Inscrição Minha Casa Minha Vida 2022: Como Fazer a Sua?

Um dos programas criados pelo Governo Federal para facilitar a vida e o conforto dos brasileiros é sem dúvidas o Minha Casa Minha Vida, onde por meio de condições especiais, é possível financiar um lar.

Você sabe como funcionará o processo para o ano de 2022? Veja aqui mais sobre como fazer sua inscrição, quais são os documentos necessários, o que você deve ter atenção e muito mais.

Continue ligado!

Minha Casa Minha Vida 2022: Inscrição

Minha Casa Minha Vida 2022: Inscrição

O Minha Casa Minha Vida é um dos únicos programas do qual a inscrição não é feita de forma online, sendo necessário ir até a empresa de interesse, o que muda conforme a renda familiar do solicitante.

Nesse caso, se a renda mensal familiar for menor do que R$1,8 mil, esse processo deve ser realizado diretamente na inscrição da prefeitura local, ou, diretamente em uma entidade organizadora. Depois disso, é iniciado todo o processo.

Já aquelas famílias que possuem renda mensal de até R$7 mil, podem fazer essa contratação por meio de uma entidade organizadora ou de maneira individual.

Nesse caso, só é preciso realizar uma simulação ou ir diretamente até um Correspondente Caixa Aqui ou na agência da Caixa mais próxima.

Por meio da simulação, aquele que fizer a solicitação fica por dentro de quais são suas condições específicas de financiamento, incluindo os juros, o valor e a quantia de parcelas.

Se você quer ter acesso a uma simulação, basta clicar nesse link para ficar por dentro da sua condição específica.

A renda da família, se é ou não participante do programa Bolsa Família, tem interferência direta nas inscrições desejadas.

Aqueles que forem escolhidos pela prefeitura e conseguirem a validação da Caixa, precisam esperar pela resposta referente a data do sorteio das unidades e também a assinatura do contrato.

Se você já escolheu um imóvel, a Caixa fará a avaliação das documentação, realizando a vistoria que é precisa e assim, oferecendo as condições mais propícias para o financiamento.

Quais são os documentos necessários para a inscrição 2022?

Quando o interessado for até a prefeitura ou até a construtora, é necessário ter os seguintes documentos em mãos para realizar esse pedido, que são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Extrato do FGTS atualizado;
  • Declaração de imposto de Renda
  • Ficha de cadastro habitacional;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento.

Depois de enviar todos os documentos solicitados, o candidato em questão, precisa passar por todo o trâmite de análise. Caso seja escolhido, passará então pelo procedimento referente ao financiamento do programa.

Se existirem demais dúvidas sobre o programa, é indicado entrar em contato diretamente com a central de atendimento da Caixa, onde o número é: 0800 726 0101.

Quais são os pré requisitos para participar do programa?

Minha Casa Minha Vida 2022: Inscrição

Antes de se empolgar sobre o processo do Minha Casa Minha Vida, é interessante saber que é preciso estar dentro de alguns pré requisitos do programa.

Primeiramente, para a faixa 1, são:

  • Ter renda familiar compatível com a modalidade selecionada;
  • Não ter nenhum imóvel em seu nome e nem estar no processo de financiamento de um;
  • E por fim, não ser beneficiário de nenhum outro programa habitacional do governo.

Já sobre as regras gerais, independente de qual sejam as faixas de renda, incluem:

  • Não ter o nome sujo no SPC/SERASA;
  • Necessidade de fazer a comprovação de renda, inclusive para autônomos;
  • Se cadastrar diretamente no SIACI (Sistema Integrado de Administração de Carteiras Imobiliárias), e também no CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários) depois da solicitação.

Se você não está dentro de nenhuma dessas condições e possibilidades acima, é possível fazer sua inscrição rapidamente pelo site do imóvel desejado, entrando e contato com todo o procedimento.

Tenha atenção sobre as datas de cada construtora ou imobiliária, visto isso é primordial para conseguir obter sua casa/apartamento.

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais informações importantes sobre como funciona o Minha Casa Minha Vida em sua região, além de demais atualizações sobre esse programa do Governo que pode acontecer.

Deixe seu comentário