Matrícula Curitiba 2021 – Requisitos, Calendário, Como fazer, Documentos

Pais ou responsáveis que desejam matricular seus filhos na rede municipal de ensino de Curitiba neste ano de 2021, seja no pré I, pré II ou no 1º ano do ensino fundamental, precisam ficar atentos aos períodos de cadastramento e de matrícula escolar.

Neste guia, trataremos em detalhes de todas as informações necessárias para realizar o cadastramento e a matrícula escolar na rede municipal de ensino de Curitiba.

Diferença entre cadastramento escolar e matrícula escolar

Matrícula Curitiba 2021 - Requisitos, Calendário, Como fazer, Documentos

 

Antes de entrarmos propriamente no assunto da matrícula escolar em Curitiba, é preciso entender a diferença entre ela e o cadastramento escolar.

A matrícula escolar é a última etapa do processo pela busca de uma vaga na rede municipal de ensino de Curitiba.

Nessa etapa, você deve ir diretamente na escola, com os documentos exigidos em mãos, para efetuar a matrícula de seu(s) filho(s) na escola em questão.

Porém, para realizar a matrícula escolar é preciso ter feito antes o cadastramento escolar. No cadastramento escolar, você indica que seu(s) filho(s) está em fase escolar e precisa de uma vaga em uma escola municipal.

A família da criança seleciona, na fase de cadastramento, até três escolas, próximas à sua residência, que ela deseja que a criança estude. A Secretaria da Educação, então, analisa o caso e o direciona à escola mais próxima de sua residência que tenha vaga disponível.

Cerca de um mês depois do término do cadastramento escolar, a prefeitura de Curitiba divulga o resultado do processo, encaminhando os responsáveis pela criança à escola na qual ela estudará para só então realizar a matrícula escolar.

Caso você não realize previamente o cadastramento escolar, você ainda poderá tentar conseguir uma vaga para seu filho indo diretamente na escola que deseja matriculá-lo.

Porém, há grandes chances de você não conseguir a vaga, uma vez que todas podem ter sido ocupadas por crianças que participaram do processo de cadastramento.

Quem deve se matricular na rede municipal de ensino 2021?

Matrícula Curitiba 2021 - Requisitos, Calendário, Como fazer, Documentos

 

Tanto o cadastramento escolar quanto a matrícula escolar são destinadas a crianças que estão em fase escolar, mas ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino.

Por ensino fundamental, compreende-se o pré I, pré II e o 1º, 2º, 3º, 4º e o 5º ano. Apenas nos três primeiros é preciso participar do cadastramento escolar e realizar a matrícula escolar, uma vez que nos demais anos (2º, 3º, 4º e 5º) o aluno já tem sua vaga garantida.

As idades para cadastrar-se e matricular-se em cada um dos anos mencionados são as seguintes:

  • Pré I: crianças que completaram 4 anos até o dia 31 de março,
  • Pré II: crianças que completaram 5 anos até o dia 31 de março,
  • 1º ano: crianças que completaram 6 anos até o dia 31 de março.

Calendário de Matrícula Curitiba 2021

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O início do cadastramento escolar varia bastante, embora ele geralmente comece entre julho e outubro, e dure até a segunda semana de dezembro. Após isso, os pais ou responsáveis precisam ir diretamente na escola que desejam, tentar conseguir alguma vaga remanescente.

Já em relação à matrícula escolar, ela ocorre após o término da fase de cadastramento, em dezembro, em dias ainda a serem determinados pela Secretaria de Educação.

Para acompanhar tanto os prazos do cadastramento escolar, quanto da matrícula escolar, acesse com frequência o portal da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, principalmente a seção de cadastramento e matrícula.

Convém observar que, embora o processo de cadastramento e matrícula ocorram no ano de 2020, as vagas nas escolas são para o ano letivo de 2021.

Onde se matricular?

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O cadastramento escolar deve ser realizado neste site da Prefeitura de Curitiba, no período de cadastramento.

Para este ano de 2021, ainda não há nenhuma informação da Prefeitura de Curitiba a respeito de quando ele começará e terminará, embora, como vimos, saibamos que ele inicia geralmente entre julho e outubro, com término na segunda semana de dezembro.

Já a matrícula escolar deve ser realizada diretamente na escola em que o aluno conseguiu a vaga (você pode conferir o resultado neste site da prefeitura). Para isso, você precisará levar alguns documentos, dos quais trataremos a seguir.

Quais são os documentos necessários para a matrícula escolar?

Para realizar a matrícula escolar, os pais ou responsáveis legais da criança precisão levar os seguintes documentos para a escola que a criança estudará:

  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia),
  • Declaração de vacinação da criança (fornecida pelo posto de saúde),
  • Cartão do SUS (Carteira Nacional de Saúde),
  • RG (do pai, da mãe ou do responsável legal),
  • CPF (do pai, da mãe ou do responsável legal),
  • Talão de luz da Copel, como comprovante de residência (não são aceitos outros comprovantes de residência).

O que fazer para não perder a vaga?

Para não perder a vaga, é imprescindível ficar atento às notícias relacionadas ao início do cadastramento e da matrícula escolar, que são amplamente divulgadas por portais de notícia, canais de televisão, escolas, rádios etc.

Não realizar o cadastramento escolar no período recomendado poderá fazer com que a criança não consiga uma vaga em uma escola próxima à sua residência, uma vez que as vagas podem já ter sido todas ocupadas.

Além disso, caso os pais ou responsáveis não se dirijam à escola para a qual a criança foi selecionada no período correto para a efetuação da matrícula, a vaga poderá ser encaminhada para outra criança.

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