Matrícula Brasília 2022 – Escola Distrital. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Anualmente, é preciso que os estudantes, ou os pais e responsáveis, de Brasília fiquem atentos ao processo de matrícula e inscrição na rede de ensino pública, do qual deve ser feito geralmente no começo do ano.

Veja aqui como funciona esse procedimento dentro de Brasília, quais são os cuidados necessários, como efetuar a sua inscrição dentro do prazo esperado e muito mais.

Leia abaixo para saber mais.

Matrícula Brasília 2022: Como fazer a sua?

Veja o passo a passo abaixo e repita em sua casa o quanto antes para conseguir realizar essa ação dentro das datas permitidas:

  1. Acesse o site oficial da Secretaria de Educação de Brasília, que é: https://www.educacao.df.gov.br/confirmacao-de-matricula-2021/;
  2. Agora, você deve selecionar o banner do qual terá escrito “Matrículas Abertas”;
    Matrícula Brasília 2022: Como fazer a sua?
  3. Ao clicar nele, você será redirecionado para uma nova página, da qual deve realizar o preenchimento desse e de demais dados pessoais de maneira correta.

Por fim, lembre-se de anotar o número de protocolo do qual será ali repassado, assim, você poderá realizar demais consultas e verificações posteriores, caso seja necessário.

Como funciona a matrícula escolar DF 2022?

O processo de matrícula escolar dentro do Distrito Federal acabou mudando, sendo que anteriormente era obrigatório que fosse feito de maneira presencial, agora é totalmente online.

Com o fim das longas filas e momentos de espera, agora ficou muito mais fácil de fazer todas essas ações. Veja abaixo como estão sendo divididas as etapas correspondentes.

Primeira etapa

A primeira etapa é inteira feita processo virtual, do qual já foi citado acima. É nesse momento que os pais, responsáveis e alunos devem participar da matrícula, enviando os documentos solicitados para registrar o interesse na vaga.

É interessante deixar claro que esse processo inicial não é uma garantia de que o estudante será colocado na escola que for selecionada, porém, o estado fará a confirmação de quais são aquelas em que podem ser redirecionadas.

Esse processo é dividido entre três fases:

  • Para novos alunos;
  • Para os estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos;
  • Por fim, para o remanejamento de alunos entre redes ou instituições.

Segunda etapa

Além disso, é preciso saber que a última etapa é inteiramente presencial, sendo assim, é preciso levar os documentos que foram preenchidos de maneira online, direto na escola em questão.

Documentos que são solicitados

Matrícula Brasília 2022 - Escola Distrital. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

De uma forma geral, serão solicitados os seguintes documentos do estudante na primeira etapa, que é online:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante escolar (caso haja transferência).

Depois, na forma presencial, é preciso levar mais algumas informações importantes, que são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante escolar;
  • 2 fotos 3×4;
  • Carteira de Vacinação;
  • Documento de comprovação da tipagem sanguínea;
  • NIS;
  • Cronograma impresso.

Aqueles pais e responsáveis que estiverem com problemas para levar os itens solicitados, ou, em casos bem comuns, problemas de acesso à internet, podem entrar em contato direto com a instituição e assim, realizar o agendamento efetivo da matrícula.

É interessante deixar claro que é de responsabilidade da instituição de ensino dar várias estratégias para o atendimento, visando os melhores horários de atendimento e funcionamento, evitando assim demais aglomerações.

Redução de burocracia

Não levando como fato a mudança que foi feita pela pandemia, as pessoas agora tem a chance de ter um atendimento sem filas de espera, com o foco principal na redução da burocracia do mesmo.

Esse fato acontece porque a ação de escalonamento estudante que foi introduzido por esse formato individual, visa ser muito mais eficiente e prático do que se imagina.

Ainda que cada instituição ou escola siga os próprios critérios quando pensado na relação da matrícula online, é interessante entender que essas orientações gerais sejam levadas como ponto principal, visto que há o atendimento prioritário para alunos com deficiência ou demais necessidades.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre a matrícula em Brasília para o ano de 2022, quais são as possíveis atualizações e muito mais.

Deixe seu comentário