Inscrição Dataprev 2021: Como fazer, requisitos, benefícios e informações

Muitos brasileiros têm dúvidas com relação à Inscrição Dataprev 2021. Primeiramente, vamos explicar o que de fato significa essa sigla comumente mencionada em telejornais e internet.

Na realidade, Dataprev é uma empresa de tecnologia estatal, mas que será privatizada em 2021. Ela possui a responsabilidade de processar todo e qualquer pagamento de benefícios aos cidadãos brasileiros.

Para conseguir alguns benefícios como o INSS, existem trabalhadores que precisam se inscrever, porém quem já possui registro no PIS/PASEP já é inscrito automaticamente.

Como fazer Inscrição Dataprev 2021?

Inscrição Dataprev 2021

A empresa Dataprev possui inúmeros clientes importantes, entre eles:  ANTT (Agência Nacional dos Transportes), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Ministério da Economia, Cidadania e Trabalho, Secretaria da Receita Federal, Instituições financeiras públicas e privadas, entre outras.

Ou seja, é a Dataprev que paga e administra alguns benefícios do INSS e Trabalhistas como: pensão por morte, aposentadorias, salários maternidade, seguro desemprego, etc.

É importante salientar que os trabalhadores com carteira assinada já estão inscritos no sistema da Dataprev e, portanto, têm direito a esses benefícios em algum momento da vida.

Todavia, existem aqueles que atuam em regime autônomo que não possuem seu seguro social garantido, pois não contribuem.

Para esses, é possível fazer a inscrição Dataprev 2021 e passar a contribuir para que possam receber aposentaria e outros benefícios.

Confira como fazer isso:

1- Acesse o site do INSS,

2- Clique em “Inscreva-se”.

Inscrição Dataprev 2021

3- Depois, abrirá uma tela com várias opções. Clique em “Cidadão”.

4- Escolha a opção ” inscrição” e comece a preencher os dados solicitados.

Depois da inscrição, o trabalhador vai receber o NIT ( Número de Inscrição do Trabalhador) e poderá contribuir para ter direitos como: afastamento por doença, salário maternidade, aposentaria e outros.

Para que serve o Dataprev 2021?

De um modo geral, o Dataprev é um serviço online que disponibiliza acesso a muitos serviços, como é o caso dos que estão citados abaixo:

🔹 Aposentadorias urbanas: solicitação ou acompanhamento do pedido,

🔹 Salário-maternidade: solicitação ou acompanhamento do pedido,

🔹 Extrato Previdenciário (CNIS): visualização do histórico de contribuições do empregado e de todos que já contribuíram para a Previdência,

🔹 Calculadoras: possibilidade de realização de cálculos sobre os tempos de contribuição para aposentadorias e outros serviços,

🔹 Agendamentos: realização de agendamentos físicos,

🔹 Extrato de pagamento de benefícios: acompanhamento de benefícios já concedidos ou que estão pendentes,

🔹 Carta de concessão de benefício: documento que possui a forma de cálculo, renda mensal inicial, conta em que o benefício é depositado, entre outros dados,

🔹 Agendamento de perícia: solicitação de agendamento online para pedidos de benefícios que exigem perícia,

🔹 Extrato de empréstimo consignado: visualização da existência de empréstimo consignado em determinado benefício e suas condições.

Através da Inscrição Dataprev 2021, você tem acesso a todos esses serviços.

Quem pode se inscrever?

Inscrição Dataprev 2021

As pessoas que já possuem inscrição em programas do governo como NIS e PIS/PASEP não podem realizar nova inscrição.

Contudo, se a condição for afiliado, os requisitos são:

  • Idade mínima 16 anos de idade,
  • Informar categoria de segurado (contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial).

É fundamental que o cidadão informe o campo de atividade mesmo que a condição seja de facultativo. Um exemplo disso são as “donas de casa”.

Caso a condição seja “não afiliado”, os requisitos são:

  • Sem idade mínima,
  • Devem ser informados as opções de dependente (para recebimento do benefício).

Porém, no caso de não afiliados (crianças e procuradores) é fundamental que se faça a inscrição pessoalmente nas agências do INSS. Não é necessário fazer nenhum agendamento prévio.

Outra forma de inscrição Dataprev 2021 é também pelo telefone 135, porém, só é valido no caso de “afiliado”.

É importante salientar que tanto pela internet como pelo telefone, não é necessário enviar nenhum tipo de documento. Basta informar os dados corretamente e receber o número de NIT.

Quais as regras?

Existem algumas observações para fazer a inscrição Dataprev 2021 que devem ser levadas em conta, são elas:

  • Pessoas que não podem realizar o cadastro e as solicitações por algum motivo, como doença grave e outras situação podem ter um representante, porém o mesmo deve comparecer em uma agência para se informar como funciona a questão da procuração;
  • Não é permitido realizar inscrição no sistema após o falecimento do cidadão, portanto, se tiver algum assunto a ser tratado, é necessário procurar a Agência do INSS.

