Inscrição Fuvest 2021: Veja aqui como fazer a sua!

Os candidatos interessados em fazer o vestibular para um curso superior na USP ( Universidade de São Paulo) ou na Faculdade de Ciências Médicas na Santa Casa devem fazer a inscrição Fuvest 2021.

A Fuvest é uma Fundação especializada na realização de vestibular para a Universidade de São Paulo – USP e a FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas na Santa Casa de São Paulo. Por isso, não é exagero dizer que a Fuvest é o segundo maior vestibular do Brasil.

Como fazer inscrição Fuvest 2021?

Todos os anos, mais de 140 mil candidatos fazem a inscrição para realizar o vestibular da Fuvest. O interesse em pleitear uma vaga nas duas renomadas Instituições de ensino superior abrange candidatos de todo o Brasil

Por conta disso, a grandiosidade do vestibular da Fuvest só perde pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Se você também quer fazer parte desse time de estudantes, realize o procedimento abaixo:

  1. Acesse o site da FUVEST – https://www.fuvest.br/;
  2. No menu, clique em “Vestibular”;
    Como acompanhar notícias sobre a Fuvest online
  3. Note que na sessão “Últimas Notícias” geralmente é  anunciado quando será o próximo vestibular.
    Como acompanhar notícias sobre a Fuvest online

Além disso, é possível ver mês a mês informações do calendário de inscrições e provas.

Quando as inscrições são abertas, os candidatos poderão realizar nesse mesmo endereço. É fundamental preencher o formulário corretamente e imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição que é cerca de R$182,00.

Não esqueça de ler o edital e manual do candidato que geralmente é divulgado no portal uma semana antes do início  das inscrições.

Quando abrem as inscrições para a Fuvest 2021?

As inscrições para a FUVEST são liberadas no mês de Agosto e vão até Setembro. Os candidatos tem aproximadamente 30 dias para realizar o procedimento no site.

Vale lembrar que a inscrição só é efetivada depois do pagamento da taxa.

Candidatos de baixa renda podem solicitar redução da taxa, conforme edital, essa ação deve ser feita no mês de Junho e termina em Julho. Os interessados tem mais de 20 dias para fazer o pedido.

O pedido pode ser feito pelo site clicando aqui, basta aguardar o prazo de abertura.

Quem pode fazer o vestibular da Fuvest?

Estudantes realizando a prova de vestibular da Fuvest

Geralmente o vestibular da Fuvest é feito por dois tipos de pessoas:

  • Os Treineiros – são os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio que se inscrevem para testar os seus conhecimentos;
  • Os alunos – que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio e já querem tentar uma das 8 mil vagas oferecidas no vestibular da Fuvest.

Em alguns casos, pessoas que já possuem um diploma de curso superior também fazem o vestibular da Fuvest para fazer uma segunda graduação.

O que estudar para a Fuvest?

Diante de tanta concorrência, é fundamental que os candidatos se preparem para a prova.

O vestibular da Fuvest é realizado em duas fases:

Na primeira fase, os candidatos terão que resolver 90 questões de matemática, biologia, português, língua estrangeira, química, física e geografia. A prova é de múltipla escolha.

Para fazer a segunda fase, o candidato precisa se sair bem na primeira fase.

Nessa etapa, será feita a redação e a prova de conhecimentos específicos, pois o objetivo é testar o saber do candidato. A prova é dissertativa.

Além das matérias tradicionais, é fundamental que o interessado leia as obras literárias divulgadas no edital, pois algumas questões serão baseadas nelas.

Requisitos e vagas

Ao todo, são cerca de 8 mil vagas disponíveis em toda a instituição USP.

unidade fuvest

O vestibular Fuvest possui três tipos de vagas:

✔️ AC (Ampla Concorrência): para todos os candidatos, sem nenhum pré-requisito,

✔️ EP (Escola Pública): candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, independente de renda,

✔️ PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, independente da renda.

Formas de ingresso

Fuvest vista de cima

No momento da inscrição Fuvest 2021,os interessados deverão fazer a opção de modalidade de ingresso, que pode ser:

  • Ampla concorrência – Vagas destinadas a todos os candidatos;
  • Escola Pública – Estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas no Brasil;
  • PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) – Vagas direcionadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

Fique atento ao calendário do vestibular Fuvest, pois todas as informações de data, local e horários serão divulgados previamente.

Além disso, a Fuvest é bem rigorosa com relação aos itens que o candidato carrega no dia do vestibular.

Portanto, não podem ser levados aparelhos celulares e nem relógios no local da prova, esses devem ficar retidos até o final do exame.

O candidato deverá levar documento original com foto, caneta esferográfica de tinta azul, lápis, borracha, apontador e régua transparente.

Datas Provas Vestibular FUVEST 2021

As datas para a realização das várias fases da FUVEST também não foram divulgadas. Porém, também com base em análise de anos anteriores, podemos prever quando elas acontecerão.

É preciso ficar atento às possíveis mudanças, uma vez que o vestibular pode sofrer alterações em seu funcionamento.

A primeira fase, por exemplo, composta por uma prova de conhecimentos gerais, geralmente ocorre no último domingo de novembro.

Espera-se que ela ocorra no dia 28 de novembro de 2020.

Já a segunda fase, com uma prova de português, a redação e a prova de disciplinas específicas de cada curso, costuma acontecer no primeiro domingo e na primeira segunda-feira de janeiro do ano seguinte.

Caso esse padrão seja seguido, ela acontecerá nos dias 03 e 04 de janeiro de 2021.

Já as provas de habilidades específicas, tais como as de música, artes visuais, artes cênicas etc., ocorrem entre meados de dezembro e início de janeiro, não sendo possível prever quando acontecerão.

Inscrição FUVEST 2021: Como são as provas?

O vestibular FUVEST é um dos mais concorridos do Brasil, especialmente no que tange o processo seletivo da USP, uma das principais instituições do estado de São Paulo.

As provas são divididas em duas fases, são elas:

  • 1ª fase –  O candidato deve responder 90 questões de múltipla escolha relacionadas as matérias de  inglês, matemática, português, história, geografia, física, biologia e química;
  • 2ª fase – Essa etapa é compostos por duas fases: A primeira é dissertativa (10 questões de português e 1 redação), e a segunda prova é sobre a carreira escolhida, onde o candidato precisa responder 2 questões de 2 ou 4 disciplinas da área.

O local onde o candidato faz a 1ª fase do vestibular 2021, jamais será o mesmo onde ele fará a 2ª fase.

É fundamental que os todos fiquem atentos aos locais das provas, horários e aos itens permitidos e proibidos de levar – você confere todas essas informações no momento de Inscrição FUVEST 2021 com seu edital.

Os candidatos que vão realizar vestibular para artes cênicas, música e artes visuais devem fazer  também uma prova específica de habilidades. Nesse caso, cada curso tem uma data e local que serão divulgados no manual do candidato.

Os gabaritos e os cadernos de provas são divulgados no mesmo dia da avaliação, dessa forma, o candidato pode ter uma noção de como foi o seu desempenho.

Depois disso, o mesmo deve esperar a divulgação do resultado, caso aprovado, é necessário comparecer na data marcada para realizar a matricula na Universidade, com exceção dos treineiros que realizam o vestibular apenas para testar seus conhecimentos.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário