser colocada no lugar correspondente.

Depois do sorteio dos nomes, os sortudos receberão uma convocação para apresentar todos os documentos solicitados para que o CDHU avalie o enquadramento do perfil.

As famílias sorteadas precisam atualizar o CADÚNICO no seu município, a partir daí, os trâmites para conseguir a sua moradia vão começar.

Aqueles que não conseguiram ser sorteados, podem tentar novamente em uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário