SIAEP 2021 – Como Funciona, Como cadastrar e Como fazer consulta?

O Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (SIAEP) é uma plataforma online desenvolvida pela Secretaria de Educação do Governo do Maranhão.

Ela pode ser acessada gratuitamente por pais e alunos interessados em consultar informações relacionadas à vida escolar, tal como o boletim escolar, com as notas e faltas dos alunos da rede pública de ensino.

O SIAEP é exclusivo do estado do Maranhão. Outros estados possuem suas próprias plataformas de acesso às informações relacionadas à educação.

Se você deseja saber mais sobre como funciona o SIAEP, como se cadastrar, como acessar neste ano de 2021, dentre muitas outras coisas, não deixe de ler este guia completo que preparamos para você.

Como funciona SIAEP 2021?

O SIAEP consiste basicamente em uma plataforma destinada a alunos, pais ou responsáveis que desejam obter mais informações a respeito do rendimento acadêmico de determinado aluno da rede pública de ensino. É preciso que você verifique se a matrícula de 2021 possui acesso através da plataforma.

SIAEP 2021

Para acessar a plataforma, você precisará apenas do código do aluno, que pode ser obtido na secretaria do colégio no qual ele está matriculado, e da data de nascimento do aluno (no modelo xx/yy/zzzz).

Um dos objetivos do SIAEP é o de modernizar e facilitar o acesso à informação, acabando com a obrigatoriedade de os pais terem que se dirigir fisicamente à escola para receberem o boletim escolar de seus filhos.

Além disso, professores e funcionários da escola também podem acessar a plataforma, tendo algumas informações importantes relacionadas à vida escolar, além de poderem atualizar o diário eletrônico escolar.

Nesse caso, eles efetuarão login na plataforma informando o CPF e a senha cadastrada previamente no portal.

Como fazer cadastro SIAEP 2021?

matrícula siaep 2021

O cadastro do aluno no SIAEP deve ser realizado pela própria secretaria da escola na qual o estudante está matriculado.

Portanto, qualquer problema na hora de efetuar o login na plataforma deve ser informado diretamente na secretaria, a fim de que os funcionários possam detectar o problema e corrigi-lo.

Não há outra maneira de conseguir o código do aluno, essencial para a realização do login no SIAEP, que não entrando em contato diretamente com a escola.

Como acessar e consultar SIAEP 2021?

Para acessar o SIAEP é muito simples. Basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão,
  • Desça a página até encontrar o menu lateral “serviços”, no canto esquerdo da tela, indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.como acessar siaep 2021
  • No menu lateral “serviços”, clique no item “SIAEP”, cujo ícone é uma pilha de livros. Ele está circulado em vermelho na imagem abaixo.acesso siaep 2021
  • Você será redirecionado para uma página com quatro opções: “SIAEP 2019”,”SIAEP – Versão Antiga”, “SIAEP Área do Aluno” e “SIAEP Área do Aluno – Verão Antiga”.cadastro siaep 2021
  • Simplesmente clique na opção que melhor atender aos seus propósitos. Ou seja, se você é professor e desejar acessar a plataforma para atualizar o diário eletrônico escolar, clique na primeira opção, “SIAEP 2019” (ou na segunda, caso deseja acessar a versão antiga da plataforma, com informações até 2018).
  • Por outro lado, se você for pai, mãe ou responsável de um aluno e deseja consultar o boletim escolar dele, clique na terceira opção, “área do aluno 2019” (ou na quarta, caso queira consultar um boletim publicado até o ano de 2018).
  • Nesse tutorial, seguiremos pelo caminho da “área do aluno 2019”. Clicando em “área do aluno 2019”, seremos redirecionados à tela de login na plataforma.área do aluno siaep 2021
  • Simplesmente informe o código do aluno e a data de nascimento nos locais indicados e aperte em “entrar”.

Se tudo estiver correto, você terá efetuado login na plataforma e poderá consultar o seu boletim escolar ou o boletim escolar de seu filho!

Convém ressaltar que qualquer problema na hora de efetuar o login ou consultar algum dado deve ser informado e solucionado diretamente com a secretaria da escola que o aluno frequenta.

Além disso, é bom ter em mente que cada escola e cada professor tem seu próprio ritmo de postagem de notas na plataforma. Outras escolas, por sua vez, podem até mesmo optar pelo tradicional boletim impresso.

Recomendamos, nesse caso, que você se informe diretamente com a secretaria da escola sobre a divulgação dos resultados.

Deixe seu comentário