Inscrição vestibular PUC-Rio 2021: Como fazer, Requisitos, Calendário

As faculdades católicas no Brasil foram autorizadas a funcionar em 1940, durante a presidência de Getúlio Vargas. Os primeiros cursos que entraram em vigor nessas faculdades foram o de Direito e Filosofia, no ano de 1941.

No Rio de Janeiro, a PUC foi decretada como instituição comunitária de Ensino Superior, filantrópica e que não possui fins lucrativos. Hoje, está espalhada pelos principais estados do Brasil, como São Paulo, Paraná , Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Inscrição vestibular PUC-Rio 2021

A PUC-Rio é fundamentada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão, e tem por objetivo ser uma escola democrática, reflexiva e que contribui para o crescimento da sociedade brasileira. Além disso, a PUC-Rio incentiva as atividades de intercâmbio a fim de colaborar para a formação de seus estudantes.

Dentre as universidades de países em desenvolvimento, a PUC-Rio recebeu o título de 4ª melhor da América Latina, a 3ª melhor do Brasil e a 1ª do Rio de Janeiro. Por isso, essa universidade é uma das melhores opções para os estudantes brasileiros.

Confira abaixo como fazer a inscrição no vestibular da PUC-Rio em 2021.

Como fazer Inscrição PUC-Rio 2021?

Inscrição PUC-Rio 2021

A data de inscrição para o vestibular da PUC-Rio 2021 ainda não está aberta. De acordo com os últimos anos, o edital deve ser aberto entre agosto e setembro deste ano.

A inscrição no vestibular para os cursos de graduação é feita online, no site da PUC-Rio.

Nesse momento, o candidato precisa preencher os dados pessoais no formulário e escolher até três opções de ingresso disponibilizadas pela faculdade:

Alunos que optarem por concorrer via ENEM irão continuar a concorrer às vagas mesmo que seja eliminado pela seleção via vestibular e continuará a concorrer pelo vestibular se for eliminado pela nota do ENEM.

O candidato que escolher fazer a seleção via Exames Internacionais também poderão concorrer às vagas pelo vestibular ou pelo ENEM.

Depois de preenchido o formulário, o candidato deve pagar a taxa de inscrição que é de R$180,00.

É possível também se inscrever pessoalmente na sede da PUC-Rio portando os documentos necessários.

Requisitos e Benefícios

Para concorrer no vestibular da PUC-Rio, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou concluir este nível até a data da matrícula.

Dentre os benefícios concedidos aos estudantes da PUC-Rio destaca-se a oportunidade de estudar em uma das melhores instituições de ensino da América Latina e possibilidades de realização de intercâmbio.

Como funciona o vestibular PUC Rio?

A prova ocorre, em média, dois meses após o período de inscrição.

O vestibulando passará por dois dias de prova, que terá a seguinte divisão:

🔹 Manhã: prova de Língua Portuguesa, Literatura e Redação;

🔹 Tarde: prova de língua estrangeira.

Nos dois períodos o aluno terá quatro horas para realizar a prova, que ocorre em um domingo. Após o final do turno da manhã, o candidato terá 2h30min de intervalo, para fazer as atividades que desejar, antes de iniciar mais um turno de prova.

O gabarito oficial costuma ser divulgado um dia após a realização da prova, para que o aluno confira o número de questões que acertou. É dado um prazo de dois dias, a contar da data em que o gabarito é divulgado, para que aqueles que se sentirem prejudicados recorram ao resultado divulgado no gabarito.

Uma semana após a realização da primeira etapa, o candidato terá o segundo domingo de prova. Neste dia os vestibulandos farão provas objetivas e discursivas, com conteúdos de acordo com o curso escolhido. Assim como no primeiro dia, no segundo os candidatos também terão quatro horas para realizar as provas, mas em apenas um turno: manhã ou tarde.

Horários, turnos, matérias e outras informações também serão divulgadas no calendário da universidade, que fica disponível no site oficial, já informado anteriormente. O gabarito do segundo dia também é divulgado um dia após a realização das provas, junto com o período de recursos.

A divulgação do resultado final, juntamente com a primeira convocação para matrícula, ocorre pouco mais de um mês após a realização da prova. Ao longo do ano são feitas oito convocações, porém, com períodos diferentes para que as aulas iniciem.

Quem é convocado até a 5° chamada inicia as aulas no primeiro período do ano letivo, no mês de março; da 6° a 8° convocação, os alunos iniciam os estudos no 2° semestre, no mês de agosto.

Quem pode se inscrever?

Qualquer indivíduo pode concorrer a uma das vagas dos cursos da PUC-Rio. Porém, para conseguir uma delas, é preciso que o candidato atenda a alguns pré-requisitos. O principal é já ter concluído o Ensino Médio ou um curso equivalente, ou que venha a concluí-lo antes do período de matrículas, uma vez que ele precisará comprovar sua escolaridade no ato de matrícula.

Indivíduos que ainda não concluíram e nem vão concluir o Ensino Médio no ano em questão também podem realizar o vestibular da PUC-Rio, mas apenas na categoria de treineiros. Isto é, poderão fazer o vestibular apenas para testar suas habilidades, não podendo concorrer às vagas.

Além disso, estrangeiros precisarão comprovar a legalidade de sua estadia no Brasil, bem como apresentar um documento que comprove a conclusão de um curso equivalente ao Ensino Médio brasileiro, devidamente reconhecido como tal.

Existem demais universidades do estado do Rfio de Janeiro que podem ter vagas disponibilizadas via Prouni ou demais programas do governo.

Documentos necessários para a matrícula

Uma vez que você for aprovado no vestibular da PUC-Rio, você precisará dirigir-se à instituição a fim de entregar a documentação necessária e confirmar a sua matrícula. Os documentos requisitados são os seguintes:

  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF, original e cópia);
  • Documento de identidade (RG, original e cópia);
  • Título de eleitor, para maiores de 18 anos (original e cópia);
  • Certificado de Alistamento Militar, para homens maiores de 18 anos ou que fizeram ou farão 18 anos no ano em questão (original e cópia);
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, disponível no site da PUC-Rio (original)
  • Comprovante de pagamento da 1ª parcela da mensalidade (original)
  • Declaração da instituição de ensino ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Supletivo (original e cópia);
  • Histórico Escolar (original e cópia);
  • Certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia).

Calendário e Provas PUC-Rio 2021

Inscrição PUC-Rio 2021

Nos últimos anos, a inscrição online e presencial para o vestibular da PUC-Rio ocorreram entre os meses de agosto e setembro.

A retirada do cartão de confirmação no vestibular pode ser realizada até outubro.

Em geral, as provas da PUC-Rio 2021 ocorrem em outubro e elas são divididas em cinco grupos:

  • Grupo 1: Engenharias; Física, Matemática, Química e Ciência da Computação,
  • Grupo 2: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Design (Comunicação Visual, Mídia Digital, Moda, Projeto de Produto), Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social e Teologia,
  • Grupo 3: Ciências Econômicas
  • Grupo 4: Administração,
  • Grupo 5: Ciências Biológicas.

Todos os participantes devem realizar provas discursivas de Português, Literatura e Redação bem como as provas objetivas de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês).

O resultado em geral é divulgado em novembro.

As matrículas são realizadas em dezembro, de forma online ou presencialmente no campus da PUC-Rio.

Vagas remanescentes são destinadas para alunos em segunda chamada.

Cursos

Inscrição PUC-Rio 2021

A lista completa dos cursos ofertados pela PUC-Rio pode ser visualizada no site oficial.

Dentre eles, estão:

  • Administração,
  • Arquitetura e urbanismo,
  • Artes Cênicas,
  • Ciências Biológicas,
  • Comunicação Social,
  • Design,
  • Direito,
  • Geografia,
  • História,
  • Letras,
  • Teologia.

Formas de ingresso

A PUC Rio promove vestibular no primeiro e no segundo semestre para os cursos de graduação relacionados no seu edital. O ingresso dos estudantes pode ser dado por 3 formas:

  1. Vestibular;
  2. Aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
  3. Aproveitamento do resultado obtido em um exame internacional como o Abitur ou o IB Diploma.

Caso as vagas reservadas para o vestibular e o Enem não forem completamente preenchidas após a convocação para a matrícula, elas poderão serem repassadas para os candidatos que escolherem o aproveitamento do resultado obtido em um dos exames internacionais citados acima.

No edital, a PUC Rio sempre divulga a tabela de vagas para cada uma dessas formas de ingresso, por isso, é fundamental que a leitura seja feita para não restar nenhuma dúvida.

Quando abre a inscrição para o vestibular da PUC Rio?

Fachada da PUCRIO

As inscrições para o vestibular de inverno acontecem entre o mês de Maio a Junho. Enquanto que o vestibular de verão, começa em Agosto e vai até Setembro.

As datas exatas podem ser vistas no edital do concurso, vale lembrar que os interessados tem aproximadamente 30 dias para enviar o seu requerimento de inscrição em ambos os processos seletivos.

No requerimento, o candidato vai cadastrar uma senha, onde poderá fazer o acompanhamento de todas as fases do processo de inscrição até a efetivação da matrícula, caso conseguir se classificar.

Os candidatos que obtiveram boas notas serão convocados para levar os documentos para realizar a matrícula.

Regras para o sistema de bolsas

A PUC Rio possui bolsas de estudos para candidatos que não possuem condições de arcar com as mensalidades, conheça quais são elas:

  • Bolsa de desempenho acadêmico.

As bolsas são distribuídas de acordo com o grupo de opção do aluno. São divididas do Grupo 1 ao 5 onde as bolsas variam de 50 a 100%.

  • Bolsa Pró Licenciatura.

Todos os anos são destinadas aos alunos de Biologia, Filosofia, Geografia, Letras, História e Ciências Sociais.

Elas são distribuídas todos os anos para as primeiras classificações no processo seletivo via vestibular ou  usando as notas do Enem.

  • Bolsas Prouni.

O sistema de bolsas criado pelo Governo Federal, Prouni, é concedido mediante alguns critérios descritos nessa página da PUC Rio (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/prouni/index.html).

  • Bolsas Fraternas.

O objetivo é atender famílias que possuem mais de um dependente cursando a graduação na PUC Rio concedendo uma bolsa de 20% de desconto nas mensalidades.

  • Bolsas Comunitárias.

Esse projeto visa conceder bolsas de acordo com os critérios socioeconômicos.

Mais informações, avaliar nesse link http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_solicitacao.html

Os detalhes de todas as bolsas descritas acima estão no Portal da Instituição, antes de fazer a inscrição vestibular PUC Rio, se tiver interesse clique aqui ler!

Como estudar para o vestibular: dicas de organização

Estudar em casa, principalmente para um vestibular, pode ser um desafio para muitas pessoas.

alunos puc rio

Para te ajudar, iremos dar algumas dicas:

🔹 Refaça provas de anos anteriores, você poderá encontrá-las no site da universidade,

🔹 Organize o seu tempo: estipule horários para estudar cada matéria e também estabeleça momentos de descanso. Nas matérias em que você tem mais dificuldade, estude por mais tempo,

🔹 Se precisar, anote toda a sua rotina em uma agenda ou caderno, para que você se mantenha mais organizado,

🔹 Estipule metas de acordo com a sua realidade e tempo disponível, sem exageros, assim você conseguirá cumprir tudo o que planeja,

🔹 Assista a vídeos no Youtube ou em outras plataformas confiáveis,

🔹 Elabore você mesmo resumos sobre as matérias, de uma forma que facilite o seu entendimento,

🔹 Para a redação, leia jornais, revistas, livros e todo o material que você tiver acesso, pois além de mantê-lo informado sobre tudo, você escreverá com mais facilidade,

🔹 Use as redes sociais como uma ferramenta de estudo: siga e curta páginas que passem bons conteúdos para você. Assim, mesmo em um momento de distração, você estará sempre informado e absorvendo bons conteúdos.

Agora que você já sabe como funciona o vestibular da PUC-Rio, coloque as nossas dicas de estudo em prática e fique preparado para estar no ensino superior em 2021, em uma das universidades mais conceituadas do país.

A PUC, além do seu próprio vestibular, também disponibiliza vagas para que os alunos ingressem pelo Enem, através do Sisu.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário