Matrícula Porto Alegre 2022 – Escola Municipal. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Todos os anos, é preciso que os pais e responsáveis pelas crianças ou por adolescentes, fiquem ligados em como funciona o processo para realizar a matrícula escolar ou, renovar a mesma.

Veja abaixo mais sobre como efetuar esse processo dentro da rede de Porto Alegre, quais são os documentos necessários, como funciona o tutorial completo e muito mais. Fique ligado.

Matrícula Porto Alegre 2022: Passo a passo

Veja abaixo o passo a passo completo de como fazer sua inscrição dentro da rede escolar de Porto Alegre e como não perder sua chance:

  1. Acesse o site oficial da Secretaria de Educação, que é: https://educacao.rs.gov.br/inicial;
  2. Quando as inscrições estiverem abertas, você deve clicar na opção “Inscrições abertas”;
    Matrícula Porto Alegre 2022: Passo a passo
  3. Na próxima página que vai se abrir, você deve selecionar o nível de escolaridade desejada, além de preencher se é renovação, matrícula nova ou transferência.
  4. Por fim, lembre-se de colocar todos os dados corretos para que não existam demais problemas futuramente.

É indicado também se lembrar de anotar o seu número de protocolo, do qual será possível visualizar logo no final de todo o procedimento. Tenha ele consigo para eventuais consultas, como o resultado ou para acesso as vagas remanescentes.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos que você vai precisar para efetuar a inscrição do aluno sem demais problemas, são:

  • RG do responsável pelo aluno.
  • RG do aluno;
  • Certidão de nascimento do aluno;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de vacinação.
  • Número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Cartão Bolsa Família (caso seja beneficiário).

É interessante destacar que a SMED – Secretaria Municipal de Educação – possui vagas abertas para o ensino fundamental em mais de 56 escolas municipais de rede própria, onde duas também possuem ensino médio.

O estudante ou os responsáveis só precisam verificar qual delas é a que melhor atende seus requisitos e assim, realizar a inscrição na mesma, aguardando pela aprovação.

Calendário para efetuar inscrição

Calendário para efetuar inscrição

A abertura de vagas costuma acontecer no início de dezembro até o começo de janeiro, porém, a data ainda não foi divulgada pela secretaria de educação, portanto, continue acompanhando nosso site ou o portal oficial de Porto Alegre para receber demais atualizações a respeito.

Depois que as aberturas de vagas são disponibilizadas, é no final do mês de fevereiro, com a finalização do cronograma e inscrições de transferências, que as vagas remanescentes são liberadas, sendo assim, a data final de toda a organização da rede de ensino.

A data limite para levar os documentos e para efetivar de vez a matrícula, costuma ser feito entre os dias 1 e 12 de março, porém, também ainda não se sabe bem ao certo se será a mesma data do ano anterior.

Depois disso, caso o interessado não tenha conseguido as vagas desejadas, é preciso ir de forma física até a escola em questão e tentar a oportunidade diretamente na instituição.

Como funciona a matrícula escolar Porto Alegre 2022?

A pré-matrícula de maneira online, está disponível para as escolas estaduais e municipais da capital do Rio Grande do Sul, sendo uma alternativa das mais usadas para os responsáveis que não querem ter que se deslocar de casa ou ter que enfrentar grandes filas durante o processo.

Ademais, é importante destacar que aqueles que são maiores de 18 anos também possuem a possibilidade de fazerem seu próprio cadastro rapidamente pelo site demonstrado acima.

É importante lembrar que existem algumas pessoas com prioridades no momento da seleção, sendo que são elas:

  • Morar perto da escola desejada;
  • Ter irmãos matriculados na mesma unidade;
  • Crianças e adolescentes que possuem deficiência.

Outro fato que merece atenção é de que a primeira etapa do procedimento é inteiramente feita online, sendo que a segunda, após a confirmação da vaga na escola desejada, é executada de maneira presencial, bastando levar todos os documentos também citados acima.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre demais matrículas, quais são os documentos necessários, o que deve ser feito e muito mais. Além disso, aqui em nosso site você pode ter acesso a essa e demais atualizações correspondentes.

Deixe seu comentário