Inscrição ENADE 2021: Veja Aqui Como Funciona!

A inscrição ENADE 2021 deve ser realizada por estudantes que estão concluindo os cursos de graduação de determinadas áreas de ensino. O Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes visa avaliar o desempenho das pessoas formadas com relação ao conteúdo ensinado nos cursos.

Mediante a isso, é possível analisar se os estudantes estão tendo um bom ensino e se existe um aprofundamento na formação geral e atualizações necessárias baseadas na realidade atual do Brasil e do mundo.

Como fazer a inscrição ENADE 2021?

Como fazer a inscrição ENADE 2021

O Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes é uma prova aplicada todos os anos. O principal objetivo é fazer uma avaliação dos cursos de ensino superior no País, a responsável por realizar essa aplicação é o INEP, uma entidade vinculada ao Mistério da Educação, que também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Através dos resultados das avaliações é feito o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Apesar de ser obrigatório a realização do ENADE, o estudante também se beneficia com isso, pois isso pode ser citado no seu currículo para valorizar ainda mais o diploma.

Para realizar a inscrição ENADE 2021 o estudante só precisa comparecer no dia e local da prova e preencher o cadastro, pois as demais obrigatoriedades ficam por conta da Instituição de Ensino que fará a intermediação com o INEP.

A Universidade vai avisar os alunos que se enquadram nos requisitos, eles precisam preencher um formulário com os dados. Depois disso, informará detalhes de horários e locais que o mesmo deve comparecer.

Quem pode fazer?

Pessoa segurando smartphone com página do Enade em aberto

Os estudantes que estão concluindo cursos de bacharelado devem realizar o ENADE, a exigência é que eles tenham pelo menos 80% da carga horária cumprida e ainda não tenham colado grau.

Obviamente que não são todos anualmente que devem fazer, pois, existem muitos cursos no Brasil. Porém, existe um ciclo avaliativo que vai determinar as áreas de avaliação e os cursos vinculados para determinado ano.

Nas áreas de conhecimento em cursos de bacharelado e licenciatura derivam a tabela das áreas. Que cuida disso é o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Com relação as áreas tecnológicas, é baseada no CNCST – Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Em alguns casos, os estudantes que estão ingressando no curso superior também são convocados, é necessário que eles tenham de 0 a 0,25% da carga mínima do curso até o dia da inscrição.

Os estudantes que estão concluindo cursos superiores na área de Tecnologia também são obrigados a realizar o exame, precisam ter ao menos 75% da carga horária do curso e ainda não tenham se formado até o dia das inscrições.

Veja também:

Pronatec – Como fazer a sua inscrição 

Quais cursos farão o ENADE 2021?

Pessoas realizando a consulta do Enade

O Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes ocorre em ciclo, é obrigação da Instituição de Ensino Superior ter acesso ao calendário do ENADE 2021, afinal, é responsabilidade deles fazer a inscrição dos cursos que fazem parte do ciclo e também dos estudantes.

Alguns cursos que serão avaliados nesse ano serão:

  • Bacharelados nas áreas de ciências sociais aplicadas;
  • Ciências humanas;
  • Curso superior de Tecnologia em: Gestão e Negócios, Hospitalidade, Lazer, Produção, Cultural, Design e Apoio Escolar.

A exemplo disso estão:

  • Ciências contábeis;
  • Administração;
  • Comunicação Social;
  • Secretariado;
  • Jornalismo;
  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Direito;
  • Turismo;
  • Designer;
  • Pedagogia;
  • Filosofia;
  • História;
  • Psicologia;
  • Teologia;
  • Relações Internacionais;
  • Entre outros cursos da área.

Cronograma do ENADE 2021

Cronograma do ENADE 2021O prazo de inscrição ENADE 2021 será entre Julho e Agosto, as Instituições de Ensino tem mais de um mês para cadastrar os cursos e os alunos.

Porém, o estudante deve fazer o Preenchimento do cadastro de informações pessoais, nesse caso, o prazo é de Julho a Novembro, uma semana antes da aplicação da prova, o prazo se encerra.

Caso o estudante tenha alguma necessidade especial, é importante que seja informado no cadastro, contudo, o prazo para isso é em Setembro.

No geral, as provas do ENADE acontecem no final de Novembro, praticamente no final do ano letivo.

Os alunos que não puderem comparecer por algum motivo importante, devem solicitar a dispensa. As instruções estarão no cronograma oficial divulgado no Edital inscrição ENADE 2021.

É recomendado que os estudantes leiam o edital do INEP após a Instituição de Ensino divulgar a participação deles no ENADE 2021.

 

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário