Matrícula Rio 2022 – Como Funciona? Calendário, Documentos e Quem Deve Procurar

Todos os anos é necessário que os pais e responsáveis tenham a ciência de que chegará um momento em que é preciso ter atenção para realizar o processo de inscrição do aluno no colégio, seja na mesma ou em um nova instituição.

Você é do estado do Rio de Janeiro e quer saber como esse processo é feito? Veja aqui quais são as principais indicações de como deve ser realizado, as melhores dicas, quais são os documentos solicitados e tudo que precisa saber.

Fique ligado e não perca tempo.

Matrícula Rio 2022: Como Funciona?

Matrícula Rio 2022: Como Funciona?

Pioneiro no estado do Rio de Janeiro, o Matrícula Fácil surgiu como um portal desenvolvido de forma a facilitar o processo de pré matrícula para aqueles pais/responsáveis que precisam cadastrar as crianças na rede municipal de ensino.

Por meio do site, é possível visualizar quais são as vagas disponíveis, quais são as instituições que estão aceitando novos estudantes, tudo isso de maneira a acabar com as filas que costumavam ser criadas, além de poupar muito tempo dos indivíduos.

Como funciona o site?

O site é completo e muito fácil de ser usado, sendo que lá, você tem acesso a várias informações sobre a integração dos alunos e pais que procuram por uma vaga.

Dessa fora, é interessante saber que por meio desse portal, se tem as seguintes opções:

  • Educação Especial;
  • Creche;
  • Ensino Fundamental, EJA ( transferência interna);
  • Fundamental, EJA (alunos novatos).

Essa matrícula online é destinada para que a inscrição possa ser feita dentro do estado do Rio de Janeiro de maneira simplificada, além de que é interessante destacar que cada estado possui sua plataforma exclusiva.

Processo de matrícula

Veja abaixo como funciona o procedimento de maneira rápida:

  • Acesse o site oficial da Matrícula Rio, que é: https://matricula.rio/;
  • Por lá, você deve encontrar a opção de abertura de inscrições, clique nela e vá adiante;
    Processo de matrícula
  • Você deve preencher todos os dados que são requisitados, tanto do responsável quanto do aluno;
  • Selecione o colégio desejado e então, finalize o processo.

Agora, será preciso esperar até que os resultados sejam divulgados. Depois disso, será realizada uma avaliação presencial, que é destinada para os alunos que precisam de educação especial.

Posteriormente, é preciso que sejam levados novos documentos à instituição de maneira física, visto que assim, será finalizado todo o trâmite iniciado de maneira online.

Como funciona o cronograma de inscrição?

É interessante que você saiba mais sobre o cronograma, não se perdendo assim por entre as demais opções e datas que são selecionadas:

  • Educação Especial: começa a partir do dia 20 de Novembro;
  • Creche: tem início a partir do dia 20 de novembro;
  • Pré-escola/Ens.Fundamental/EJA (transferência interna): começa no dia 08 de Janeiro;
  • Pré-escola/Ens.Fundamental/EJA (alunos novatos): tem início a partir do dia 15 de Janeiro.

Depois de realizar a inscrição para a modalidade desejada, é preciso verificar sempre pelo resultado diretamente no mesmo portal.

Quais são os documentos necessários?

Conforme dados publicados pela Secretaria da Educação do Rio de Janeiro, os documentos que são necessários para garantir essa vaga reservada, são:

  1. A certidão de nascimento;
  2. O CPF da criança (se houver), CPF da filiação ou responsável legal;
  3. A carteira de vacinação;
  4. O comprovante de endereço;
  5. O documento de identificação da filiação.

Caso já tenha cadastro de estudo antes, é preciso também levar a Declaração da rede escolar de origem.

Demais serviços oferecidos

Além da possibilidade de fazer sua inscrição na escola de ensino, é possível também ter acesso a demais opções de serviços, que são:

  • Pré-matrícula: por meio desse acesso, é possível começar o procedimento da matrícula via internet, sendo que é necessário fazer a entrega da documentação diretamente na própria escola. Ou seja, ela não efetiva a vaga do aluno, mas, reserva de maneira prévia, como já citado anteriormente;
  • Consulta da matrícula: com essa opção, é possível realizar a consulta para verificar o andamento do processo, além de que se está faltando algum documento em específico para finalizar o mesmo;
  • Calendário: o interessado possui acesso a um cronograma extremamente detalhado sobre datas, etapas e prazos;
  • Transferências: já nesse espaço, é possível fazer a solicitação da transferência, basta registrar quais são os motivos motivadores;
  • Lista de escolas: um dos outros recursos interessantes, o site possibilita que o indivíduo verifique qual é escola mais perto da residência;
  • Verificar vagas disponíveis: por fim, prático e rápido, com ele se pode ter uma noção de quantas vagas estão sendo abertas em cada escola do ensino público estadual.

Deixe seu comentário