Matrícula SP 2022 – Escola Municipal. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Os estudantes da rede de ensino pública e municipal de São Paulo, devem ficar atentos as datas e demais informações sobre o processo de matrícula local, visto que agora é possível fazer tudo rapidamente por meio do portal online.

Se você sabe que no ano de 2022 deverá realizar o processo, veja abaixo um guia completo de como proceder, quais são as datas estipuladas e tudo que é necessário sobre o assunto.

Matrícula São Paulo 2022: Como funciona?

Matrícula São Paulo 2022: Como funciona?

Anteriormente, era necessário que os pais ou responsáveis pelas crianças que precisam se inscrever na rede de ensino do estado de São Paulo, enfrentassem grandes filas para conseguir garantir a tão desejada vaga na instituição de desejo.

Porém, com a criação do Matrícula Fácil, que teve início primeiramente no estado de Rio de Janeiro e depois se expandiu para demais estados, São Paulo acabou adotando esse modelo e facilitando muito esse processo.

Agora, basta que o interessado faça um cadastro rápido no portal online, observando as oportunidades e assim, fazendo a pré-matrícula.

Faça sua matrícula online SP 2022

Veja abaixo o tutorial completo de como executar essa ação e fique por dentro de todos os dados necessários:

  1. Acesse o site oficial da Matrícula Online SP, que é: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline/login;
  2. Na próxima página que irá abrir, será preciso preencher as lacunas em branco com os dados do aluno, como ano letivo, nome completo e e-mail, clicando posteriormente no botão “Enviar”.
    Faça sua matrícula online SP 2022

Pronto, agora você terá acesso aos demais procedimentos que precisam ser completos, como é o caso dos nomes dos pais/responsáveis, qual é o endereço do indivíduo e qual a escola desejada.

Saiba mais sobre o portal

O portal é lembrado por ser bastante intuitivo, sendo possível fazer a consulta de certificações do EJA, histórico escolar, boletim de notas e eventos escolares, tudo de maneira facilitada e compacta.

Assim, não é mais necessário ter que se dirigir até o colégio de maneira presencial para obter a resposta de questões simples, ainda mais no processo tão desejado que é a pré-matrícula, evitando demais aglomerações e longas filas.

Não somente os adultos são contemplados com essas facilidades, mas também os servidores públicos e professores, que podem usá-lo para lançar demais dados e informações rapidamente, agilizando o trabalho e principalmente ganhando tempo.

Por lá, é possível colocar as notas e desempenho dos alunos, ter acesso a lista dos estudantes e também receber informações sobre as unidades de ensino que estão vinculados.

Ações disponíveis no Matrícula SP 2022

Matrícula São Paulo 2022: Como funciona?

O sistema de pré-matrícula no estado de São Paulo não tem restrição para nenhuma pessoa que queira fazer sua inscrição, sendo assim, desde crianças até adultos podem fazer seu cadastro, basta preencher com o CPF ou RG e dessa forma, encontrar a vaga melhor condizente com a situação.

As opções disponíveis dentro do site, são:

Primeira matrícula

Para aqueles que nunca estudaram, basta acessar o portal e assim, efetuar o preenchimento de dados pessoais, selecionando a escolha desejada.

Por se tratar de ser a primeira vez dentro do site, é preciso completar um cadastro mais extensivo, visto que ainda não há um registro prévio no sistema.

Renovação da matrícula

Já para aqueles estudantes que já possuem matrícula em uma escola pública ou municipal, e pretendem continuar na mesma, basta fazer a atualização de maneira simples e rápida, apenas verificando ou corrigindo demais dados.

Transferência escolar

Para aqueles alunos que já estão cadastrados nas escolas públicas, mas, desejam fazer a troca de instituição, basta acessar o portal citado acima e assim, escolher essa opção por entre as demais.

Inscrição continuada

Por fim, existem alguns casos em que a escola em que o estudante está matriculado, não tem o ano subsequente necessário, nesse caso, ele terá que encontrar outro local do qual possa cursá-lo.

Sendo assim, essa é a modalidade que deve ser selecionada.

Documentos necessários

Depois que a escola aprovar a pré-matrícula, será preciso se dirigir até a instituição fisicamente, portando consigo os seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição online com o número de matrícula;
  • RG e CPF do estudante;
  • CPF e RG (original e cópia) e do responsável;
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);
  • Cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);
  • Documento original e cópia da certidão de nascimento ou casamento dos responsáveis;
  • Cópia do Comprovante de residência atualizado com o CEP;
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);
  • Cópia e original da certidão de nascimento do aluno;
  • 2 fotos 3×4 recentes.
Lembre-se que esse é o passo final para concluir a inscrição, do contrário, é possível perder a vaga desejada.

Deixe seu comentário