Inscrição UECE 2021 – Como funciona, Como fazer, Resultados

Um bom planejamento é fundamental para quem está querendo prestar um vestibular e cursar em uma universidade de qualidade. Um desses exemplos vem da Universidade Estadual do Ceará (UECE),

Fundada em outubro de 1973, mas com sua primeira instalação concretizada apenas em 1977, a instituição se preocupa desde seu começo com sua competência no ensino e com os profissionais no intuito de atender as mais diversas demandas sociais e profissionais.

Quer fazer parte desta universidade? Então veja como fazer a Inscrição UECE 2021!

Como funciona o vestibular UECE 2021?

Inscrição UECE 2021

A UECE faz parte da lista das universidades mais concorridas do Nordeste, afinal é de extrema referência no ensino superior.

É importante que você saiba que as vagas disponíveis em um vestibular da UECE estão separadas em 50% para estudantes que entram usando a nota do ENEM, enquanto que os outros 50% envolvem a entrada pelo vestibular da instituição.

O uso da nota do ENEM será determinante para a classificação dos candidatos. Quanto maior a nota, maior a chance de uma melhor classificação e uma vaga na UECE. Além disso, o ingresso na UECE pode ser feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que faz uso da nota do ENEM para classificar os candidatos.

Já pelo vestibular, que é o assunto desse texto, envolve a aplicação de uma prova relativamente extensa que dura 3 dias, divididas em duas fases:

  • 1ª Fase do vestibular UECE:

É composta por uma prova com 70 questões objetivas sobre disciplinas básicas do Ensino Médio, como: Matemática, Português, Língua Estrangeira (espanhol, inglês ou francês), Geografia, História, Física, Biologia e Química.

  • 2ª Fase do vestibular UECE:

É a etapa mais complexa, pois conta com 3 provas específicas e redação.

Tais provas irão variar conforme o curso escolhido por cada candidato, mas todas elas possuem 20 questões de múltipla-escolha.

Como fazer Inscrição UECE 2021?

Inscrição UECE 2021 como fazer

O processo de Inscrição UECE 2021 acontece de maneira online, porém ainda não podemos lhe fornecer datas específicas das provas e nem das inscrições.

É fundamental que você fique atento (a) às novidades no site oficial da universidade para não perder os prazos, ok?

Para se inscrever, quando o período estiver liberado, você precisará fazer os seguintes passos:

1– Acesse o site oficial da UECE,

2– No menu existente na página, clique em “Ingresso na UECE”.

Inscrição UECE 2021 passos

3– Aparecerá algumas opções logo abaixo do menu principal, sendo que a que você precisa clicar é “Vestibular presencial/a distância”.

Inscrição UECE 2021 passos

4– Algumas informações estarão presentes na tela. No caso, para dar continuidade você precisa entender que o vestibular da UECE é realizado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), ocorrendo duas vezes ao ano.

A modalidade EAD fica a cargo da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para realizar sua Inscrição UECE 2021, clique em “Acesse o site da CEV”.

Inscrição UECE 2021 passos

A partir daí, as informações para o próximo vestibular UECE 2021 surgirão. Leia os editais e siga o processo completo de inscrição.

Quando começam as inscrições para o vestibular da UECE?

O período de inscrições começa em Março. Os candidatos geralmente tem 10 dias para preencherem o requerimento.

As provas de habilidades específicas começam a ser realizadas em Abril e vão até Maio. Está tudo exemplificado no manual do candidato.

As datas e locais das provas são indicados no cartão do candidato. O vestibular da UECE é realizado em duas fases, uma delas é em Maio, e a segunda, em Junho.

A 1ª fase do vestibular inclui prova de conhecimentos gerais e de múltipla escolha. São 85 questões distribuídas entre disciplinas como: Geografia, história, filosofia, matemática, ciências da natureza, física, química, linguagens e códigos, biologia e física.

A 2ª fase é realizada em dois dias, ela é constituída por 4 provas incluindo língua portuguesa, redação e conhecimentos específicos.

Formas de ingresso

A inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021 pode ser feita pelos seguintes candidatos:

Cotistas

São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas (municipais ou estaduais) no estado do Ceará.

O interessado deve apresentar o seu histórico escolar e comprovar que a família tem uma renda igual ou menor de 1,5 salário per capita.

Os cotistas podem se enquadrar nos seguintes segmentos: A – Autodeclarados pretos, B –  autodeclarados pardos, C – autodeclarados indígenas, D – Cota social (destinado para quem não se enquadra nas posições anteriores, mas fez o ensino médio em escola pública no estado).

Ampla disputa

Os candidatos não cotistas concorrem as outros 50% das vagas. Incluindo:

Pessoas com deficiência

Aquelas que não são optantes de cotas, mas concluíram o ensino médio em escolas públicas ou privadas de qualquer local do Brasil

Pessoas não optantes por cotas ou vagas reservadas ao PcD que tenham estudado em escolas públicas ou privadas em todo o território brasileiro.

Regras gerais para o sistema de cotas

Os candidatos que pretendem entrar na UECE pelo sistema de cotas devem assinalar essa opção do requerimento de inscrição para o vestibular.

É fundamental que todas as informações fornecidas sejam devidamente comprovadas, afim de garantir idoneidade no processo.

A lista de documentos que devem ser apresentadas pelos cotistas constam no edital e manual do candidato, entre eles estão:

  • Ficha de autodeclaração;
  • CPF;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Carteira de trabalho de todos os membros da família, caso não tiver, pode ser o contrato de trabalho. Pede-se para anexar o contracheque para comprovar o salário atualizado.

Mais dúvidas sobre a inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021, o candidatos podem entrar em contato com a Instituição. Clique aqui para ver a lista de telefones úteis!

Cursos UECE 2021

Inscrição UECE 2021 resultado

Cada processo de vestibular da UECE terá cursos e número de vagas diferenciados, o que leva em consideração também a cidade onde você pretende estudar.

A lista completa dos cursos está disponível no site oficial da UECE.

Porém, aqui citamos alguns dos cursos mais populares de graduação da instituição:

  • Ciência da Computação,
  • Ciências Biológicas,
  • Ciências Sociais,
  • Educação Física,
  • Enfermagem,
  • Física,
  • Letras,
  • Matemática,
  • Medicina,
  • Nutrição,
  • Química.

Para conferir todos os cursos, em todas as cidades, campus e turno, siga o passo a passo:

  • Acesse: http://www.uece.br.
  • Clique em “Cursos” e, após, em “Graduação”;
    UECE 2021
  • Clique em “Selecionar a cidade” e escolha a opção que deseja.
    UECE 2021 UECE 2021

Além de Fortaleza, você poderá escolher entre Crateús, Iguatu, Itapipoca e mais outras cinco cidades. Lembre-se que a sua escolha também dependerá da disponibilidade do curso na cidade escolhida.

A UECE também oferta cursos de educação profissional, especialização e conta com programas de mestrado e doutorado. A universidade conta, ainda, com projetos de extensão, que são abertos à toda comunidade, independente de ser aluno ou não, fazendo com que o conhecimento universitário chegue até a população.

Gabarito e Resultados

Inscrição UECE 2021 prova

Depois da realização do vestibular UECE 2021, você pode se interessar em descobrir como se saiu verificando o gabarito oficial, não é?

A própria universidade disponibiliza o gabarito após as provas, por isso você só precisa acessar o site oficial da UECE e fazer seu login (aquele que você criou para a inscrição).

Geralmente, a UECE disponibiliza o gabarito no dia seguinte ao da prova.

Já o resultado oficial é divulgado cerca de um mês depois da aplicação do vestibular.

Não esqueça que se caso você for aprovado (a) é necessário se deslocar até a universidade para oficializar sua matrícula.

Boa sorte no processo de Inscrição UECE 2021, no vestibular e em sua aprovação.

Como montar um cronograma de estudo?

Com os principais conteúdos em mãos, é hora de aprender a montar o seu cronograma de estudo. Em uma agenda, planner ou caderno, comece a programar todas as atividades do seu dia, sem exageros, de acordo com o tempo que você tem disponível, e inclua os estudos.

Estabeleça um tempo para estudar cada disciplina e os dias para estudar cada área; por exemplo: determine que em um dia você irá estudar as disciplinas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além disso, é importante também separar por turnos, pois você pode estudar um conteúdo pela manhã e outro à tarde, caso tenha disponibilidade.

Foque nas matérias que você tem mais dificuldade, mas não esqueça de estudar o que você também tem facilidade. Estabeleça dias de descanso, pois isso também é muito importante.

Estudos comprovam que, depois de trinta minutos, o nosso cérebro já não consegue mais focar tão bem no conteúdo, por isso, mesmo que você goste de estabelecer duas ou três horas para estudar determinada disciplina, procure não extrapolar.

Pesquise provas antigas e refaça quantas vezes forem necessárias. Além de ajudar você a aprender, você terá noção de como o conteúdo é cobrado na prova.

Como você pode ter percebido ao longo da sua leitura, a UECE é uma universidade completa e passar no vestibular é o início de uma grande jornada acadêmica, em uma ótima universidade; por isso, dedique-se nos estudos, pois você pode ser um dos aprovados no vestibular 2021.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário