Inscrição UFPA (Universidade Federal do Pará) 2021: Como Funciona?

Os candidatos interessados em fazer a inscrição UFPA Universidade Federal do Pará 2021 devem entrar no site nos períodos indicado no edital e fazer o cadastro para então, pleitear uma vaga em uma das Universidades mais conceituadas do País.

A UFPA possui 12 Campis no estado do Pará, mais propriamente dito nas cidades de: Ananindeau, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Soure, Salinópolis e Tucuruí.

Como funciona Inscrição UFPA 2021?

A inscrição é inteiramente feita pela internet no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Basta realizar um cadastro, preencher o formulário eletrônico e finalizar o procedimento.

Fez ensino médio, total ou parcialmente, em escola privada e sem bolsa de estudos?

Então, é obrigatório o pagamento de uma taxa de inscrição cujo valor é estabelecido no edital do processo seletivo UFPA 2021.

Como é o processo seletivo?

A UFPA 2021 é uma das universidades brasileiras que adotaram a nota do ENEM como critério para avaliação e ingresso.

Isso quer dizer que o candidato não precisará fazer o tradicional vestibular, basta apresentar sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 para aproveitar a nota.

Quem obteve nota inferior a 500 pontos na redação do ENEM e 400 pontos em uma ou mais áreas das demais provas do Exame Nacional do Ensino Médio estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

Para efeito classificatório, a comissão do processo seletivo faz um cálculo de média aritmética. Os candidatos com pontuação mais elevada são aprovados e chamados para matrícula.

Um detalhe importante: quem estudou no ensino médio público ou privado nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ganha um bônus de 10% na pontuação.

Como fazer a inscrição UFPA Universidade Federal do Pará 2021?

Como fazer a inscrição UFPA Universidade Federal do Pará 2021_

A UFPA possui um Centro de Processos Seletivos, se chama CEPS, é nesse site em que o interessado poderá realizar a sua inscrição para fazer o vestibular.

Confira o passo a passo!

  1. Acesse o site http://www.ceps.ufpa.br/index.php/vestibular/ps2020;
  2. Clique em “Vestibular” no menu esquerdo do site;
  3. Leia o edital de 2021;
    Como fazer a inscrição UFPA Universidade Federal do Pará
  4. Clique em “Fazer inscrição” e prossiga com o cadastro e preenchimento do formulário.

É nesse mesmo endereço online que o aluno vai ter acesso a informações como: Exames e habilidades, demanda e também os resultados.

É fundamental que os candidatos leiam o edital, pois nele tem muitas informações importantes como: Quantidade de vagas ofertadas, cotas, regras gerais e orientações para interessados que possuem algum tipo de deficiência.

A taxa de inscrição é de R$50,00, entretanto, os estudantes que vem de escolas públicas ou fizeram o ensino médio em escola particular através de bolsas, podem solicitar a isenção no site no momento da inscrição do processo seletivo.

Quando abre as inscrições da UFPA 2021?

Fachada da UFPA

O período de inscrições geralmente ocorre entre Outubro a Novembro, entretanto, a Instituição poderá fazer alterações.

Todavia, assim que sair o edital, essa data não é mudada, por isso, é fundamental ficar atento ao site da CEPS – Centro de Processo Seletivo.

São esperados muitos pedidos de inscrição UFPA Universidade Federal do Pará 2021, é o que acontece em todos os anos. Logo nos primeiros dias, a instituição recebe inúmeros cadastros e também, solicitações de isenção de taxa.

Em alguns anos, a inscrição para fazer o vestibular ocorre antes mesmo do ENEM.

Quem pode se inscrever?

Por se tratar de uma Universidade Pública, todos os estudantes brasileiros que terminaram o ensino médio tem direito de se inscrever para prestar o vestibular, basta ter os seguintes requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser formado ou estar no último ano do ensino médio;
  • Possui RG e CPF.

Além disso, A UFPA também disponibiliza vagas pelo SISU, essas são ofertadas em 3 categorias: Ampla concorrência, sistema de cotas e para pessoas com deficiência PCD.

A porcentagem de vagas ofertadas para esses programas estão devidamente registradas no edital.

Vale lembrar que se o estudante passar no vestibular, ele precisa apresentar documentos que comprovem a condição apontada no momento da inscrição. Caso contrário, não poderá realizar a matrícula.

Regras gerais

Com relação ao SISU, não fazem muitos anos que a UFPA oferta vagas, é um procedimento relativamente novo para a instituição. Porém, as regras continuam as mesmas do ano anterior, são elas:

Os candidatos que fazem a solicitação pelo SISU precisam realizar a inscrição UFPA Universidade Federal do Pará 2021 e já escolher a turma desejada, pois vão concorrer a vagas somente nela.

Desde o ano passado, alguns cursos como os de dupla entrada terá o momento de repescagem que vai acontecer no primeiro ou no segundo semestre.

Todas essas informações estão amplamente explicadas no edital, inclusive, a instituição é uma das poucas que faz a divulgação antecipada desse documento justamente para que os candidatos se preparem.

O SISU é uma grande oportunidade para que os estudantes de baixa renda adentrem a uma das melhores Universidades do Brasil usando a nota do Enem e também, o sistema de cotas ou a questão da deficiência.

Mas vale lembrar, que é necessário ter uma boa nota no Enem e também na redação, pois o sistema é com base na note de corte, por isso, os melhores tem mais chances de conquistar a vaga.

Calendário Inscrição UFPA 2021

O calendário e prazos oficiais para 2021 ainda não foram liberados.

No entanto é provável que a inscrição seja iniciada no mesmo mês que os anos anteriores, ou seja, em outubro, estendendo-se até novembro.

Vale reforçar que esse período é uma estimativa, é sempre bom conferir o prazo inicial diretamente no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Consulta Inscrição UFPA 2021

Fez a inscrição e quer saber qual o status ou se foi aprovado no processo seletivo?

Isso pode ser feito de maneira prática e sem sair de casa, é só seguir este passo a passo:

  1. Acesse novamente o site específico e clique em “vestibular”.
  2. Clique em “PS 2021”,
  3. Selecione “Inscrição/Acompanhamento”,
    Consulta Inscrição UFPA 2021
  4. Informe seu CPF e senha de cadastro,
  5. Clique em “Entrar”.

Caso não se lembre de sua senha, é possível recuperá-la.

Para isso, basta clicar na opção de recuperação disponível no site, informar seu CPF e a senha será encaminhada ao e-mail cadastrado durante o processo de inscrição.

Qualquer dúvida, entre em contato com o Centro de Processo Seletivo da UFPA  para mais informações.  Confira os canais de atendimento:

Telefones – 3201-7266/3201-8381

Email – [email protected]

Segunda a sexta-feira, de 8 às 12h – 14 às 17h

Cursos UFPA

A Universidade Federal do Pará possui inúmeras opções de cursos, o que indica que nem todas elas poderão estar presentes no processo seletivo de 2021.

Alguns exemplos de cursos de graduação bastante populares na UFPA e que merecem destaque são:

  • Administração,
  • Arquitetura e Urbanismo,
  • Arquivologia,
  • Artes Visuais,
  • Biblioteconomia,
  • Biomedicina,
  • Ciências Contábeis,
  • Direito,
  • Educação Física,
  • Enfermagem,
  • Engenharia Civil,
  • Engenharia Elétrica,
  • Engenharia Mecânica,
  • Farmácia,
  • Fisioterapia,
  • Jornalismo,
  • Medicina,
  • Odontologia,
  • Pedagogia,
  • Psicologia,
  • Publicidade e Propaganda.

Alguns cursos da UFPA possuem a modalidade de licenciatura e bacharelado para que o candidato defina qual é a melhor de acordo com suas intenções profissionais.

Como conferir o resultado da Inscrição UFPA 2021?

Resultados podem ser conferidos no site oficial da universidade, mas você também pode checar pessoalmente a lista de aprovados na própria unidade em que deseja estudar.

Não esqueça que após uma provável aprovação sua, é preciso ir até a unidade com alguns documentos para realizar a matrícula oficial.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário