Inscrição UFRGS 2021 – Passo a passo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior centenária, com sede em Porto Alegre, e que acumula boas avaliações nacionais e internacionais de educação.

Todos os anos, a UFRGS abre as portas para novos estudantes de diversos cursos de graduação através do processo seletivo próprio e de outras formas de ingresso, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo.

Quem quiser se destacar já pode buscar informações sobre como funciona o vestibular da universidade e quais as formas de se inscrever em 2021. Neste texto, vamos trazer mais detalhes sobre a UFRGS, as regras do processo seletivo e dicas gerais de todos os passos para entrar na instituição. Anote tudo com atenção e boa leitura!

Fachada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS 2021

Há duas formas principais de ingressar na UFRGS em 2021: através do vestibular da instituição e participando do processo seletivo do Sisu. Para o vestibular, a universidade disponibiliza 70% das vagas, o que corresponde a cerca de 3.980 novas matrículas todos os anos. O restante, 30%, ou seja 1.691 vagas, é destinado para os alunos que participam do Sisu.

É importante lembrar que o mesmo estudante pode se candidatar pelas duas formas de acesso, já que se tratam de processos seletivos diferentes. No entanto, se for aprovado em ambos, deverá optar por apenas uma das modalidades para fazer a matrícula.

Vestibular

A prova do vestibular UFRGS 2021 é realizada em quatro dias, divididos em dois finais de semana, geralmente nos meses de novembro e dezembro. Ao todo, são nove cadernos de múltipla escolha, objetivas, e uma redação.

No exame, são avaliados os conhecimentos dos candidatos nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Matemática, Redação e Química. Para conferir o conteúdo, o estudante pode acessar o Manual do Candidato, no site da universidade. 

Inscrição

Menina realizando o vestibular da UFRGS

As inscrições para o vestibular próprio da instituição de ensino são feitas em entre agosto e setembro, exclusivamente pela internet, no site www.ufrgs.br/vestibular, e a taxa cobrada é de aproximadamente R$145. A inscrição do aluno só será homologada após a confirmação do pagamento, que pode ser feito em qualquer agência bancária.

Para pedir isenção da taxa de inscrição, o estudante precisa comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional, e também ter cursado ou estar concluindo a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Mesmo que tenha o pedido de isenção deferido, o candidato precisa realizar a inscrição no vestibular da mesma forma.

Passo a passo

Antes do período de inscrições, a UFRGS irá divulgar o edital com todas as informações pertinentes ao concurso do vestibular 2021. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site www.vestibular.ufrgs.br de um computador ou dispositivo móvel conectado a uma impressora;
  • Informe o número do seu CPF e endereço de e-mail válido (o sistema irá verificar se há algum pedido de isenção e se foi aprovado) no tópico para “Inscrição”;
  • Preencha os campos com dados pessoais, opção de curso, língua estrangeira que será cobrada no vestibular, município onde deseja realizar a prova, opção de sistema de ingresso e questionário sobre o perfil do candidato;
  • Verifique se todas as informações estão corretas e imprima o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  • Faça o pagamento em qualquer agência bancária ou via internet-banking;
  • Use seus dados para acessar novamente a página do participante, no site da UFRGS, e consulte o status da inscrição.

O candidato pode fazer a inscrição quantas vezes quiser, já que só será validado o processo mediante o pagamento da taxa. Depois disso, o estudante precisa acompanhar a divulgação dos locais de prova, ensalamento e outros dados pertinentes à realização do concurso, que também estarão disponíveis pela internet, no site da universidade.

Para quem não tem acesso à internet, a UFGRS disponibiliza pontos com computadores na Comissão Permanente de Seleção (COPERSE), em Porto Alegre, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), localizado em Imbé, e no Campus Litoral Norte, em Tramandaí.

Requisitos

Inscrição UFRGS 2021

Outro aspecto ligado à inscrição UFRGS 2021, é necessário que o candidato atenda também alguns requisitos básicos.

Isto é, para ingressar na UFRGS não é utilizada a nota do exame do ENEM. A decisão de não utilizar a pontuação do ENEM foi adotada desde 2019.

Porém, parte das vagas ainda são reservadas para situações específicas, como:

  • 30% das vagas são para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) – sistema que usa as notas do ENEM,
  • Porcentagem das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, além de vagas para portadores de deficiência.

Para saber se você atende aos requisitos, além de entender quais são as demais exigências da instituição para a inscrição UFRGS 2021 é preciso conferir o edital de cada edição.

Modalidades Vestibular UFRGS

Inscrição UFRGS 2021

Outro ponto importante sobre a inscrição UFRGS 2021 são as modalidades do vestibular, separadas de acordo com a renda familiar do candidato.

No momento da inscrição, é necessário que o candidato declare a condição em que se encontra, a qual pode ser:

  • Primeira Modalidade: L1 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo,
  • Segunda Modalidade: L2 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, sendo ainda autodeclarado preto, pardo ou indígena,
  • Terceira Modalidade: L3 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, sem importar a renda familiar,
  • Quarta Modalidade: L4 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, sem importar sua renda familiar, sendo ainda autodeclarado preto, pardo ou indígena,
  • Quinta Modalidade: L9 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, que possui renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, e que seja pessoa com deficiência,
  • Sexta Modalidade: L10 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, sendo autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja ainda pessoa com deficiência,
  • Sétima Modalidade: L13 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, e que seja ainda pessoa portadora de deficiência.

Ainda existe a Modalidade L14, que se relaciona com estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, sendo pessoa autodeclarado preto, pardo ou indígena, e que seja ainda pessoa portadora de deficiência.

Documentos

Além disso, com a declaração deu que pertence a alguma das modalidades acima indicadas, é necessário que o candidato possa comprovar as informações indicadas no processo de inscrição.

Da mesma forma, caso consiga uma das vagas disponibilizadas, é necessário comparecer a instituição com alguns documentos em mãos.

Dentre os principais documentos que precisará, seja para a inscrição ou confirmação da vaga, estão:

  • CPF e RG,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Histórico escolar do ensino médio e Certificado de Conclusão,
  • Comprovação de renda familiar,
  • Autodeclaração étnico racial,
  • Laudo médico para comprovação de possíveis deficiência.

Datas e Locais Vestibular UFRGS 2021

Inscrição UFRGS 2021

Por fim, é importante saber que, além de serem feitas pela internet, as inscrições começam em um período específico.

Em geral, os prazos para inscrição vão de agosto a setembro do ano anterior, ou seja 2020.

Além disso, para realizar as provas e concorrer a uma das vagas, é preciso saber o local em que elas serão realizadas. A confirmação do local é encaminha ao candidato, e podem ser consultadas pelo portal do candidato.

As provas são realizadas entre o final de novembro e início de dezembro. Fique atento!

Sisu

Menina realizando prova do vestibular da UFRGS

Para ingressar na universidade pelo Sisu, o candidato precisa ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem que atingir a nota de corte para o curso de interesse, de acordo com o número de vagas ofertadas para a modalidade. A inscrição para o Sisu é gratuita e também é realizada pela internet, desta vez no site do programa. 

Fachada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apesar do Sisu ser realizado duas vezes por ano, a UFGRS só participa deste processo seletivo no primeiro semestre, em janeiro, e pode distribuir as entradas dos alunos entre o primeiro e o segundo semestre. A instituição também tem como critério que o candidato tenha, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e 500 pontos na redação.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário