Matrícula Recife 2022 – Escola Municipal. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Anualmente, é necessário que os responsáveis ou pais de crianças em idade escolar, fiquem atentos ao processo de matrícula e inscrição dos mesmos, visto que somente assim, poderão continuar cursando o ensino na modalidade que estão inseridos.

Se você é morador de Recife e precisa executar essa ação no ano de 2022, veja aqui como funciona, como fazer sua inscrição rapidamente, quais são os documentos necessários e tudo que precisa saber.

Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Matrícula Recife 2022: Como fazer a sua?

O sistema que deve ser acessado primeiramente é o de pré matrícula de Recife 2022, além disso, é importante deixar claro que só é possível realizar esse processo depois que as inscrições estão abertas.

Veja abaixo como costuma funcionar para que possa repetir em sua casa dentro do esperado:

  1. Acesse o site oficial para a matrícula Recife 2022, que é: https://matriculaonline.recife.pe.gov.br/;
  2. Agora, você deve clicar no banner que mostra a abertura das vagas, do qual estará disponível entre os dias 18 até 26 de fevereiro;
    Matrícula Recife 2022: Como fazer a sua?
  3. Será necessário preencher as lacunas em branco com seus dados pessoais e da criança que será matriculada.
  4. Lembre-se de clicar em finalizar para que não deixe toda a ação pendente.

Depois que você acabar o procedimento, é indicado anotar o número de protocolo que irá aparecer, assim, você poderá acompanhar as demais atualizações do sistema. Ele é de suma importância para ações futuras ou consultas posteriores.

Calendário Matrícula Recife 2022

Entre as principais datas que já estão estabelecidas pelo portal de educação, é possível saber que:

  • Entre os dias 18 até 26 de janeiro: matrícula escolar Pernambuco 2022 para aqueles alunos novatos;
  • Entre os dias 01 de fevereiro até 10 de fevereiro: acontece o processo de confirmação dos inscritos;
  • Entre os dias 18 até 26 de fevereiro: final para as vagas remanescentes.

Documentos necessários para matrícula 2022

Documentos necessários para matrícula 2022
  • Certidão de nascimento do estudante (original e cópia),
  • 2  fotos 3×4 recentes do(a) estudante,
  • Carteira de vacinação,
  • Carteirinha do SUS (original e cópia),
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo, original e cópia),
  • Documento de transferência de escola (caso o estudante esteja sendo transferido),
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis (original e cópia).

Como funciona a matrícula online Recife 2022?

A matrícula da modalidade online foi criada com o principal intuito de facilitar o acesso para as inscrições escolares, visto que antes só era possível fazer tudo isso de maneira presencial, o que desperdiçava muito tempo dos pais e responsáveis.

Além disso, essa foi uma das formas alcançadas para conseguir atender mais alunos, ajudar no processo cadastral com mais facilidade e por fim, organizar o sistema, de maneira que possíveis falhas fossem amenizadas.

É interessante lembrar que essa etapa online é apenas uma fase inicial, sendo que dessa forma, é preciso que posteriormente, se vá até a instituição escolhida, levando todos os documentos necessários para a secretaria, concluindo assim todo esse trâmite.

Para que a vaga seja finalmente concluída, são usados alguns critérios como pré-requisitos, como o caso de alunos deficientes, estudantes que possuem irmãos matriculados na mesma instituição e menor distância entre a escola e a residência, dos quais acabam decidindo para quem a vaga será cedida.

Visto que o processo é inteiramente online, aqueles que não possuem acesso à internet podem ir direto até os pontos existentes da matrícula online de Recife, onde tudo pode ser feito de maneira presencial.

Conforme dados divulgados pela secretaria da educação de Recife, são cerca de 50 pontos habilitados, onde é possível verificar quais são as listas de escolas disponíveis diretamente no site do órgão.

Para quem tem demais dúvidas e quer tirar de forma instantânea, é possível entrar em contato rapidamente por meio do seguinte número de telefone: 0800 200 6565.

Outro fato importante é que os alunos da rede municipal não precisam realizar todo o processo de inscrição novamente, visto que já estão automaticamente inseridos no próximo ano.

Mas, aqueles que estão vindo de outras redes ou de outros municípios, precisam levar toda a documentação novamente, visto que é como se fosse um novo “perfil” dentro do sistema.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre as matrículas do ano de 2022 nas capitais e municípios brasileiros, além de demais informações importantes.

Deixe seu comentário