Inscrição EsPCEx 2021: Sobre o curso, Como fazer, Dicas, Salário

O Brasil conta com algumas escolas de ensino preparatório para o exército. Dentre elas, temos a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A EsPCEx foi criada em 1944, na cidade de Campinas, São Paulo, sendo um curso de formação muito concorrido e com uma ampla concorrência alta, assim como a admissão à vaga.

O objetivo dessa instituição é fornecer a formação inicial para oficiais de combate do Exército Brasileiro, preparando-os para serem cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Dessa forma, é aplicado um exame intelectual e depois, um concurso de admissão para o ESPCEX exército, de caráter eliminatório para assim estar em destaque. Veja as últimas notícias e perguntas frequentes.

Esse curso de formação é muito procurado para quem tem interesse no ensino militar e em uma das vagas do concurso, veja aqui mais informações sobre a prova objetiva e as questões que serão avaliados após concluir todas etapas conforme previsto.

Para participar da escola é preciso cumprir alguns requisitos e participar do processo seletivo. Confira abaixo mais informações sobre o processo de inscrição e concurso EsPCEx em 2021, como funciona o edital do concurso, mais sobre a formação de graduação e a admissão à aspirante oficial na Aman. Saiba mais sobre o concurso e eventos do calendário geral, seja pelo ambiente virtual e tudo sobre a graduação de oficiais, além dos contratos de serviços.

espcex

Curso da EsPCEx

Inscrição EsPCEx 2021

O curso da EsPCEx tem duração de 5 anos em regime de internato. As aulas tem duração de 50 minutos com intervalos até dia de conclusão da realização do curso. Com ele, se obtém uma formação em graduação específica, mais especificamente em graduações de oficiais, sejam eles homens ou mulheres, conforme previsto.

O aluno que concluir os cinco anos com nota superior ou igual a 5,0 em cada uma das disciplinas será considerado graduado como aspirante a Oficial de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico e pode seguir os estudos na AMAN. Mas primeiro, é preciso passar no concurso ESPCEX, ter concluído o nível médio e realizar a inscrição do concurso até dia final.

Dentre as disciplinas do curso, o aluno terá aulas de: Língua Portuguesa I, Língua Inglesa I, Língua Espanhola I, História do Brasil, Física, Química I, Cálculo, Cibernética I, Introdução às Técnicas Militares, Técnicas Militares I e II e Treinamento Físico Militar – TFM I, II e III).

Na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. A aprovação para realizar o curso depende do desempenho escolar do aluno. É preciso estar dentro da proposta pedagógica para os candidatos inscritos e demais informações que na internet está disponível.

Já a cadete do sexo feminino, poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material Bélico. Os dois entram em ampla concorrência entre a vagas dos concursos abertos, validando apenas com o pagamento da taxa. Ambos precisam ter a altura mínima para participar do concurso do exército, além de não estar com demais pendências em algumas funcionalidades do site ou portal do governo até o último dia.

Veja também!

Como ingressar no ITA

Como fazer Inscrição EsPCEx 2021?

Inscrição EsPCEx 2021

As inscrições para o curso EsPCEx são feitas online, pelo site oficial e são abertas anualmente entre maio e junho. O primeiro passo é ficar atento para a data de inscrição do concurso, preencher seus dados e seu endereço corretamente durante a realização da matrícula.

É preciso pagar uma taxa de R$90,00 no ato da inscrição, que deve ser paga até dia estipulado no boleto. Caso seja necessário, é possível emitir novamente no site ESPCEX, além de obter demais informações sobre as inscrições do concurso ESPCEX.

Alunos que possam comprovar baixa renda podem pedir a isenção da taxa de inscrição, não somente nesse concurso da polícia mas também demais concursos abertos. Todos os concursos da ESPCEX exército são repletos de perguntas frequentes, você pode procurar rapidamente em uma busca no portal, sabendo mais sobre o concurso no fim das contas, além das 20 questões.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever, é preciso cumprir alguns requisitos, além de ter o nível médio completo, o candidato deverá:

  • Ser brasileiro,
  • Ter entre 17 e 22 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matricula,
  • Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio.

Dicas gerais

Inscrição EsPCEx 2021

Para participar do curso preparatório para cadetes, é preciso participar de um processo seletivo que é composto por uma prova, pela inspeção de saúde, por um exame de aptidão física, uma avaliação psicológica e pela comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

Geralmente, as provas escritas acontecem entre maio e setembro e podem ser realizadas em diversos locais do país, como indicado no mapa que consta no manual do candidato. Por isso, é sempre importante verificar no concurso de admissão ESPCEX 2020 todos os fatos importantes, até mesmo aqueles de caráter eliminatório, que estão disponíveis na página inicial e como destaque do concurso e no militar ambiente.

Os candidatos aprovados nessa fase são chamados para ir pessoalmente até a sede da EsPCEx em janeiro do ano seguinte para participar das próxima etapas do processo, que é tido como caráter eliminatório, conforme descrito no cartão de confirmação autorizado pelo exército.

Para ter acesso as provas anteriores e poder se preparar para o processo seletivo, acesse a página.

A prova é composta por 100 questões de múltipla escolha e também uma redação. O resultado é divulgado entre novembro e dezembro.

Dentre as características avaliadas no exame de aptidão física, o aluno do sexo masculino deve ter no mínimo 1,60 m de altura e mulheres devem ter no mínimo 1,55 m de altura. Além disso, são realizadas provas de corrida, abdominal e flexão de braços, mais especificamente na barra fixa.

Os candidatos aprovados em todas as etapas podem fazer a matrícula.

Remuneração Militar

Inscrição EsPCEx 2021

O salário dos militares das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – dependem do nível de hierarquia e é composto por:

  • Soldo,
  • Adicionais,
  • Gratificações,
  • Descontos obrigatórios.

O valor exato do salário de um militar pode ser conferido na Medida Provisória nº 2215-10, de 31 de agosto de 2001 e também na atualização das tabelas de soldos militares constante no Diário Oficial da União.

Tenha atenção durante a realização dos testes, além da comprovação dos requisitos necessários, o que está em jogo são vagas de nível alto em um concurso público que após conclusão, dará um “up” em sua carreira profissional militar.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário