Matrícula Online 2022 – O que é? Como Funciona? Para quem é Indicado?

Um dos processos conhecidos como mais burocráticos tanto pelos pais ou responsáveis por crianças, a matrícula escolar deve ser feita todo começo de ano, sendo necessário assim que se tenha atenção em demais dados e documentos que precisam ser levados até a instituição desejada.

Mas, você sabia que muitas escolas estão fazendo esse e demais processos rapidamente por meio da internet? Assim, não é preciso nem sair de casa e muito menos ter que se preocupar com demais trâmites.

Veja aqui como ela funciona e fique por dentro dessa e de demais questões.

Matrícula Online 2022: Como funciona?

Matrícula Online 2022 - O que é? Como Funciona? Para quem é Indicado?

Implementado primeiramente em alguns estados brasileiros, como São Paulo e o Rio de Janeiro, a ideia da matrícula online ganhou tanta força no cenário nacional, que assim, se expandiu para demais localidades.

Dessa maneira, aquelas reclamações comuns como longas filas ou a demora para ser atendido, acabaram, isso porque muitas das instituições municipais e estaduais passaram a disponibilizar essa possibilidade rapidamente.

Além dessas opções de ensino acima, essa ferramenta também está disponível para as creches, ensino fundamental, médio, para programas como o EJA e também o Encceja.

Quem pode fazer matrícula online 2022?

É interessante destacar que qualquer pessoa pode usar os sites das matrículas online de 2022 para ter acesso a uma vaga em instituição pública.

Mas, alguns estudantes possuem preferência no momento de efetuar seu cadastro dentro do site, que são:

 

  • Crianças que moram perto da instituição que foi escolhida;
  • Alunos que possuem algum tipo de deficiência;
  • E por fim, os estudantes que possuem irmãos que estão matriculados na mesma unidade escolar.

Como fazer matrícula online 2022?

O processo é bem rápido e simples de ser feito, basta que se tenha acesso a internet, seja por meio de computador ou demais aparelhos.

Veja abaixo o exemplo geral, só é preciso segui-lo dentro do site oficial da secretaria de educação do seu município/estado:

  • Acesse o site oficial da matrícula local, do qual geralmente está disponível na página da Secretaria da Educação de onde você mora;
  • Agora, clique na opção “matrícula”. Verifique a opção de realizar transferências, da qual geralmente está ao lado da matrícula;
  • Nesse momento, é necessário informar os dados sobre o aluno, como endereço de residência, assim, o site vai mostrar as unidades de ensino que estão disponíveis próximas do local;
  • Selecione a instituição desejada;
  • É preciso informar o aluno letivo do aluno;
  • E por fim, basta finalizar esse processo de pré-inscrição/matrícula.

Depois que todos esses procedimentos forem efetuados, você receberá um código de confirmação de reserva, ou, ele será enviado diretamente para o e-mail de cadastro. Lembre-se guardar essa sequência, visto que ela é o comprovante que o passo inicial foi dado.

Agora, você deve ficar de olho na data do resultado e assim, verificar os documentos que precisa levar de forma física na instituição, caso seja confirmada a vaga em questão.

Resultado da matrícula escolar 2022

Matrícula Online 2022 - O que é? Como Funciona? Para quem é Indicado?

O resultado da matrícula geralmente é emitido logo depois que o estudante efetivar sua matrícula na escola deseja pelo portal da cidade ou município.

Mas, se o estudante for menor de 18 anos, apenas seus pais ou responsáveis possuem acesso a matrícula online, sendo assim, devem ficar atentos a divulgação e demais documentos que devem ser preenchidos.

Do contrário, o site cobrará pela informação de maiores de idade para efetivar a matrícula, por isso, é necessário atenção.

É interessante lembrar que mesmo depois que a pré-matrícula online 2022 seja efetivada, o estudante ou seus tutores ainda devem comparecer a escola/colégio de maneira física,  concluindo assim a inscrição.

É preciso levar os documentos físicos que são solicitados pela unidade de ensino, dos quais geralmente são:

  • Certidão de nascimento;
  • 2 fotos 3×4;
  • RG e CPF do aluno (caso tenham) e de seus responsáveis legais;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de vacinação atualizada (ela é exigida de alunos na creche e na pré-escola);
  • Histórico escolar ou o certificado de conclusão do curso (que é solicitado em casos de transferência ou em mudança do ensino fundamental para médio).

Calendário matrícula online 2022

Geralmente as datas que são fixadas para programação da matrícula online são específicas de cada estado ou município, porém, de uma maneira geral, costumam seguir os seguintes meses:

  • Novembro: período para rematrícula;
  • Dezembro: período para matrícula de alunos novos;
  • Janeiro: confirmação da matrícula de forma presencial na escola, por meio da  apresentação de documentos.

Você pode saber mais sobre as datas acessando rapidamente o site da Secretaria de Educação local, ali, se tem acesso não somente a estas datas, mas também demais detalhes sobre o processo.

Deixe seu comentário