Inscrição UNB 2021: Veja aqui como se inscrever!

A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal que possui quatro campus disponíveis (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina).

Fundada em 1962, seu vestibular é promovido pela Cebraspe e a Inscrição UnB 2021 pode ser realizada online. Veja o passo a passo da inscrição e outras importantes informações a seguir.

Como funciona o vestibular da UnB?

unb-2021-inscricao

O vestibular dessa universidade é promovido pelo Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com a utilização do método Cespe de avaliação.

Ele é composto pelas Prova de Conhecimentos e Prova de Redação em Língua Portuguesa e ocorre uma vez por ano. 50% das vagas oferecidas são direcionadas ao segundo semestre letivo dos cursos de graduação da universidade.

Além disso, a UnB também possui um sistema de concorrência próprio que abrange Sistema Universal, Cotas para Escolas Públicas e Cotas para Negros.

Após realizar a Inscrição UNB 2021 e as provas, o resultado da sua pontuação será apresentado. O Vestibular 2021 adota o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), que permite ao candidato alterar sua pré-opção de curso após ter acesso ao seu desempenho individual e ao relatório com os argumentos mínimos e máximos obtidos pelo conjunto de candidatos.

Com isso, você pode avaliar suas chances de ingressar em diferentes cursos e decidir se mantém sua pré-opção ou se realiza nova opção. Ou seja, caso você perceba que sua nota não será suficiente para adentrar em determinado curso, você poderá mudar o curso que deseja concorrer para outro do qual sua colocação seja melhor.

Em seguida, irá ser divulgado o resultado dos candidatos convocados pela Primeira Chamada. Caso os candidatos selecionados não efetivem o registro acadêmico ou desistam da vaga, haverá a convocação para a Segunda Chamada.

Os candidatos chamamos por quaisquer chamadas devem comparecer aos Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB). Ele deverá levar os seguintes documentos:

  • Identidade;
  • Certificado de alistamento militar (para candidatos do sexo masculino);
  • CPF;
  • Título de eleitor acompanhado de comprovante de votação ou justificativa de ausência do voto na última eleição (de ambos os turnos, se for o caso);
  • Histórico escolar do ensino médio ou original do certificado de conclusão do ensino médio ou certidão de conclusão de jovens e adultos;
  • Toda a documentação original que for solicitada no processo seletivo por aqueles que estão concorrendo por cotas de escolas públicas e sistema de cotas para negros.

Documentos Inscrição UnB

Mulher fazendo a prova de vestibular da UNB

Sistema de Concorrência UnB

O sistema de concorrência da UnB é dividido da seguinte maneira:

  1. Sistema universal: qualquer candidato poderá se inscrever nesse sistema, não há nenhuma restrição. O sistema abrange também candidatos que fizerem a prova do ENEM, pois sera corrigida pelo Cebraspe.
  2. Cotas para Escolas Públicas: candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse caso, é necessário uma série de documentos para a inscrição e a reserva de vagas é dividida entre candidatos:

 

  • Com renda familiar bruta igual ou inferior a 1½ salário mínimo per capita;
  • Com renda familiar bruta superior a 1½ salário mínimo per capita;
  • Que se declaram pretos, pardos ou indígenas;
  • Que não se declaram pretos, pardos ou indígenas;
  • Com deficiência.
  1. Cotas para Negros: O candidato que apresenta traços que o caracterizam como negro (de cor preta ou parda) poderá se inscrever nessa categoria.

Inscrição UnB 2021

Para realizar a Inscrição UNB 2021, você deve:

  1. Definir o seu tipo de participação (candidato ou treineiro);
  2. Escolher o curso e turno de sua preferência em um dos campi da UnB;
  3. Escolher em qual dos sistemas de concorrência se encaixa;
  4. Definir qual será a língua estrangeira cairá em questões da prova (espanhol, francês e inglês);
  5. Selecionar a cidade em que deseja realizar as provas;
  6. Informar o seu CPF;
  7. Enviar uma fotografia individual com fundo branco, sem acessórios que cubram cabelo e rosto;
  8. Indicar se precisa de atendimento especial.

Quando abre as inscrições da UNB 2021?

O vestibular da instituição é realizado entre os meses de Abril e Maio onde os estudantes tem um prazo de 15 dias para se inscrever. O passo a passo é simples de 2021 inscrições, tudo por meio do site oficial na UNB ou demais formas de ingresso, como é o caso do acesso do Enem por exemplo.

Essas regras valem para o vestibular tradicional, entretanto, a UNB também atua com um Programa de avaliação seriada, onde há avaliações voltadas para estudantes da rede pública que estão finalizando o ensino médio. Por isso, informe-se melhor sobre as formas de ingresso do processo seletivo 2021, seja pelo sistema de cotas, para demais cursos de graduação e pela nota obtida, por exemplo.

Nesse caso, as provas acontecem no final da série, o resultado final é a média das últimas 3 provas. Por isso nos vestibulares 2021, principalmente no vestibular UNB, é interessante garantir uma boa nota, visto que esse processo prioriza o maior conhecedor de conhecimentos gerais, além da redação dissertativa.

Além disso, os candidatos também podem ingressar através programa SISU, onde os estudantes são selecionados pela nota de corte. Para isso, é necessário ter feito o Enem.

As datas das inscrições também mudam, comumente são realizadas entre os meses de Novembro e Dezembro. Esteja atento para a inscrição do vestibular UNB, como em 2021 será, quais são os cursos do vestibular disponíveis e mais sobre os dados do mesmo.

Quando saem os resultados?

Universidade de Brasília

As provas são ministradas no começo de Junho e os resultados são divulgados no mês de Julho.

Os candidatos devem ficar atentos e consultar os resultados por meio do seu cadastro no site da UNB, pois haverá o período correto para comparecer na unidade de ensino para fazer levar os documentos solicitados e fazer a matrícula.

Quais os requisitos?

Para fazer a inscrição UNB 2021 são exigidos os seguintes requisitos:

  • Ter finalizado o ensino médio;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Apresentar documentos de identificação como RG e CPF.

Para se inscrever no vestibular tradicional, o único documento exigido é o documento de identificação. Porém, caso o aluno passe no vestibular, para ingressar na Universidade é necessário apresentar uma lista extensa de documentos que comprovem sua formação para fazer a matrícula.

Isso inclui os candidatos que entrarão através do SISU ou bolsas, que aliás, precisam comprovar a condição citada no cadastro.

Conheça a UnB

Fundada em 1962 por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, atualmente possui quatro campus. A instituição nasceu apenas 2 anos após a construção da cidade de Brasília. Seus prédios foram desenhados por Oscar Niemeyer.

 

Está presente na UnB grande diversidade cultural em todas as unidades de ensino. Recebe vários alunos e, anualmente realiza o vestibular para que novos alunos possam tentar uma vaga na Universidade ou em um dos outros campus.

Os 4 campus são:

🔸 UnB – Darcy Ribeiro (em Brasília),

🔸 FUP – Faculdade UnB Planaltina,

🔸 FCE – Faculdade de Ceilândia,

🔸 FGA – Faculdade do Gama.

A Universidade também conta com a Fazenda Água Limpa (FAL), destinado à preservação ambiental e à produção acadêmica. Fica próximo ao campus principal, Darcy Ribeiro e possui mais de 4,3 mil hectares.

Passo a passo Inscrição Vestibular UnB

Após organizar todos esses dados para o início da inscrição, faça o seguinte passo a passo:

  1. Acessar o site de inscrição;
  2. Preencher a ficha de inscrição online;
  3. Assinalar a opção de escolaridade;
    Inscrição Vestibular UnB
  4. Assinalar a opção do sistema de concorrência;
  5. Indique a pré-opção de campus/curso/turno a que deseja concorrer;
  6. Assinale a opção de língua estrangeira;
  7. Marque a cidade onde deseja realizar a prova;
  8. Após acessar o link indicado, envie sua fotografia individual;
  9. Assinale a opção de atendimento especial.

Após efetuar a sua inscrição, a mesma só será validada de for efetuado o pagamento da taxa de inscrição através do boleto bancário que será gerado.

Provas Vestibular UnB

As provas são aplicadas em um final de semana e possuem duração de 5 horas cada.

No primeiro dia (sábado) serão realizadas a Prova de Conhecimentos I (30 itens de cada língua estrangeira), a Prova de Conhecimentos II (120 itens) e a Prova de Redação em Língua Portuguesa.

No segundo dia (domingo) será realizada a Prova de Conhecimentos III (150 itens).

O que levar para o vestibular da UnB

Pessoas verificando o resultado do vestibular da UNB
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente;
  • Documento de identidade original;
  • Comprovante de Inscrição.

Cursos ofertados pela UNB

  • Farmácia;
  • Engenharia;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Nutrição;
  • Medicina;
  • Direito;
  • Fisioterapia;
  • Administração;
  • Serviço Social;
  • Química;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Química;
  • Letras;
  • Geografia;
  • História;
  • Medicina Veterinária.

Além dos mais de 103 cursos presenciais, a UNB tem cursos de pós graduação, mestrado, doutorado e a distância, onde o aluno pode estudar de qualquer lugar e só precisará comparecer a unidade para a realização das provas dentro de um determinado período.

O que não pode levar para a prova da Unb

  • Calculadora,  telefone celular, e itens eletrônicos similares;
  • Receptor ou transmissor de dados e mensagens, controle de alarme de carro;
  • Relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné, gorro;
  • Lápis, lapiseira, grafite, marca-texto, borracha;
  • Quaisquer recipientes que não sejam fabricados com material transparente, como garrafas ou embalagens de alimentos.

Regras da UNB para acesso por meio da nota do Enem

O candidato que fizer a inscrição UNB 2021 com o objetivo de ingressar em cursos presenciais usando as nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisam apresentar as notas das provas do concurso de 2020.

Além disso, ele já devem optar pelo curso, campus e turno de forma antecipada. Nesse caso, as datas das inscrições são diferentes, ocorrem entre os meses de Novembro e Dezembro e devem ser feitas no site do Cebraspe.

Esses candidatos devem fazer uma escolha entre 3 sistemas de ingresso, entre eles: Ampla concorrência, cotas para escolhas públicas e cotas para negros.

Todas as informações sobre esse assunto devem ser lidas no edital de abertura de seleção ou então, no central de atendimento do candidato pelo telefone (61) 3448 0100 de Segunda a Sexta das 7:30 as 20:30.

Quem pode se inscrever?

Todos aqueles concluíram o Ensino Médio, ou curso equivalente, podem se inscrever e concorrer a uma das vagas na UnB através do Aceso Enem Unb ou do Vestibular Tradicional.

Será preciso, entretanto, comprovar a conclusão, apresentando um certificado ou o histórico escolar no ato da matrícula. 

Estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio podem se inscrever e participar do vestibular, mas apenas aqueles que terminarem o Ensino Médio no ano em que forem aprovados poderão ocupar as vagas. 

Além disso, os que concluíram o Ensino Médio e realizaram as provas do Programa de Avaliação Seriada podem utilizar o resultado para concorrer a uma vaga em um dos cursos ofertados pela instituição, também. 

Porém, alguns cursos exigem comprovação em habilidades específicas, como cursos relacionados a música. 

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário