Matrícula Belém 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Anualmente, é preciso que os estudantes tenham o seu processo de matrícula renovado, ou, para aqueles que desejam mudar de instituição, fazer a transferência para os diferentes colégios condizentes.

Essa é uma ação que precisa ser feita anualmente pelos pais e responsáveis, sendo que também pode ser executada de maneira simples e fácil pelo portal online da cidade de Belém do Pará.

Veja aqui como fazer a inscrição, quem pode efetuar esse procedimento e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Matrícula Belém 2022: Inscrição

Veja abaixo como efetuar sua inscrição dentro do portal da educação de Belém e não perca o prazo definido:

  1. Acesse o site oficial da pré-matrícula de Belém, que é: https://prematricula.belem.pa.gov.br/#/;
  2. Quando as inscrições estiverem abertas, você deve clicar no botão referente a ela e então, realizar o preenchimento de todos os dados que ali são requisitados.
    Matrícula Belém 2022: Inscrição

Lembre-se de ter atenção na hora de realizar o preenchimento dos dados pessoais, isso porque depois que a matrícula for finalizada, não é tão simples de corrigir os erros, o que ser prejudicial para a efetivação da inscrição no colégio desejado.

Além disso, lembre-se de anotar o número da matrícula ao final do processo, assim, você poderá realizar todas as demais consultas referentes ao andamento da inscrição, verificando o que foi respondido pela instituição, se há alguma pendência importante e muito mais.

Calendário de inscrição Belém 2022

Anualmente, é feita a atualização do calendário referente a inscrição escolar na cidade de Belém. Para o ano de 2022, estão sendo datados os seguintes dias:

  • Processo da pré-matrícula acontece entre os dias 11 até 23 de janeiro;
  • Depois do dia 03 de fevereiro, é realizado o processo de preenchimento das vagas remanescentes, sendo feita inteiramente no modelo presencial.

É importante que você fique sempre de olho em possíveis atualizações diretamente em nosso site, ou, no portal de Belém, assim, não perderá nenhuma informação realmente interessante sobre a matrícula em questão.

Quais são os documentos necessários para a inscrição?

Quais são os documentos necessários para a inscrição?

Para efetivar toda a inscrição de maneira online de forma rápida e simples, é preciso ficar ligado em quais são os documentos necessários, por isso, veja quais são eles abaixo:

  • 2 (duas) fotos 3×4;
  • Número do protocolo, do qual é gerado no ato da inscrição, que é o comprovante da sua pré-matrícula;
  • Comprovante ou histórico escolar (original e cópia);
  • Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade (original e cópia);
  • CPF obrigatório para aqueles que são maiores de 18 anos (original e cópia);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Carteira de vacinação (original e cópia).

Lembre-se de separar um tempo para reunir todos eles, sendo assim, não enfrentará demais problemas para fazer o processo dentro do esperado, ou, até mesmo perder a tão desejada vaga dentro da instituição de ensino.

Como funciona a matrícula Belém 2022?

O cadastro na escola dos estudantes, no passado, era feito somente de maneira física, ou seja, indo até o colégio de maneira presencial, mas, com o passar do tempo, agora ele pode ser feito inteiramente online, visto o passo a passo explicativo acima, o que facilita e muito a vida daqueles pais e responsáveis.

Assim, se evita filas, perda de tempo de deslocamento até o local, além de poupar a experiência de ir até o colégio e acontecer de não ter a tão desejada vaga.

Por meio da pré-matrícula Belém 2022, só é preciso ir até a instituição apenas para concluir todo o processo, ou seja, a vaga já está garantida, não correndo o risco de não consegui-la.

Essa ferramenta de cadastro está disponível para o processo de matrícula tanto para a rede pública quanto para a rede municipal de ensino, mas, é importante destacar que cada uma delas possuem regras específicas para a preferência de vagas.

Veja abaixo quais são os critérios que comumente são usados:

  • Alunos deficientes possuem preferência no preenchimento da vaga;
  • Os alunos dos quais possuem irmãos matriculados especificamente na mesma unidade de ensino, ou, que morem perto da escola possuem vantagem no cadastro.

Dessa forma, é de suma importância compreender que tudo isso possui, sim, influencia quando há o empate ou super lotação dos colégios, portanto, caso um dos casos acima seja o seu, exija seus direitos.

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais notícias sobre matrículas escolares, além de demais atualizações sobre a de Belém 2022.

Deixe seu comentário