Inscrição ENEM 2022: Como fazer a sua, documentos e mais

Todos os anos, é comum que vários estudantes brasileiros fiquem ansiosos e deem duro para conseguir uma boa nota em uma das provas mais importantes, que é o Enem 2022.

Mas, você sabe como funciona? Veja aqui mais sobre como fazer sua inscrição, quais são os documentos necessários, o que você precisa ter atenção e muito mais, portanto, fique ligado!

Inscrição ENEM 2022: Como fazer a sua?

Para você conseguir compreender melhor como funciona o processo de inscrição do Enem 2022, veja abaixo um passo a passo completo e acompanhe:

  1. Acesse o site oficial do Enem/Inep, que é: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  2. Agora, você deve selecionar a opção “Página do participante”;
  3. Depois disso, faça login no site ou então, efetue seu cadastro;
    Inscrição ENEM 2022: Como fazer a sua?
  4. Você deve preencher o formulário com todos os dados que serão requisitados;
  5. Lembre-se imprimir o boleto para fazer o pagamento da taxa de inscrição e então, finalize esse procedimento.

É importante fazer o pagamento da taxa de inscrição, visto que é ela quem concretiza o processo de cadastro, do contrário, perderá a oportunidade de fazer o teste e assim, a chance de entrar em uma instituição de ensino superior.

Quem pode se inscrever no Enem 2022?

Quem pode se inscrever no Enem 2022?

Da mesma forma como os demais programas criados pelo Governo Federal em conjunto com o MEC – Ministério da Educação -, para conseguir efetuar sua inscrição no Enem 2022, é necessário corresponder a certos pré-requisitos.

Qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio ou que tenha finalizado o mesmo, pode fazer sua inscrição para o Enem.

Porém, existem casos únicos que precisam de certo tipo de atendimento diferenciado ou especial nas provas, sendo assim, é preciso ter atenção nos documentos que são exigidos e portanto, solicitar o atendimento durante a inscrição.

Podem se inscrever no Enem 2022:

  • Pessoas que estão cursando o Ensino Médio ou que já tenham finalizado esse grau de formação;
  • Apenas aquelas pessoas que fizeram o pagamento da taxa de inscrição, tirando aqueles que tenham direito ao processo de isenção desse valor.

Prova do Enem Digital 2022

Conhecida como a versão digital do Enem, ela foi executada pela primeira vez no ano de 2021, referente ao Enem 2020. Ela é simplesmente a versão informatizada desse exame.

Sendo assim, ao invés da pessoa resolver a prova diretamente no papel, tudo é feito diretamente no computador. É esperado que todas as provas desse exame sejam feitas inteiramente nesse formato até o ano de 2021.

Dessa forma, está sendo executada uma transição gradual entre esse modelo tradicional e também o modelo digital. É importante destacar que a inscrição é a mesma do formato físico.

Mas, é preciso ter atenção na hora de finalizar o cadastro, sendo que se deve escolher como o aluno deseja fazer a prova, seja online ou fisicamente. No ano de 2022, estão disponíveis 100 mil vagas para o modelo online.

Cronograma do Enem 2022: fique atento!

Cronograma do Enem 2022: fique atento!

Ainda não se tem ideia ao certo sobre o calendário do cronograma do Enem 2022, visto que o mesmo não foi divulgado pelo Inep e nem pelo Ministério da Educação – MEC.

Mas, é possível ter uma noção baseando-se no calendário que foi usado para 2021, visto que as datas costumam ser próximas, portanto, acompanhe abaixo:

  • Inscrições: dos dias 30/6 a 14/7;
  • Pagamento da inscrição: até o dia 19/7;
  • Pedido de atendimento especializado: dos dias 30/6 a 14/7;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: entre os dias 19 a 23/7;
  • Provas: entre os dias 21 e 28/11.

Quando o calendário do Enem 2022 for liberado, esse post será atualizado, por isso, continue acompanhando esse conteúdo para obter informações novas sobre o que mudará e o que pode ser primordial para ter um bom exame.

Documentos necessários para o dia da prova

É importante que no dia da prova, o aluno tenha consigo alguns documentos, visto que do contrário, não poderá efetuar o teste.

É preciso ter consigo um documento com foto original, sendo assim, obrigatória a apresentação do mesmo antes de entrar na sala de aula.

Veja abaixo quais são os documentos que são aceitos, mesmo que estejam com sua data expirada:

  • RG (carteira de identidade);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Carteira de reservista ou certificado de dispensa, que contenha foto;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte;
  • Identificação que seja fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham a validade como documento de identidade.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o processo do Enem 2022, não perca tempo e fique de olho na data de abertura da mesma.

Deixe seu comentário