Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 – Informações
O carnaval é uma das comemorações mais populares do Brasil e se estende por vários países do mundo.
Comemorado geralmente durante fevereiro ou início de março, as festas carnavalescas brasileiras são referência. Segundo o Guinness Book, o carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo.
Um evento tão grande também é visto como uma oportunidade de trabalho para diversas pessoas. Toda a movimentação durante o carnaval gera trabalhos temporários para quem está procurando por uma renda extra. Ambulantes que trabalham com alimentação e bebidas nos carnavais pelo Brasil ajudam os foliões a se divertirem, porém antes de se aventurar pelos blocos, é preciso se adequar a algumas regras.

Confira como realizar a inscrição para vendedor ambulante no carnaval de 2021.
Inscrição Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Para trabalhar como vendedor em blocos, desfiles e outros eventos carnavalescos é necessário um credenciamento, feito a partir de uma inscrição online.
Essa inscrição é realizada anualmente e pode mudar de acordo com a cidade que você deseja participar.
Desse modo, cada local terá uma quantidade específica de vendedores credenciados e um tipo de processo seletivo para os que desejam fazer vendas, pois algumas cidades usam sorteios e outras é por ordem de cadastro.
Em São Paulo, por exemplo, no carnaval de 2020 foram abertas 12 mil vagas para ambulantes de bebidas trabalharem.
Após a realização do cadastramento, chega a fase do credenciamento: os profissionais buscam o documento que os identifica como regularizados para exercerem as atividades durante o carnaval. Para isso, eles devem ir pessoalmente até o local indicado, após fazer sua inscrição online.

Quantas vagas são disponibilizadas?
O número de vagas para vendedores ambulantes no carnaval 2021 varia entre as cidades.
No carnaval 2020 de São Paulo, por exemplo, foram abertos mais de 12 mil postos, 2 mil a mais do que no ano anterior. Você também pode ficar atento também a outros eventos, como é o caso do CIOSP, leia aqui informações completas.
Para saber o número total de vagas disponibilizadas para vendedor ambulante no carnaval, sempre confira o site oficial de inscrição da prefeitura e da empresa parceira envolvida.
Veja também:
Como se inscrever no ENEM 2021
Requisitos
Geralmente, os requisitos necessários para trabalhar como vendedor ambulante são:
- Ser maior de 18 anos,
- Realizar o cadastramento na data certa,
- Possuir cédula de identidade e CPF,
- Pagar (caso houver) a taxa de cadastramento,
- Possuir comprovante de residência em seu nome (comprovação preferencialmente por meio de faturas de concessionárias).
Esses requisitos podem variar de acordo com a cidade em que se deseja participar.
Regras

A maioria dos credenciamentos online ou presencial dá direito ao vendedor trazer para os blocos produtos como água, bebidas industrializadas (alcoólicas e não alcoólicas) e adereços carnavalescos.
Caso o vendedor queira oferecer algum tipo de comida ou alimentos, existem outros tipos de credenciamentos.
Portanto, algumas das regras são:
- A proibição de venda de alimentos,
- Bebidas fracionadas e em recipientes de vidro,
- Permanência na frente do percurso dos blocos de rua, impedindo o seu livre desenvolvimento, e na dispersão dos desfiles.
Geralmente, algumas cidades oferecem até palestras aos vendedores para que eles saibam todas as regras e informações necessárias.
Como existe grande variação de normas de cidade para cidade, vamos conferir como funciona a inscrição para vendedor ambulante em 2021 nos principais carnavais brasileiros.
Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 em São Paulo

Em São Paulo, o site para o cadastramento de ambulantes que queiram comercializar bebidas é disponibilizado e divulgado em datas mais próximas.
Geralmente, esse site fica disponível para acesso até que todas as vagas sejam preenchidas, porém devido à grande quantidade de acessos ele pode ficar instável e consequentemente as pessoas podem ter certa dificuldade de acessá-lo, devido ao grande fluxo de acessos.
Quem organiza o cadastro na capital paulista é a prefeitura da cidade e a AMBEV é a patrocinadora do evento.
O cadastramento paulista é realizado em duas etapas: o cadastramento online e o credenciamento presencial.
O credenciamento dos inscritos obedecerá à ordem de inscrição, isto é, quem se inscrever primeiro irá garantir a vaga.
Os convocados para o credenciamento deverão realizar a comprovação documental dos requisitos para inscrição e participar de palestra sobre noções de conduta.
Já com relação à gastronomia, a inscrição é realizada em outro site.
Nesse caso, o cadastramento é destinado a chefs, food trucks, bike foods, carrinhos, tabuleiros, tendas desmontáveis e produtores da área gastronômica.
Todas as propostas gastronômicas são analisadas após o fechamento do formulário de inscrição e em seguida serão convocados os escolhidos.
Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 no RJ
A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), organiza o comércio ambulante na Marquês de Sapucaí.
Ao contrário de São Paulo, as vagas no Rio de Janeiro são sorteadas. Estão disponíveis 100 pontos fixos localizados no entorno do Sambódromo e ao todo 300 CPFs serão sorteados.
O site para o cadastramento também não foi divulgado.
Quem for trabalhar nesse carnaval na Sapucaí poderá levar um único auxiliar no exercício da atividade e também precisarão pagar uma taxa pelo uso da área pública.
Além disso, os sorteados deverão comparecer à sede da Coordenadoria de Controle Urbano (Rua Hélio Beltrão, n° 50, Cidade Nova) e levar os seguintes documentos:
- Original e cópia de identidade,
- CPF,
- Comprovante de residência,
- Comprovante de inscrição,
- Foto colorida 5×7 do titular e se for o caso, de seu auxiliar.
Já para o carnaval de rua em 2021, no Rio de janeiro as inscrições também são feitas exclusivamente online em outro site.
Novamente, existem duas etapas: o cadastramento online e o sorteio das vagas.
O sorteio será realizado em uma determinada data e, caso o ambulante seja contemplado, ele deverá retirar pessoalmente seu kit que inclui a credencial.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o cadastramento também é realizado presencialmente, nesse caso no Bh Resolve, localizado na Rua Caetés, nº 342, Centro.
A primeira fase do cadastramento acontece em meados de novembro.
A documentação solicitada é geralmente a seguinte:
- Documento de identificação válido, com foto,
- CPF,
- Comprovante de residência do Município de Belo Horizonte,
- Formulário de Adesão ao Credenciamento com Declaração de Compromisso de Execução dos Serviços (encontrado no anexo do edital de chamamento, divulgado geralmente em novembro, no site da prefeitura de BH).
Ao todo, são por volta de 15 mil cadastrados, embora o número possa variar bastante de ano para ano.
Como e onde fazer a inscrição para vendedor ambulante carnaval 2021?
A inscrição deve ser feita diretamente no site oficial da prefeitura e da empresa parceira do órgão público.
O site varia de acordo com o município, mas o procedimento é semelhante. Abaixo, indicamos um passo a passo para se inscrever:
- Acesse o site oficial de inscrição, que pode encontrado o da prefeitura de sua cidade ou na página destinada ao carnaval 2021 do município,
- Clique em “cadastrar-se”,
- Preencha um formulário com dados pessoais;
- Finalize o processo de inscrição.
Pronto! Sua inscrição já foi encaminhada para os organizadores e seu perfil passará pelo processo seletivo adotado na cidade.
Sempre acompanhe a página para saber se foi sorteado ou escolhido para participar de outras etapas do processo seletivo.
Período de inscrição

O período de inscrição para vendedor ambulante no carnaval 2021 varia entre as cidades do país.
No entanto, é possível estabelecer um mês de início com base em processos de cadastramento realizados em anos anteriores:
- Carnaval de São Paulo: início no mês de janeiro, com chance de se estender até poucas semanas antes do início do evento,
- Carnaval do Rio de Janeiro: início em janeiro,
- Carnaval da Bahia: entre os meses de janeiro e fevereiro,
- Carnaval de Pernambuco: início em janeiro,
- Carnaval de Belo Horizonte: início no final de 2020, com possibilidade de se estender até janeiro de 2021.
Deixe seu comentário