Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 – Informações

O carnaval é uma das comemorações mais populares do Brasil e se estende por vários países do mundo.

Comemorado geralmente durante fevereiro ou início de março, as festas carnavalescas brasileiras são referência. Segundo o Guinness Book, o carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo.

Um evento tão grande também é visto como uma oportunidade de trabalho para diversas pessoas. Toda a movimentação durante o carnaval gera trabalhos temporários para quem está procurando por uma renda extra. Ambulantes que trabalham com alimentação e bebidas nos carnavais pelo Brasil ajudam os foliões a se divertirem, porém antes de se aventurar pelos blocos, é preciso se adequar a algumas regras.

Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Confira como realizar a inscrição para vendedor ambulante no carnaval de 2021.

Inscrição Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Para trabalhar como vendedor em blocos, desfiles e outros eventos carnavalescos é necessário um credenciamento, feito a partir de uma inscrição online.

Essa inscrição é realizada anualmente e pode mudar de acordo com a cidade que você deseja participar.

Desse modo, cada local terá uma quantidade específica de vendedores credenciados e um tipo de processo seletivo para os que desejam fazer vendas, pois algumas cidades usam sorteios e outras é por ordem de cadastro.

Em São Paulo, por exemplo, no carnaval de 2020 foram abertas 12 mil vagas para ambulantes de bebidas trabalharem.

Após a realização do cadastramento, chega a fase do credenciamento: os profissionais buscam o documento que os identifica como regularizados para exercerem as atividades durante o carnaval. Para isso, eles devem ir pessoalmente até o local indicado, após fazer sua inscrição online.

Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Essa credencial, pessoal e intransferível, dá direito ao ambulante de circular pelos blocos, porém existem ainda algumas regras que necessitam ser cumpridas pelo mesmo na maioria das cidades.  

Veja também:

Como se inscrever no ENEM 2021

Requisitos

Geralmente, os requisitos necessários para trabalhar como vendedor ambulante são:

  • Ser maior de 18 anos,
  • Realizar o cadastramento na data certa,
  • Possuir cédula de identidade e CPF,
  • Pagar (caso houver) a taxa de cadastramento,
  • Possuir comprovante de residência em seu nome (comprovação preferencialmente por meio de faturas de concessionárias).

Esses requisitos podem variar de acordo com a cidade em que se deseja participar.

Regras

Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

A maioria dos credenciamentos online ou presencial dá direito ao vendedor trazer para os blocos produtos como água, bebidas industrializadas (alcoólicas e não alcoólicas) e adereços carnavalescos.

Caso o vendedor queira oferecer algum tipo de comida ou alimentos, existem outros tipos de credenciamentos.

Portanto, algumas das regras são:

  • A proibição de venda de alimentos,
  • Bebidas fracionadas e em recipientes de vidro,
  • Permanência na frente do percurso dos blocos de rua, impedindo o seu livre desenvolvimento, e na dispersão dos desfiles.

Geralmente, algumas cidades oferecem até palestras aos vendedores para que eles saibam todas as regras e informações necessárias.

Como existe grande variação de normas de cidade para cidade, vamos conferir como funciona a inscrição para vendedor ambulante em 2021 nos principais carnavais brasileiros.

Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 em São Paulo

Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Em São Paulo, o site para o cadastramento de ambulantes que queiram comercializar bebidas é disponibilizado e divulgado em datas mais próximas.

Geralmente, esse site fica disponível para acesso até que todas as vagas sejam preenchidas, porém devido à grande quantidade de acessos ele pode ficar instável e consequentemente as pessoas podem ter certa dificuldade de acessá-lo, devido ao grande fluxo de acessos.

Quem organiza o cadastro na capital paulista é a prefeitura da cidade e a AMBEV é a patrocinadora do evento.

O cadastramento paulista é realizado em duas etapas: o cadastramento online e o credenciamento presencial.

O credenciamento dos inscritos obedecerá à ordem de inscrição, isto é, quem se inscrever primeiro irá garantir a vaga.

Os convocados para o credenciamento deverão realizar a comprovação documental dos requisitos para inscrição e participar de palestra sobre noções de conduta.

Já com relação à gastronomia, a inscrição é realizada em outro site.

Nesse caso, o cadastramento é destinado a chefs, food trucks, bike foods, carrinhos, tabuleiros, tendas desmontáveis e produtores da área gastronômica.

Todas as propostas gastronômicas são analisadas após o fechamento do formulário de inscrição e em seguida serão convocados os escolhidos.

Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 no RJ

A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), organiza o comércio ambulante na Marquês de Sapucaí.

Ao contrário de São Paulo, as vagas no Rio de Janeiro são sorteadas. Estão disponíveis 100 pontos fixos localizados no entorno do Sambódromo e ao todo 300 CPFs serão sorteados.

O site para o cadastramento também não foi divulgado.

Quem for trabalhar nesse carnaval na Sapucaí poderá levar um único auxiliar no exercício da atividade e também precisarão pagar uma taxa pelo uso da área pública.

Além disso, os sorteados deverão comparecer à sede da Coordenadoria de Controle Urbano (Rua Hélio Beltrão, n° 50, Cidade Nova) e levar os seguintes documentos:

  • Original e cópia de identidade,
  • CPF,
  • Comprovante de residência,
  • Comprovante de inscrição,
  • Foto colorida 5×7 do titular e se for o caso, de seu auxiliar.

Já para o carnaval de rua em 2021, no Rio de janeiro as inscrições também são feitas exclusivamente online em outro site.

Novamente, existem duas etapas: o cadastramento online e o sorteio das vagas.

O sorteio será realizado em uma determinada data e, caso o ambulante seja contemplado, ele deverá retirar pessoalmente seu kit que inclui a credencial.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário