Inscrição Unesp 2021: Como funciona? Veja aqui!

A inscrição UNESP 2021 está sendo muito aguardada pelos alunos interessados em estudar na Universidade Estadual de São Paulo onde há uma grande oferta de cursos bem avaliados e totalmente gratuitos. Esse vestibular 2021 é aguardado para os candidatos que desejam uma vaga em questão em curso que a Unesp abre vagas anualmente.

A UNESP é uma das mais importantes Universidades do Brasil, ela possui 34 unidades distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo. Portanto, se você quer tentar uma vaga, saiba como pode se inscrever para o vestibular! Veja aqui como fazer sua 2021 inscrições do vestibular, os critérios designados para bolsa de estudo e muito mais.

Aqui você também poderá saber mais sobre os pedidos de isenção da taxa de vestibular, qual a renda familiar mínima ou máxima, divulgação da list de aprovados, quais são os conhecimentos específicos necessários, cronograma do vestibular e demais perguntas frequentes relacionadas.

Como fazer a inscrição UNESP 2021?

Inscrição Unesp 2021_ Como funciona_ Veja aqui!

A UNESP deixa a inscrição para o vestibular nas mãos da VUNESP, uma fundação especializada em planejar, organizar executar o processo seletivo de diversas Universidades do País e concursos públicos. Na Unesp vestibular 2021 não será diferente, fique de olho em demais informações que serão divulgadas, além de possíveis mudanças na prova em questão.

Há muitos anos a VUNESP é responsável pelo vestibular da UNESP. O Objetivo da Instituição de Ensino com isso é tornar todo o processo seletivo mais transparente para toda a comunidade, principalmente para quem quer concorrer a bolsas de estudo para o vestibular 2021 e redução da taxa Unesp de inscrição.

Para isso, basta realizar o procedimento à seguir da Unesp vestibular:

  1. Acesse o site da VUNESP https://www.vunesp.com.br/;
  2. Clique na opção “Vestibular”;
    Como fazer a inscrição UNESP
  3. Depois, “Inscrições abertas”;
    Como fazer a inscrição UNESP
  4. Caso a inscrição UNESP 2021 estiver aberta, já é possível realizar o cadastro clicando em cima de ” Inscreva-se”.

Depois de fazer a inscrição, o candidato deverá imprimir e pagar o boleto. A taxa da UNESP é de R$170,00.

Existe a possibilidade de candidatos de baixa renda solicitarem a isenção da taxa. Os detalhes e datas para fazer isso estão no edital divulgado pela Instituição, pois existe um prazo específico que antecede as inscrições.

Mas geralmente para a redução da taxa por meio de pedidos de isenção, a renda familiar é analisada, sendo necessário ter até meio salário mínimo por renda per capita ou até três salários mínimos mensais por família.

Os pedidos também será aplicada para quem está cadastrado no CadÚnico com a família de baixa renda, sendo assim possível o requerimento de isenção pela internet em apenas alguns cliques, bastando aguardar o resultado final.

Quando abre as inscrições da UNESP?

A Universidade Estadual Paulista sempre mantém um calendário organizado para o vestibular realizado todos os anos. Saiba mais sobre 2021 inscrições, quando abre o período de inscrição e até que dia são aceitos candidatos matriculados.

Portanto, geralmente o edital sai em meados de Julho, onde os candidatos podem ter acesso a muitos informações sobre as provas, desde de quem pode solicitar a redução de taxa ou para pedir isenção da taxa de inscrição, qual o salário mínimo necessário e mais sobre opções de cursos.

A inscrição UNESP 2021 vai acontecer entre os meses de Setembro e Outubro, a primeira fase da prova Novembro e  a segunda fase será em Dezembro. Fique de olho na data específica para pedir isenção da taxa.

A leitura do edital é fundamental para saber as datas exatas, o local onde elas serão realizadas e também, como solicitar a isenção da taxa. Além de demais informações sobre a tema redação da Unesp, principalmente para você que não prestou nenhum vestibular ainda.

A prova inclui questões de múltipla escolha, uma redação e é preciso que escolha uma linguagem para fazer a prova de língua estrangeira. Inscreva-se o quanto antes em casa e tenha atenção no ato do preenchimento de demais informações sobre renda média e aguarde o resultado da solicitação (caso exista).

Quem pode se inscrever?

Tema da fundação Vunesp

A inscrição é livre para todos os interessados em fazer um curso superior, sejam eles estudantes de escolas públicas ou privadas, desde que já tenham formação no ensino médio e pelo menos 18 anos ou estejam no seu último ano de estudos.

A Universidade é pública, portanto, os alunos não precisam pagar nenhuma mensalidade. Diante disso, as vagas são bastante concorridas. A rede pública de vestibulares costuma ser concorrida no geral.

A UNESP oferece possibilidades para os alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas e também, para o sistema de cotas. Dessa forma, a desigualdade nos estudos é minimizada.

Regras para entrar através das cotas

A UNESP é a Universidade mais presente nas cidades de São Paulo, isso porque as unidades estão estrategicamente distribuídas objetivando atender o maior número de estudantes do estado.

É importante reiterar que a Universidade Estadual de São Paulo foi a primeira do estado a aprovar o sistema de cotas, onde reserva 50% das suas vagas para candidatos negros, pardos e indígenas para adentrar no ensino superior.

Para entender melhor como funciona essa divisão, segue a explicação à seguir:

  • 50% das vaga é destinada para a seleção geral dos candidatos;
  • 50% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Dentro desses 50% para os alunos da rede pública de ensino, 35% é destinado para aqueles que se autodeclaram pardos, negros e indígenas.

Durante a inscrição UNESP 2021, é necessário que o candidato que vai concorrer as vagas reservadas para o sistema de cotas assinale essa opção no formulário. Além disso, é fundamental que esteja totalmente ciente que deverá fazer uma declaração se autodeclarando negro, pardo ou indígena.

Porém, em alguns casos, pode ser que a Universidade solicite documentos que comprovem a veracidade da informação prestada.

A UNESP não trabalha com o sistema de bolsas SISU, onde o aluno pode entrar com notas do ENEM.

Portanto, para conseguir uma vaga em uma das melhores Universidades estaduais de São Paulo, é necessário fazer o vestibular e se destacar com boas notas mediante a concorrência.

Para mais informações, o candidato deve ler atentamente o edital antes de se inscrever para a realização do vestibular. Dessa forma, não haverá nenhuma dúvida.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário