Inscrição vestibular PUCRS 2021: Como fazer? Entenda o processo

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS, está localizada na capital gaúcha, Porto Alegre. Tradicional e altamente renomada no país inteiro, essa instituição de ensino superior começou seus trabalhos ainda no ano de 1931.

Hoje, a PUC está presente em muitos estados Brasileiros. A unidade mais disputada é PUCSP de São Paulo. 

A universidade é privada, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), o que faz com que muitos estudantes busquem uma oportunidade de estudo para seguir com seu sonho profissional.

Para você que se interessa pelo vestibular PUCRS 2021, veja aqui as informações sobre o processo de inscrição, requisitos e o que mais já sabemos sobre ele!

pucrs-como-se-inscrever

Como funciona vestibular PUCRS 2021?

De acordo com a instituição, o vestibular PUCRS 2021 fará da prova presencial o principal critério de ingresso. 

Geralmente, o vestibular é realizado no final do ano e também no mês de junho (o chamado vestibular de inverno).

É possível fazer uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo que ele deve ser informado no pedido da matrícula, porém lembrando que se faz uso somente se esta nota for positiva para o candidato.

O processo de Inscrição vestibular PUCRS 2021 acontece por meio da internet, no site oficial da universidade. 

É fundamental prestar atenção nas atualizações do site e nas informações que você pode encontrar nas redes sociais da instituição, afinal você não irá querer perder prazos, não é?

Como fazer Inscrição vestibular PUCRS 2021?

Inscrição vestibular PUCRS 2021

A seleção de novos alunos sempre ocorre por meio do vestibular PUCRS. Por isso, para 2021 você também deve saber como fazer sua inscrição neste processo seletivo e ter uma chance única de estudar em uma das principais instituições do país.

Como é de grande concorrência, é óbvio que você precisa se preparar muito para a prova e garantir uma boa classificação.

Por conta disso, saiba que a Inscrição vestibular PUCRS 2021 deve ser feita pelo site oficial e é muito simples:

1– Acesse o site oficial PUCRS,

2– No menu principal, em vermelho, está escrito “Estude na PUCRS”. Clique ali.

Inscrição vestibular PUCRS 2021

3– Você será direcionado a uma nova aba que dispõe de informações sobre as formas de ingresso, cursos e o que for necessário para você entender como fazer parte da instituição.

Para saber do vestibular, clique em “Vestibular”, que está localizado no topo da página, à direita. Ou, caso clicar em “Formas de ingresso”, a própria página rola até algumas opções, onde você poderá clicar em “Vestibular”.

Inscrição vestibular PUCRS 2021

4– No período apropriado de inscrições, na nova aba que surgirá você poderá se inscrever ao vestibular PUCRS 2021.

Lembre-se que neste momento de inscrição, você deverá optar por uma das modalidades que mais se adequa a você. Atualmente, a PUCRS oferece 3 modalidades, que são:

  • Modalidade I: para candidatos que desejam concorrer às vagas apenas com a nota obtida na prova de redação que é aplicada pela PUCRS,
  • Modalidade II: para candidatos que desejam concorrer às vagas usando a média que foi obtida em uma das últimas edições do ENEM, desde que não se tenha zerado a redação,
  • Modalidade III: para candidatos que desejam concorrer às vagas com a realização da prova de redação da PUCRS (Modalidade I) e através da pontuação do ENEM (Modalidade II).

Na Modalidade III, o melhor resultado será o utilizado.

Não esqueça de fazer o pagamento da taxa de inscrição vestibular PUCRS 2021. O valor não tende a ser alto – de R$30,00 a R$50,00, dependendo da modalidade.

Quem pode se inscrever?

Qualquer indivíduo pode fazer a inscrição no Vestibular da PUCRS. Porém, para ingressar em um dos cursos de ensino superior ofertados pela instituição, é imprescindível que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio até o período de inscrições.

Candidatos que ainda não concluíram e nem vão concluir o Ensino Médio no ano em questão podem fazer o vestibular, mas apenas na categoria de treineiros. Ou seja, podem fazer apenas para testar seus conhecimentos e avaliar seu desempenho, não podendo concorrer a uma das vagas.

Além disso, é preciso que o candidato esteja no livre exercício de seus direitos civis e políticos, não tendo nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral ou com o Serviço Militar, por exemplo.

Documentos necessários para a matrícula

Após ser aprovado no processo seletivo, você precisará entregar os seguintes documentos na PUCRS:

  • Guia de recolhimento, relativa à primeira mensalidade do curso, já quitada;
  • Documento que comprove a sua escolarização, ou seja, que você já completou o Ensino Médio. São aceitos os seguintes (é preciso apenas um):
      • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio (duas vias, sendo uma delas a original);
      • Diploma registrado de Curso Profissionalizante de Ensino Médio (1 fotocópia autenticada);
      • Declaração de Equivalência do Ensino Médio, para cursos concluídos no exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (1 via autenticada)
      • Histórico de conclusão de curso para curso equivalente ao Ensino Médio, não técnico, concluído na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai;
  • Cópias sem autenticação dos seguintes documentos:
      • Cédula de identidade (RG);
      • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
      • Comprovante de quitação eleitoral (para candidatos a partir de 18 anos);
      • Comprovante de Situação Militar Regular (para candidatos do sexo masculino e com 18 anos completos);
      • Prova de permanência legal no Brasil R.N.E. (Registro Nacional para Estrangeiros), para candidatos estrangeiros.

É possível que outros documentos sejam solicitados, devendo o estudante ficar atendo às orientações que obtiver após a confirmação de aprovação.

Quais as formas de ingresso na PUCRS?

Todos os anos a PUCRS divulga o calendário de datas para o vestibular de inverno e verão. Mas, além dessas duas opções, a Instituição trabalha com outras, que são:

  • Seleção por prova agendada.

Nessa opção, o candidato pode realizar a prova agendada que na verdade se trata de uma redação. Com isso, os instrutores da PUC conseguem analisar se o estudante sabe escrever algum texto com clareza, coesão, coerência e consistência de acordo com o tema.

A nota da redação pode ir de zero a dez, deve conter cerca de 30 linhas.

  • Seleção pela Nota do Enem.

Outra forma de ingresso é a possibilidade de usar nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Podem participar os candidatos que obtiveram resultado igual ou superior a 400 pontos das questões objetivas e não ter zerado na redação.

A distribuição das vagas segue da seguinte forma: 95% para candidatos que prestam o vestibular tradicional ou agendado e 5% para quem vai usar a nota do Enem.

Outros meios de ingresso na PUCRS é através de transferências, onde a Instituição aceita alunos que estão cursando o ensino superior em outras Instituições privadas. Nesse caso, é concedido um desconto na mensalidade do primeiro semestre de 20%.

Candidatos que queiram fazer uma segunda graduação, também tem condições especiais no pagamento das mensalidades. Diplomados na PUCRS ganham 25% de desconto, em outras Universidades, 20%.

A PUCRS também oferece bolsas para estudantes que não podem pagar a mensalidade.

Cursos e Resultado PUCRS 2021

Inscrição vestibular PUCRS 2021

A PUCRS conta com um edital para cada processo seletivo, pois informa por meio dele quais são os cursos disponíveis no vestibular vigente e a quantidade de vagas.

Para ter essa noção, você deve acessá-lo naquele espaço do vestibular que informamos no tutorial acima. Por exemplo, para a edição de 2019, a PUCRS ofertou 16 cursos com 1390 vagas.

Isso demonstra que as chances de ingresso são apertadas e o número de vagas bem limitado. Estude muito para garantir seu lugar.

Depois de realizado o vestibular PUCRS 2021, você precisará conferir o gabarito e resultados do processo. Alguns dias depois da realização do exame, o site da universidade faz a publicação desses dados até que os resultados oficiais saiam (cerca de 20 dias depois).

Caso tenha sido um dos aprovados, dirija-se até a PUCRS com seus documentos pessoais e outros que estão dispostos no edital e faça sua matrícula.

Veja o video do Campus da PUCRS:

 

Regras gerais para concessão de bolsas

Fachada da PUCRS

A inscrição vestibular PUCRS pode ser feita através de bolsas ou financiamentos. A Instituição oferece as seguintes condições:

  • Crédito Educativo Exclusivo da PUC.

Essa modalidade permite que o aluno pague somente 50% no decorrer do curso e os outros 50% depois de se formar.

O crédito é regido pelo Banco Banrisul.

Esse é um Programa do Governo Federal, cujo o objetivo é fornecer bolsas de estudos parciais e integrais de até 100% de desconto.

É destinado a estudantes da rede pública de ensino ou da rede particular que são bolsistas.

A renda per capita da família deve ser de um salário mínimo e meio (bolsas integrais) e três salários mínimos (bolsas parciais).

Os alunos são selecionados pelas Nota do Enem, a classificação para a bolsa do PROUNI é realizada no Portal do MEC.

  • Bolsa Familiar.

Na PUCRS, se uma ou mais pessoas da mesma família estudam na unidade, o aluno pode solicitar 12% de desconto nas mensalidades, com exceção da primeira parcela.

  • Bolsa Licenciatura.

Em todos os semestres, a PUCRS oferece 40% em cursos de licenciatura, com exceção do Curso de Educação Física.

Diante de tantas oportunidades, antes de realizar a inscrição vestibular PUCRS, consulte a Instituição para encontrar a modalidade que atende o seu perfil.

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário