Inscrição Dataprev 2021: Como fazer, requisitos, benefícios e informações

Muitos brasileiros têm dúvidas com relação à Inscrição Dataprev 2021. Primeiramente, vamos explicar o que de fato significa essa sigla comumente mencionada em telejornais e internet.

Na realidade, Dataprev é uma empresa de tecnologia estatal, mas que será privatizada em 2021. Ela possui a responsabilidade de processar todo e qualquer pagamento de benefícios aos cidadãos brasileiros.

Para conseguir alguns benefícios como o INSS, existem trabalhadores que precisam se inscrever, porém quem já possui registro no PIS/PASEP já é inscrito automaticamente.

Como fazer Inscrição Dataprev 2021?

Inscrição Dataprev 2021

A empresa Dataprev possui inúmeros clientes importantes, entre eles:  ANTT (Agência Nacional dos Transportes), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Ministério da Economia, Cidadania e Trabalho, Secretaria da Receita Federal, Instituições financeiras públicas e privadas, entre outras.

Ou seja, é a Dataprev que paga e administra alguns benefícios do INSS e Trabalhistas como: pensão por morte, aposentadorias, salários maternidade, seguro desemprego, etc.

É importante salientar que os trabalhadores com carteira assinada já estão inscritos no sistema da Dataprev e, portanto, têm direito a esses benefícios em algum momento da vida.

Todavia, existem aqueles que atuam em regime autônomo que não possuem seu seguro social garantido, pois não contribuem.

Para esses, é possível fazer a inscrição Dataprev 2021 e passar a contribuir para que possam receber aposentaria e outros benefícios.

Confira como fazer isso:

1- Acesse o site do INSS,

2- Clique em “Inscreva-se”.

Inscrição Dataprev 2021

3- Depois, abrirá uma tela com várias opções. Clique em “Cidadão”.

4- Escolha a opção ” inscrição” e comece a preencher os dados solicitados.

Depois da inscrição, o trabalhador vai receber o NIT ( Número de Inscrição do Trabalhador) e poderá contribuir para ter direitos como: afastamento por doença, salário maternidade, aposentaria e outros.

Quem pode se inscrever?

Inscrição Dataprev 2021

As pessoas que já possuem inscrição em programas do governo como NIS e PIS/PASEP não podem realizar nova inscrição.

Contudo, se a condição for afiliado, os requisitos são:

  • Idade mínima 16 anos de idade,
  • Informar categoria de segurado (contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial).

É fundamental que o cidadão informe o campo de atividade mesmo que a condição seja de facultativo. Um exemplo disso são as “donas de casa”.

Caso a condição seja “não afiliado”, os requisitos são:

  • Sem idade mínima,
  • Devem ser informados as opções de dependente (para recebimento do benefício).

Porém, no caso de não afiliados (crianças e procuradores) é fundamental que se faça a inscrição pessoalmente nas agências do INSS. Não é necessário fazer nenhum agendamento prévio.

Outra forma de inscrição Dataprev 2021 é também pelo telefone 135, porém, só é valido no caso de “afiliado”.

É importante salientar que tanto pela internet como pelo telefone, não é necessário enviar nenhum tipo de documento. Basta informar os dados corretamente e receber o número de NIT.

Benefícios Dataprev

Inscrição Dataprev 2021

Os brasileiros inscritos no Dataprev, sobretudo no que diz respeito ao INSS, possuem uma certa garantia no ganho de benefícios, entre eles:

  • Salário maternidade,
  • Aposentaria (idade, invalidez, tempo de contribuição, especial),
  • Afastamento por doença;

A contribuição mensal que o trabalhador faz assegura mais tranquilidade a longo prazo, pois ele não ficará desamparado em nenhuma dessas situações (gravidez, aposentaria, doença, acidentes, etc.).

Orientações

Inscrição Dataprev 2021

Confira os adendos para fazer a inscrição Dataprev 2021!

  • Trabalhadores que já possuem PIS/PASEP, NIT ou NIS, mas esqueceram o número, é fundamental acessar o formulário de inscrição, preencher os dados.

Caso já for encontrado uma inscrição existente, o NIT aparecerá na tela.

  • Não se pode realizar a inscrição depois da data em que houve o falecimento do cidadão, qualquer dúvida ou necessidade, o interessado precisa comparecer em uma agência do INSS, pode ser a mais próxima de casa,
  • Os dados dos trabalhadores ficam armazenados no sistema Dataprev, a qualquer momento, eles têm o direito de solicitar qualquer tipo de comprovação.

Como pode-se notar, o procedimento de inscrição é muito simples, rápido e pode ser feito completamente online.

Todavia, o interessado pode ligar no 135 para tirar dúvidas e se cadastrar, bem como comparecer a uma agência do INSS mais próxima se tiver alguma dificuldade para ter acesso pela internet ou telefone.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário