Inscrição GDAE 2021 – Requisitos, documentos e demais informações
A Gestão Dinâmica de Administração Escolar (GDAE) é uma plataforma criada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de centralizar informações sobre alunos das redes públicas e particulares, docentes, instituições de ensino, etc.
Além disso, a plataforma disponibiliza vários serviços, tanto para alunos e docentes quanto para os responsáveis legais.
Veja como fazer a sua inscrição no GDAE 2021 e como utilizar essa importante plataforma.

Quem pode acessar o GDAE 2021?
Os serviços da plataforma GDAE estão disponíveis para:
- Alunos da rede pública e particular de ensino,
- Professores e servidores da rede pública e particular,
- Pais e responsáveis legais pelos alunos,
- Prestadores de serviços escolares.
Por isso, ter acesso ao GDAENET é muito mais simples do que você pode imaginar, portanto, basta que faça sua inscrição e assim, comece a usufruir o quanto antes de todos os benefícios disponibilizados para os pais e responsáveis.
Como acessar o GDAE?
Caso você seja aluno ou pai ou responsável por um aluno, não há razão para você acessar o GDAE. Em vez disso, você precisará acessar a Secretaria Escolar Digital, que pode ser acessada através deste link.
O GDAE é exclusivo para professores e servidores. Para acessá-lo, é preciso acessar o seguinte endereço: http://portalnet.educacao.sp.gov.br.
A aparência do GDAE é a seguinte:

Simplesmente insira o usuário e a senha, que vimos como obter no primeiro item deste guia, e aperte em “entrar”.
Já para acessar o GDAENET, o endereço é o seguinte: https://gdaenet.edunet.sp.gov.br.
A aparência do GDAENET é um pouco diferente, assemelhando-se mais à aparência da Secretaria Escolar Digital.

Nele, você poderá selecionar o sistema, como “cadastro de alunos”, “contagem de tempo”, “cargos” etc., inserir o login do operador e a senha e acessar o sistema.
Como se inscrever?

A inscrição pode ser feita o ano todo diretamente na plataforma online.
A inscrição muda de acordo com o perfil de quem está acessando. Basta acessar a plataforma e seguir as instruções.
Para a inscrição será necessário:
- Número do Registro do Aluno,
- RG e CPF do responsável legal, prestador de serviço e servidor,
- Código CIE da escola.
No caso de alunos e responsáveis legais, é obrigatório ter cadastro na secretaria escolar.
Escolas devem ter código CIE fornecido pela secretaria de educação.
Servidores e prestadores de serviços devem informar dados pessoais para acesso.
Para Servidores da Secretaria de Educação
Os servidores da Secretaria de Educação utilizam o mesmo login e senha utilizados no antigo Portalnet.

Quem quiser solicitar uma nova senha ou precisa se cadastrar pela primeira vez pode fazê-lo no site.

Para alunos
Para alunos, o login é número do RA + dígito do RA + UF do RA (por exemplo: 987654321sp).
Lembrando que o RA é o Registro do Aluno – número utilizado para identificação dos alunos no Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Siga os passos para isso:
- Acesse o site oficial,
- No campo “Selecione o sistema” clique em “Cadastro de Alunos”,
- No campo “Operador” digite seu Login (o número do seu RA);
- No campo “Senha” digite sua senha (data de nascimento do estudante).
Para os estudantes, o login será o seu RA, com o dígito e o Estado. A senha é a data de nascimento sem as barras. Exemplo:
- Login: RA + dígito do RA + UF do RA – 123456789sp;
- Senha: Data de nascimento sem barras – 01012010.
Para quem não sabe o número do seu RA, basta consultar essa informação na secretaria da sua escola. Os alunos também podem prestar atenção sobre como funciona o Enade.

Para pais ou responsáveis
Os pais ou responsáveis legais utilizam como login o número do RG + dígito do RG + UF do RG (por exemplo: rg123456789sp).
O cadastro pode ser solicitado na secretaria da escola do aluno.
A senha inicial é o número do CPF. A senha pode ser trocada posteriormente.
Rede municipal ou particular
O acesso no sistema do GDAE 2021 também tem suas especificidades para as instituições abaixo:
Para Prefeituras Municipais
O perfil e acesso dos servidores das Prefeituras Municipais são cadastrados por uma pessoa responsável através do “Gestor de Usuários – Outras Redes”.
O login é “pm” + código da Prefeitura (por exemplo: pm12121).
Veja também: Como fazer sua inscrição na UNOPAR
Para Escolas Municipais
O perfil e acesso dos servidores das Prefeituras Municipais são cadastrados por uma pessoa responsável através do “Gestor de Usuários – Outras Redes”.
O login é “em” + código CIE da escola (por exemplo: em121212). A senha é cadastrada pelo próprio usuário.
Para Escolas Particulares
O perfil e acesso dos servidores das Escolas Particulares, são cadastrados por uma pessoa responsável através do “Gestor de Usuários – Outras Redes”.
O login é “ep” + código CIE da escola (por exemplo: ep121212). A senha é cadastrada pelo próprio usuário.
O que precisa para se inscrever?
A inscrição depende da categoria. Para resumir:
- Alunos: RA e data de nascimento,
- Professores e servidores: CPF e data de nascimento,
- Pais e responsáveis: RG e CPF,
- Administradores escolares: código CIE da escola.
Lembre-se: alunos, pais ou responsáveis legais precisam ter o cadastro feito na escola antes de acessar o sistema.
O código CIE de cada instituição é fornecido pela secretaria de educação.
Como recuperar a senha?
Caso você tenha perdido a sua senha, você pode recuperá-la através da própria plataforma do GDAE. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
- Na página inicial, vá em “esqueci a senha”, no canto direito, indicado pela seta vermelha na imagem abaixo;
- Na página seguinte, você deverá selecionar a que categoria você pertence.
- Simplesmente selecione a sua categoria. Neste exemplo, seguiremos pelo caminho “servidor da rede estadual”
- Na página seguinte, simplesmente insira as informações solicitadas e aperte em “enviar”.
Siga os passos orientados pela própria plataforma e você será capaz de recuperar a sua senha perdida ou de cadastrar uma nova!
Requisitos Inscrição GDAE 2021
O acesso ao GDAE pode ser feito diretamente pelos alunos, pais ou responsáveis legais, professores, servidores e administradores escolares.
Serve para otimizar a gestão escolar, incluindo o desempenho do estudante nas atividades escolares, boletim e o calendário com as atividades.
Prazo de inscrição
Não há um prazo de inscrição pré-determinado.
É possível criar o seu cadastro no sistema em qualquer época do ano, desde que siga as recomendações acima.
Lembrando que o cadastro e o acesso pode ser feito direto no site.
Pais e alunos podem ter que atualizar os dados cadastrais na escola antes de poder acessar o sistema pela primeira vez.
Serviços disponibilizados pela plataforma

O GDAE disponibiliza vários serviços de forma gratuita. Os principais serviços são:
- Consulta de boletim escolar,
- Consulta do caderno do aluno (possibilita o acompanhamento do calendário escolar),
- Lançamento de notas,
- Acesso à lista de turmas,
- Acompanhamento das informações sobre a unidade escolar,
- Obtenção do histórico escolar,
- Acompanhamento de notas e frequência dos alunos,
- Conhecimento de eventos escolares,
- Consulta pública de concluintes.
O GDAE é uma forma muito interessante e eficiente de otimizar a administração escolar no estado, facilitando o acesso às informações estudantis e simplificando todo o processo.
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