Sageal 2022 – Como Funciona, Quem Pode Acessar

Desenvolvido no estado do Alagoas, o SAGEAL 2022 surgiu para facilitar e muito o processo de inscrição nas escolas de rede pública.

Conhecido comumente como Sistema de Gestão do Estado de Alagoas, ele permite com que os pais/responsáveis possam acompanhar os processos educacionais de matrícula, além do desenvolvimento do aluno em questão.

Esse sistema, de forma simples, tem como objetivo promover a integração de todas as informações dentro da instituição em questão, além do corpo docente e de demais estudantes.

Ele oferece em uma plataforma virtual praticidade e dinamismo para se ter acesso a informações pertinentes no quesito educação no geral.

Como funciona o SAGEAL?

Sageal 2022 - Como Funciona, Quem Pode Acessar

Feito em um modelo de gerenciamento direcionado para a Secretaria Estadual de Educação e do Esporte do Alagoas, ele pode ser usado tanto pelos professores e envolvidos na área de educação, quanto pelos pais e responsáveis pelos estudantes.

Por meio dele, os professores, funcionários e até mesmo os alunos podem fazer a consulta na unidade sobre conteúdo de ensino, boletim escolar, quais são os processos da instituição e muito mais.

Pelo sistema, acontece a integração das informações entre as demais escolas do estado, sendo assim, possível ter acesso nas informações administrativas, incluindo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa.

Na maioria das vezes, ele é usado para que sejam feitas consultas essenciais sobre à escola, assim como cada aluno está indo nas notas e matérias aplicadas.

Acesso do usuário

Conforme já dito, as pessoas que podem ter acesso rapidamente no SAGEL, são todos aqueles que são professores, alunos das escolas públicas dentro do estado do Alagoas, assim como seus pais e responsáveis.

Ele também pode ser usado pelos funcionários da secretaria, dos quais podem realizar a coleta de informações, além da inserção de dados importantes e interessantes para a instituição de ensino.

Como fazer o cadastro SAGEL 2022?

Para fazer o seu cadastro dentro do portal do SAGEL é muito fácil. Veja abaixo o passo a passo explicativo e fique ligado:

  1. Acesse o site do SAGEAL, clicando aqui;
  2. Agora, você deve digitar o CPF diretamente no campo “Login” e então clicar em “Ok”;
    Como fazer o cadastro SAGEL 2022?
  3. Nesse próximo passo, você deve preencher o formulário do qual irá aparecer direto na página, criando sua senha de acesso.

Após isso, o cadastro será concluído e assim, o indivíduo já poderá ter acesso plano ao sistema do SAGEAL.

Como funciona?

Esse sistema atua de maneira virtual por meio da colocação de dados, sendo assim, as informações são ali aplicadas de acordo com o perfil de quem está realizando o acesso na plataforma.

Veja abaixo qual a especificação de cada indivíduo:

  • Professores: podem realizar a inclusão denotas, frequência escolar do aluno, além de fazer a consulta de informações sobre a sua turma ou sobre um aluno em específico;
  • Alunos: esses podem fazer a consulta diretamente de sua frequência escolar, de seu boletim escolar e de demais informações sobre seu desempenho acadêmico;
  • Funcionários da secretaria: por fim, podem realizar a inclusão e consultar demais dados administrativos da escola, ou também informações sobre o aluno.

Essa permissão do acesso para cada conteúdo e colocação das informações é limitada exclusivamente para os grupos citados acima, por isso, tenha atenção na hora de preencher seu perfil.

Outras consultas disponibilizadas

Além de todos os assuntos já citados acima que podem ser consultados pela plataforma, existem outros que também podem ser acessados, que são:

  • O cronograma de todas as disciplinas;
  • O calendário escolar, sabendo exatamente quando vão acontecer reuniões, feriados, datas comemorativas, dias letivos e entre outros.

É interessante destacar que as informações existentes dentro do SAGEAL podem ser alteradas conforme cada instituição, sendo assim, podem também estar imprecisas, mas, costumam ser atualizadas constantemente pelo órgão.

Para receber mais notícias sobre não somente o SEGEAL, mas também demais portais online para alunos, professores e profissionais da área continua acompanhando nosso site.

Aqui você recebe essa e demais notícias em primeira mão, sempre atualizadas com o que há de mais novo no quesito informações.

Deixe seu comentário