Inscrição vestibular PUCRS 2021: Como fazer? Entenda o processo

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS, está localizada na capital gaúcha, Porto Alegre. Tradicional e altamente renomada no país inteiro, essa instituição de ensino superior começou seus trabalhos ainda no ano de 1931.

Hoje, a PUC está presente em muitos estados Brasileiros. A unidade mais disputada é PUCSP de São Paulo. 

A universidade é privada, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), o que faz com que muitos estudantes busquem uma oportunidade de estudo para seguir com seu sonho profissional.

Para você que se interessa pelo vestibular PUCRS 2021, veja aqui as informações sobre o processo de inscrição, requisitos e o que mais já sabemos sobre ele!

pucrs-como-se-inscrever

oComo funciona vestibular PUCRS 2021?

De acordo com a instituição, o vestibular PUCRS 2021 fará da prova presencial o principal critério de ingresso. 

Geralmente, o vestibular é realizado no final do ano e também no mês de junho (o chamado vestibular de inverno).

É possível fazer uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo que ele deve ser informado no pedido da matrícula, porém lembrando que se faz uso somente se esta nota for positiva para o candidato.

O processo de Inscrição vestibular PUCRS 2021 acontece por meio da internet, no site oficial da universidade. 

É fundamental prestar atenção nas atualizações do site e nas informações que você pode encontrar nas redes sociais da instituição, afinal você não irá querer perder prazos, não é?

Como fazer Inscrição vestibular PUCRS 2021?

Inscrição vestibular PUCRS 2021

A seleção de novos alunos sempre ocorre por meio do vestibular PUCRS. Por isso, para 2021 você também deve saber como fazer sua inscrição neste processo seletivo e ter uma chance única de estudar em uma das principais instituições do país.

Como é de grande concorrência, é óbvio que você precisa se preparar muito para a prova e garantir uma boa classificação.

Por conta disso, saiba que a Inscrição vestibular PUCRS 2021 deve ser feita pelo site oficial e é muito simples:

1– Acesse o site oficial PUCRS,

2– No menu principal, em vermelho, está escrito “Estude na PUCRS”. Clique ali.

Inscrição vestibular PUCRS 2021

3– Você será direcionado a uma nova aba que dispõe de informações sobre as formas de ingresso, cursos e o que for necessário para você entender como fazer parte da instituição.

Para saber do vestibular, clique em “Vestibular”, que está localizado no topo da página, à direita. Ou, caso clicar em “Formas de ingresso”, a própria página rola até algumas opções, onde você poderá clicar em “Vestibular”.

Inscrição vestibular PUCRS 2021

4– No período apropriado de inscrições, na nova aba que surgirá você poderá se inscrever ao vestibular PUCRS 2021.

Lembre-se que neste momento de inscrição, você deverá optar por uma das modalidades que mais se adequa a você. Atualmente, a PUCRS oferece 3 modalidades, que são:

  • Modalidade I: para candidatos que desejam concorrer às vagas apenas com a nota obtida na prova de redação que é aplicada pela PUCRS,
  • Modalidade II: para candidatos que desejam concorrer às vagas usando a média que foi obtida em uma das últimas edições do ENEM, desde que não se tenha zerado a redação,
  • Modalidade III: para candidatos que desejam concorrer às vagas com a realização da prova de redação da PUCRS (Modalidade I) e através da pontuação do ENEM (Modalidade II).

Na Modalidade III, o melhor resultado será o utilizado.

Não esqueça de fazer o pagamento da taxa de inscrição vestibular PUCRS 2021. O valor não tende a ser alto – de R$ 30,00 a R$ 50,00, dependendo da modalidade.

Cursos e Resultado PUCRS 2021

Inscrição vestibular PUCRS 2021

A PUCRS conta com um edital para cada processo seletivo, pois informa por meio dele quais são os cursos disponíveis no vestibular vigente e a quantidade de vagas.

Para ter essa noção, você deve acessá-lo naquele espaço do vestibular que informamos no tutorial acima. Por exemplo, para a edição de 2019, a PUCRS ofertou 16 cursos com 1390 vagas.

Isso demonstra que as chances de ingresso são apertadas e o número de vagas bem limitado. Estude muito para garantir seu lugar.

Depois de realizado o vestibular PUCRS 2021, você precisará conferir o gabarito e resultados do processo. Alguns dias depois da realização do exame, o site da universidade faz a publicação desses dados até que os resultados oficiais saiam (cerca de 20 dias depois).

Caso tenha sido um dos aprovados, dirija-se até a PUCRS com seus documentos pessoais e outros que estão dispostos no edital e faça sua matrícula.

Veja o video do Campus da PUCRS:

Boa sorte!

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário