Matrícula BH 2021 – Como Fazer, Requisitos, Documentos e Prazos

Realizar a matrícula 2021 em escolas municipais de Belo Horizonte se tornou uma tarefa muito mais fácil, sem necessidade de passar horas numa extensa fila para garantir uma vaga.

Agora, é possível realizar o processo online, tendo muito mais praticidade.

Confira, aqui, como funciona, como fazer e prazos para a matrícula BH 2021 em escolas da rede pública.

Como funciona a Matrícula em Belo Horizonte 2021?

Como funciona a Matrícula em Belo Horizonte 2021?

Em data estabelecida pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte, os pais ou responsáveis legais pelo aluno devem acessar a plataforma oficial de matrícula BH 2021 e realizar uma inscrição.

Essa inscrição ainda não é a matrícula oficial, mas sim uma pré-matrícula.

Na prática, isso significa que a vaga será temporariamente garantida para o estudante. Posteriormente, em data definida pela Secretaria de Educação, será preciso comparecer à unidade de ensino, apresentar documentos e confirmar a matrícula.

Todo esse processo é realizado gratuitamente: basta ter acesso a um computador com internet. Caso não possua, compareça a uma escola próxima de sua residência e solicite auxílio para realizar a pré-matrícula online.

Quem deve fazer a matrícula?

A matrícula BH 2021 é destinada para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Quem deseja se inscrever na EJA (Educação para Jovens e Adultos) também pode utilizar a pré-matrícula online.

Caso o estudante seja menor de idade, recomenda-se que seu responsável legal faça a inscrição online. Se já tiver mais de 18 anos, o próprio aluno pode realizar o processo.

A matrícula 2021 BH deve ser feita em site específico disponibilizado pela Secretaria de Educação Municipal. Essa plataforma é válida tanto para matrículas pela primeira vez como para rematrículas.

 

Documentos Matrícula BH 2021

A pré-matrícula online demanda a apresentação de informações sobre documentos, ou seja, basta informar os números e pronto. Não há necessidade de encaminhar cópias da documentação.

De modo geral, são solicitados:

  • RG e CPF do estudante (caso tenha. Se não tiver, utilize certidão de nascimento),
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Posteriormente, será preciso apresentar uma lista de documentos na escola, para confirmar a matrícula. Neste momento, tenha consigo os seguintes papéis:

  • RG ou certidão de nascimento do estudante, original e cópia,
  • CPF do aluno, original e cópia. Se for maior de 18 anos, a apresentação desse documento é obrigatória. Caso não seja, é facultativa,
  • Comprovante de residência atualizado, com 3 meses, no máximo, original e cópia. São comprovantes válidos: contas de telefone, água e energia elétrica,
  • Histórico escolar ou declaração de transferência que conste a série para qual o estudante está habilitado. Original e cópia, sendo que o original ficará na escola,
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais, original e cópia, mas somente se o estudante for menor de idade,
  • Laudo médico, original e cópia, se o estudante for portador de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

 

Como fazer a matrícula BH 2021?

O processo de matrícula é iniciado online, na plataforma criada e disponibilizada pela Secretaria de Educação Municipal.

Veja a seguir um passo a passo de como realizá-la:

1- Acesse o site oficial de matrícula BH,

2- Clique no campo de inscrição,

3- Faça um cadastro fornecendo dados sobre o estudante,

4- Finalize o processo de pré-matrícula.

Quando terminar esses passos, um número de inscrição será automaticamente gerado.

Guarde essa informação em um local que consiga se lembrar facilmente, para utilizá-la para consulta da escola em que seu filho estudará.

Calendário de matrícula BH 2021

O calendário de matrícula Belo Horizonte 2021 ainda não foi divulgado, mas isso costuma ser liberado com meses de antecedência diretamente no site em que você faz a matrícula.

Mesmo assim, é possível realizar uma estimativa de quando o período de matrícula será aberto com base em anos anteriores.

Normalmente, o processo tem início no mês de dezembro e janeiro. A tendência é que isso se repita para 2021.

O que fazer para não perder a vaga?

É preciso que os pais ou responsáveis legais pelo estudante fiquem atentos a alguns pontos para não perder a vaga.

Saiba quais são eles:

  • Realize a inscrição online no período estabelecido pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte,
  • Acompanhe a inscrição no site, para saber em qual escola o aluno estudará,
  • Compareça à escola destinada ao aluno no prazo indicado pela Secretaria de Educação.

Tenha consigo documentos solicitados, para efetuar a confirmação e garantir a vaga definitivamente.

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