Inscrição UNEB 2021 (Universidade Estadual da Bahia): Como fazer?

Os interessados em fazer a inscrição UNEB 2021 precisam aguardar o cronograma de divulgação das datas exatas do vestibular. Enquanto isso, é fundamental que estudem bastante, pois a concorrência é grande.

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio podem tentar uma vaga na Universidade Estadual da Bahia. Saiba como!

Como funciona Inscrição UNEB 2021?

 

A UNEB apresenta duas formas de ingresso para os novos candidatos, podendo eles escolher aquela que mais se encaixa em suas necessidades. As inscrições do vestibular pela UNEB podem ser feitas da forma tradicional, além de pelo Enem e Sisu, duas formas disponíveis de vestibular para os cursos oferecidos pela UNEB.

A primeira forma de ingresso se dá pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), que faz uso da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, o vestibular 2021 fica mais fácil, sem precisa de passo a passo ou ter que ler o edital de vestibular, principalmente quando abre inscrições de 2021 cursos da UNEB vestibular.

Outra forma para ingressar na UNEB é pelo vestibular tradicional que é aplicado pela própria universidade. Nele, é preciso pagar a taxa do vestibular 2021, entrando assim no sistema da universidade.

Você se depara com boas quantidades de vagas nas duas opções, o que poderá ultrapassar mais de 6 mil oportunidades. Fique de olho no resultado do vestibular 2021 pelo sistema ou noticias da UNEB, além de como funciona o vestibular, caso ainda tenha dúvida do passo a passo, fique de olho no site UNEB para saber mais sobre 2021 vestibular.

Requisitos

Basicamente, para fazer a Inscrição UNEB 2021 você deve ter concluído o Ensino Médio. Em todos os vestibulares 2021 inscrições, é necessário que os estudantes tenham feito e concluído o ensino em uma instituição do ensino médio, podendo assim adentrar em seus cursos.

Também, para candidatos pelas vagas pelo SISU, é necessário que se tenha obtido pelo menos 450 pontos na prova objetiva do ENEM, além de não ter zerado a redação. Lembrando que os candidatos precisam ter realizado o ENEM do ano anterior ao ano em que estará tentando sua vaga na instituição.

Como fazer a inscrição UNEB 2021?

uneb-2021-inscricao

Em cada vestibular, a UNEB disponibiliza um determinado número de vagas, geralmente as inscrições para que os interessados se inscrevam acontece no início de Novembro.

Todavia, as provas são aplicadas sempre na metade do mês de Dezembro.

Para fazer a inscrição UNEB 2021, basta seguir o procedimento abaixo!

  1. Acesse o site https://portal.uneb.br/;
  2. O interessado deve ficar de olho na abertura das inscrições que acontece em determinado período, ela estará em destaque na página inicial, clique nela;
    Como fazer a inscrição UNEB online
  3. No preenchimento do formulário, é fundamental escolher a modalidade ensino, primeira e segunda opção de língua estrangeira, sinalizar o uso de cotas e também, informar o local onde prefere realizar a prova.

A Universidade Estadual da Bahia cobra uma taxa de inscrição no valor de R$100,00 que precisa ser paga para garantir a oportunidade de fazer o vestibular.

Durante as provas, mais precisamente no primeiro dia, os candidatos terão que fazer a redação e responder 45 questões objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira e ciências humanas.

No segundo dia de prova, devem ser respondidas 40 questões de matemática e ciências da natureza.

Quem pode fazer?

Todos os estudantes, sejam de escolas públicas ou privadas tem o direito de fazer a inscrição UNEB 2021. No entanto, a Instituição reserva uma porcentagem de vagas para os alunos que estudaram na rede pública de ensino nos seguintes casos:

  • 40% para os negros;
  • 5% para os indígenas;
  • 5% para quilombolas;
  • 5% para ciganos;
  • 5% candidatos com deficiência, altistas e altas habilidades;
  • 5% para candidatos transexuais, travestis e transgêneros.

Portanto, 35% das vagas ficam disponíveis para os demais candidatos interessados.

Documentos necessários

Pessoas fazendo a prova do vestibular da UNEB

Para os candidatos que vão fazer o vestibular, e fundamental levar a ficha de inscrição, com o comprovante de pagamento da taxa, bem como um documento com foto.

Caso o estudante tenha boas notas e consiga passar no vestibular, será necessário comparecer na Universidade para realizar a efetivação da matrícula munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal oficial;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de Residência;
  • Histórico escolar;
  • Declaração de Término do Ensino Médio;
  • Comprovante de Residência.

Alunos que vão através de cotas, devem fazer a entrevista. É importante levar os documento originais com cópia simples.

Cursos oferecidos Universidade Estadual da Bahia

Fachada da Universidade Estadual da Bahia

A inscrição UNEB 2021 pode ser feita para curso superior presencial e também a distância ( EAD).

Entre os principais cursos oferecidos é o de Medicina, cujo configura um dos mais concorridos entre os candidatos, sobretudo aqueles que entram por cotas. Existe uma porcentagem de 7 candidatos por vaga.

Os demais mais concorridos são:

  • Direito;
  • Psicologia;
  • Nutrição;
  • Enfermagem.

A Universidade Estadual da Bahia possui cerca de 130 opções de cursos, entre os já mencionados acima, existem outros bem populares, como:

  • Administração;
  • Farmácia;
  • Turismo;
  • Relações Públicas;
  • Urbanismo;
  • Física;
  • Química;
  • Letras.

A UNEB tem campis em diversas cidades do estado da Bahia, são eles:

Locais de Cursos Presenciais:

Salvador, Juazeiro, Alagoinhas, Caetité, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Xique Xique, Serrinha, Itaberaba, Conceição do Coité, Seabra, Guanambi, Eunápolis, Ipiaú, Brumado, Valença e Euclides da Cunha.

Locais de Cursos EAD

Pessoa estudando via EAD para universidade

Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro, Conceição do Coité, Camaçari, Valença, Brumado, Xique Xique, Barreiras, Teixeira de Freitas.

Conheça um pouco mais sobre a UNEB:

Inscrição UNEB: Regras para Programa de Cotas

Cerca de 55% das vagas da Universidade são para a seleção geral, portanto, quem faz a inscrição UNEB 2021 vai competir dentro dessa porcentagem, pois 40% delas são reservadas para candidatos autodeclarados negros e 5% para estudantes indígenas.

 

O programa SISU é realizado em outro semestre, por isso, não compromete a porcentagem da seleção geral.

Os estudantes que desejam fazer a Inscrição UNEB usando a cota de raça, precisam seguir os seguintes requisitos:

✔️ Ter formação do ensino fundamental e médio em escola pública,

✔️ Renda bruta familiar mensal inferior a 4 salários mínimos,

✔️ No caso dos indígenas, é necessário ter vinculação étnica comprovada.

Vale lembrar que esses documentos não são solicitados na Inscrição UNEB 2021, mas sim, na efetivação da matrícula. Sem eles, a vaga não poderá ser preenchida.

Intercâmbio na UNEB

A Universidade oferece uma experiência diferenciada para os estudantes, é o intercâmbio através de um conceito de internacionalização para alcançar a excelência no ensino.

São aproximadamente 43 Universidades conveniadas em Países como: Canadá, Espanha, Chile, Cuba, Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e outros.

Essa é uma oportunidade dos estudantes vivenciarem um outro idioma, entretanto a duração do intercâmbio não deve ultrapassar os 15% da carga horária total do curso.

Os participantes precisam ter no mínimo de 20% do curso em que estão matriculado. Máximo de 90%.

Prova UNEB 2021

 

A prova da UNEB 2021 será feita em dois dias consecutivos. Com o intuito de avaliar o conhecimento dos estudantes nos mais diversos conteúdos.

Por isso, o primeiro dia de prova tende a abordar questões sobre Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês ou Francês) e Ciências Humanas.

Além disso, neste primeiro dia você precisa fazer uma redação dissertativa relacionada a um tema criado pela própria UNEB.

Já no segundo dia de prova, a prova da UNEB 2021 envolve questões de Matemática, Química, Física e Biologia.

Infelizmente, ainda não podemos informar quando ocorrerá a prova, pois toda essa pandemia do coronavírus está causando adiamentos dos processos de muitas universidades.

Então, nossa recomendação é que você fique acessando a página da UNEB, ok?

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário