Inscrição ENEM 2022: Como fazer a sua, documentos e mais
Todos os anos, é comum que vários estudantes brasileiros fiquem ansiosos e deem duro para conseguir uma boa nota em uma das provas mais importantes, que é o Enem 2022.
Mas, você sabe como funciona? Veja aqui mais sobre como fazer sua inscrição, quais são os documentos necessários, o que você precisa ter atenção e muito mais, portanto, fique ligado!
Inscrição ENEM 2022: Como fazer a sua?
Para você conseguir compreender melhor como funciona o processo de inscrição do Enem 2022, veja abaixo um passo a passo completo e acompanhe:
- Acesse o site oficial do Enem/Inep, que é: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
- Agora, você deve selecionar a opção “Página do participante”;
- Depois disso, faça login no site ou então, efetue seu cadastro;
- Você deve preencher o formulário com todos os dados que serão requisitados;
- Lembre-se imprimir o boleto para fazer o pagamento da taxa de inscrição e então, finalize esse procedimento.
É importante fazer o pagamento da taxa de inscrição, visto que é ela quem concretiza o processo de cadastro, do contrário, perderá a oportunidade de fazer o teste e assim, a chance de entrar em uma instituição de ensino superior.
Quem pode se inscrever no Enem 2022?

Da mesma forma como os demais programas criados pelo Governo Federal em conjunto com o MEC – Ministério da Educação -, para conseguir efetuar sua inscrição no Enem 2022, é necessário corresponder a certos pré-requisitos.
Qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio ou que tenha finalizado o mesmo, pode fazer sua inscrição para o Enem.
Porém, existem casos únicos que precisam de certo tipo de atendimento diferenciado ou especial nas provas, sendo assim, é preciso ter atenção nos documentos que são exigidos e portanto, solicitar o atendimento durante a inscrição.
Podem se inscrever no Enem 2022:
- Pessoas que estão cursando o Ensino Médio ou que já tenham finalizado esse grau de formação;
- Apenas aquelas pessoas que fizeram o pagamento da taxa de inscrição, tirando aqueles que tenham direito ao processo de isenção desse valor.
Prova do Enem Digital 2022
Conhecida como a versão digital do Enem, ela foi executada pela primeira vez no ano de 2021, referente ao Enem 2020. Ela é simplesmente a versão informatizada desse exame.
Sendo assim, ao invés da pessoa resolver a prova diretamente no papel, tudo é feito diretamente no computador. É esperado que todas as provas desse exame sejam feitas inteiramente nesse formato até o ano de 2021.
Dessa forma, está sendo executada uma transição gradual entre esse modelo tradicional e também o modelo digital. É importante destacar que a inscrição é a mesma do formato físico.
Mas, é preciso ter atenção na hora de finalizar o cadastro, sendo que se deve escolher como o aluno deseja fazer a prova, seja online ou fisicamente. No ano de 2022, estão disponíveis 100 mil vagas para o modelo online.
Cronograma do Enem 2022: fique atento!

Ainda não se tem ideia ao certo sobre o calendário do cronograma do Enem 2022, visto que o mesmo não foi divulgado pelo Inep e nem pelo Ministério da Educação – MEC.
Mas, é possível ter uma noção baseando-se no calendário que foi usado para 2021, visto que as datas costumam ser próximas, portanto, acompanhe abaixo:
- Inscrições: dos dias 30/6 a 14/7;
- Pagamento da inscrição: até o dia 19/7;
- Pedido de atendimento especializado: dos dias 30/6 a 14/7;
- Pedido de tratamento pelo nome social: entre os dias 19 a 23/7;
- Provas: entre os dias 21 e 28/11.
Quando o calendário do Enem 2022 for liberado, esse post será atualizado, por isso, continue acompanhando esse conteúdo para obter informações novas sobre o que mudará e o que pode ser primordial para ter um bom exame.
Documentos necessários para o dia da prova
É importante que no dia da prova, o aluno tenha consigo alguns documentos, visto que do contrário, não poderá efetuar o teste.
É preciso ter consigo um documento com foto original, sendo assim, obrigatória a apresentação do mesmo antes de entrar na sala de aula.
Veja abaixo quais são os documentos que são aceitos, mesmo que estejam com sua data expirada:
- RG (carteira de identidade);
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Carteira de reservista ou certificado de dispensa, que contenha foto;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Passaporte;
- Identificação que seja fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham a validade como documento de identidade.
Agora que você já sabe mais sobre como funciona o processo do Enem 2022, não perca tempo e fique de olho na data de abertura da mesma.
Deixe seu comentário