A maneira mais rápida de conseguir qualquer tipo de certidão ou relatório é através do sistema “Meu INSS”, por isso, é importante que todo o cidadão baixe o aplicativo no seu celular ou consulte pelo site no computador através do seu cadastro para acompanhar de perto a situação.

Portanto, só há benefícios em fazer a inscrição Dataprev 2021, essa ação pode lhe poupar muitas idas a Agências do INSS para buscar informações. Com isso, poderá fazer tudo de casa.

Qualquer dúvida, ligue para o telefone 135.

Benefícios Dataprev

Inscrição Dataprev 2021

Os brasileiros inscritos no Dataprev, sobretudo no que diz respeito ao INSS, possuem uma certa garantia no ganho de benefícios, entre eles:

  • Salário maternidade,
  • Aposentaria (idade, invalidez, tempo de contribuição, especial),
  • Afastamento por doença;

A contribuição mensal que o trabalhador faz assegura mais tranquilidade a longo prazo, pois ele não ficará desamparado em nenhuma dessas situações (gravidez, aposentaria, doença, acidentes, etc.).

Orientações

Inscrição Dataprev 2021

Confira os adendos para fazer a inscrição Dataprev 2021!

  • Trabalhadores que já possuem PIS/PASEP, NIT ou NIS, mas esqueceram o número, é fundamental acessar o formulário de inscrição, preencher os dados.

Caso já for encontrado uma inscrição existente, o NIT aparecerá na tela.

  • Não se pode realizar a inscrição depois da data em que houve o falecimento do cidadão, qualquer dúvida ou necessidade, o interessado precisa comparecer em uma agência do INSS, pode ser a mais próxima de casa,
  • Os dados dos trabalhadores ficam armazenados no sistema Dataprev, a qualquer momento, eles têm o direito de solicitar qualquer tipo de comprovação.

Como pode-se notar, o procedimento de inscrição é muito simples, rápido e pode ser feito completamente online.

Todavia, o interessado pode ligar no 135 para tirar dúvidas e se cadastrar, bem como comparecer a uma agência do INSS mais próxima se tiver alguma dificuldade para ter acesso pela internet ou telefone.

Extratos Dataprev 2021

Um dos serviços mais procurados no sistema Dataprev tem relação com os extratos, que abrangem os extratos de pagamento, de Imposto de Renda (IR), de contribuição e de empréstimo.

Extratos Dataprev 2021

 

O extrato de pagamento serve como um comprovante de renda, sendo um documento importante para situações em que você precisa solicitar crédito ou em casos mais simples como abertura de crediário em alguma loja.

O extrato de Imposto de Renda (IR) é fundamental para a declaração de IR, podendo ser impresso diretamente do site ou no app “Meu INSS”.

Já o extrato de contribuição (CNIS) fornece informações sobre as contribuições que você realizou como autônomo ou ainda que seus empregadores realizaram durante os anos.

Se for necessário, acesse o extrato de contribuição de empréstimo para conferir se existem empréstimos consignados (com desconto direto no extrato de seu benefício), além de saber o valor descontado, nome da instituição, bem como a margem do consignado disponível.

O Dataprev 2021 é bem intuitivo e conta com um menu fácil, com os serviços vistos de imediato. Aproveite a Inscrição Dataprev 2021 para estar sempre atento (a) às suas informações!

O último Concurso

Para quem precisa se preparar para concursos, uma boa dica é estudar com base nas últimas provas. O último concurso da Dataprev ocorreu em 2016, com duração prevista até 2020. O concurso contou com uma oferta de quase duas mil vagas efetivas e de cadastro reserva, para cargos de nível médio e superior.

Foram registradas mais de 31 mil inscrições, com as vagas distribuídas pelas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Os cargos

Foram ofertados os seguintes cargos:

  • Analista de Processamento;
  • Analista de Tecnologia da Informação;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Médico do Trabalho;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Analista de Tecnologia da Informação.

Etapas do Concurso

Logo da Dataprev em prédio
  • Prova Objetiva para todos os cargos (eliminatório e classificatório);
  • Prova Discursiva para todos os cargos (eliminatório e classificatório);
  • Avaliação de Títulos (somente para os cargos de Analista).

As provas mudavam de acordo com nível de ensino e cargo. Para cargos de Ensino Médio, por exemplo, as provas foram da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) – 10 questões;
  • Conhecimentos Gerais – 05 questões;
  • Conhecimentos Específicos – 30 questões.

As provas discursivas foram aplicadas apenas para os classificados nas provas objetivas. Já a avaliação de títulos seguiu os critérios abaixo:

  • Título de Doutor, obtido em instituição oficial reconhecida pelo MEC, concluída até a data de apresentação dos títulos – 2,5 pontos;
  • Título de Mestre, obtido em instituição oficial reconhecida pelo MEC, concluída até a data de apresentação dos títulos – 1,5 pontos;
  • Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), realizada em instituição oficial reconhecida pelo MEC, concluída até a data de apresentação dos títulos – 0,5 pontos.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário